sfl.pro.br/blogs

Sérgio F. de Lima na Web
  • Infelizmente, o principal mantenedor do software que mantinha esse blogue rodando, abandonou o projeto (após 18 anos de excelentes serviços). Assim, estou migrando vagarosamente este blogue para outro motor (pelican). É um trabalho semi-automático... já…
  • Chat GP o que? O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que foi produzida para interagir via texto, com pessoas e, supostamente, ir melhorando e aprendendo com seus próprios erros: "Treinamos um modelo chamado ChatGPT que interage de…
  • Introdução Deveria ser óbvio para todos que vivem nos tempos atuais (era da informação ou da ignorância, dependendo do ponto de vista) que gerenciar a superdosagem de informação é uma competência que deveria ser cultivada por todos nós ... Já li várias…
  • O que eu mais gosto do #Futebol é esse poder de libertar o nosso lado mais visceral e inconsciente. Torcer é, na maior parte dos mortais, um escape não racional! E, na minha opinião, não há nenhum demérito nisso! É possível racionalizar o futebol? Sim!…
  • O Colégio Pedro II comemora hoje (02/12/2022 d.C) 185 de sua fundação! Um colégio que nasceu imperial mas que busca, cada vez mais, se aproximar de um ideal republicano, democrático e inclusivo! Trabalho nele há longínquos 26 anos! Entrei no mesmo, como…
  • Introdução Uma publicação na minha linha do tempo do #Mastodon me chamou a atenção para um artigo sobre o uso de aulas ao ar livre (#LearningOutdoor) como uma alternativa ao ensino remoto de emergência em momentos pandêmicos. O conceito é bem elástico e…