Categoria: "Termofísica"

Temperatura

Definição

Em sistemas em equilíbrio térmico a grandeza física (escalar) que mede o grau de agitação média molecular (das partículas do sistema) é chamada de temperatura. A rigor, temperatura é a grandeza física que mede a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema.

Conceito de Temperatura

Embora o conceito de Temperatura esteja relacionado com o de Calor, Temperatura NÃO É uma medida de energia do sistema, muito menos uma medida de Calor!

Mais sobre Temperatura? Comece na Wikipedia

Medida de Temperatura

A medição da temperatura de um sistema é sempre feita de maneira indireta. Resumidamente coloca-se o sistema que se deseja medir a temperatura em equilíbrio térmico com o dispositivo que irá medir a temperatura (termômetro). Este dispositivo tem uma grandeza física que varia com a temperatura (grandeza termométrica).

Uma escala numérica (escala termométrica) associa então as mudanças na grandeza termométrica com a temperatura!

Assim existem vários tipos de termômetro, cada qual com uma grandeza termométrica diferente.

Termômetros

Escalas Termométricas

Uma escala numérica onde cada valor está associado a uma única temperatura. Na construção de escalas termométricas define-se valores numéricos arbitrários para duas temperaturas fixas (pontos fixos) e dividi-se o intervalo entre esses dois pontos fixos num certo número de partes.

As Escalas Termométricas mais utilizadas são a Celsius, a Fahrenheit e a Kelvin (SI).

Escalas Termométricas

A relação entre a variação de temperatura nestas três escalas é dada por:

Como se pode observar a transformação de escalas termométricas é um simples problema de matemática (uma função entre duas ou mais escalas).

 
» More | 15.03.2012 11:13 | por Sérgio Lima | Categorias: cinemática, Termofísica |