Blog e Fisica

Um blogue sobre Ensino de Física


Um blogue para uma audiência especí­fica: Professores, não necessariamente de Fí­sica ;-)

16.01.2017

12:09 Permalink Automatizando coleta de dados experimentais com Arduíno

Categorias: Ensino, Experimento, Colaboração, Educação, Fí­sica

Introdução


Que a Escola, de um modo geral, e a aprendizagem-ensino de ciências (na Escola básica) precisam se reinventar todo mundo já sabe. Desde os especialistas acadêmicos que nunca pisam no chão da Escola Básica até os profissionais que vivem o dia-a-dia e as contradições da Escola atual: conteudista, hierárquica e fortemente centrada no ensino.

O nosso (Profissionais da Escola e Acadêmicos) grande desafio é criar as contra-hegemonias possíveis para essa travessia: Da Escola atual para a Escola que precisamos. Produzir disrupção sem desorganizar demasiadamente a Escola.

É com esse Sul, que busco orientar minhas opções pedagógicas. E, pra mostrar um pouco de práticas e menos bla bla bla, que apresento abaixo uma dessas ações ocorridas no ano letivo de 2016.

Novos Arranjos para o Ensino de Ciências


Equipe do Projeto - Hidroponia com Arduíno

Aproveitando uma chamada pública para projetos de Iniciação Científica Júnior, no Colégio Pedro II, e com a parceria do Prof. Marcelo Augusto, do Departamento de Biologia, configuramos um projeto interdisciplinar para se trabalhar o método científico tendo como pano de fundo um cultivo hidropônico. Uma descrição mais detalhada do projeto pode ser vista apontando seu navegador para este endereço.

Hidroponia com Arduíno

A apresentação da parte do projeto mais explicitamente ligada a física e a automação de coleta de dados experimentais desenvolvida pelo aluno João de Felipe está no vídeo abaixo (9 minutos).

Embora não seja possível concluir somente da apresentação do João de Felipe no vídeo acima, cada vez mais eu tenho a convicção, baseado em práticas "no chão da Escola Real", que a transição para a Escola que precisamos se dará com mais arranjos que explorem aprendizagens e não ensino. E o uso intensivo de padrões abertos (software e hardware livres).

Quem viver verá :-)

Enviar feedback » Link permanente

7.10.2016

23:03 Permalink O que todo educador deveria refletir antes de aderir ao "oba-oba" das Mídias Digitais?

Categorias: Colaboração

Introdução

Como uma das atividades da 1º turma do curso de extensão em ensino de física do Colégio Pedro II, foi realizada uma discussão sobre o uso de mídias digitais por educadores. Abaixo disponibilizo a apresentação que foi usada como guia da discussão.

Uso midia digitiais em educacao - Curso de extensao em Ensino de Física - 2016 from Sérgio F. de Lima

Clique aqui se desejar baixar o arquivo (34,2 MB).

Como existem vídeos embutidos na apresentação, se você quiser baixar a pasta comprimida (zipada) com o arquivo da apresentação (ODP - LibreOffice), os vídeos utilizados e mais dois artigos sobre o tema clique aqui.

Enviar feedback » Link permanente

22.05.2016

16:59 Permalink Curso de Extensão de Física

Categorias: Ensino, Fí­sica

Professores de Física podem se inscrever a partir do dia 3 de junho de 2016 no Curso Semipresencial de Extensão em Ensino de Física no Colégio Pedro II. O curso tem o objetivo de atualizar e capacitar os professores de Física para que possam utilizar novas técnicas, conteúdos e práticas em suas atividades docente.

O público alvo são professores de Física do Ensino Médio da rede pública ou privada do estado do Rio de janeiro. Serão oferecidas 50 vagas e as aulas começam no dia 18 de junho.

Curso de Extensão em Física no Colégio Pedro II

Carga horária:

  • Presencial: 8 encontros quinzenais aos sábados, de 9h às 12h.
  • Online: 80 horas de atividades.
  • Total de 104 horas

A inscrição deve ser realizada até 3 de junho pelo email extensao@cp2.g12.br.

Enviar feedback » Link permanente

28.10.2015

20:04 Permalink Curso Objetivo mantem tradição de errar questões do ENEM

Categorias: Fí­sica, ENEM

E o curso Objetivo mantém sua tradição de "errar" questões nos seus "gabaritos extra-oficiais" do ENEM.

Em 2012, na ânsia de falar mal do exame um excelente professor escreveu que uma questão (de hidrostática) deveria ser anulada por não ter a opção correta. Aqui você vê uma discussão bem detalhada do ERRO do curso Objetivo.

Agora em 2015, numa questão (problemática, é verdade) eles cravaram Reflexão, quando (vários professores, eu inclusive) consideramos que deveria ser REFRAÇÂO.

Questão Problemática do Efeito Fata Morgana

Abaixo a primeira resolução do curso Objetivo publicada no dia 24/10/2015 - 1º dia da prova:

Resolução Equivocada do Curso Objetivo

De modo bem resumido, pode-se dizer que a Reflexão Total é um caso particular para uma geometria específica (ângulo de incidência maior ou igual ao ângulo limite) da Refração! Ou, se preferir, após várias refrações uma reflexão total (o adjetivo total aqui a diferencia da reflexão usual) ocorre. Logo é a refração que predomina, EMHO.

E sim, em defesa do cursinho Objetivo, deve-se enfatizar que tanto a difusão (reflexão irregular da luz nas moléculas do ar), quanto a reflexão total, quanto a REFRAÇÂO contribuem para o fenômeno. Mas, no contexto da questão, que enfatiza as camadas de ar (com índices de refração distintos) fica claro que é refração que predomina!

Abaixo a nova publicação do curso Objetivo após o gabarito oficial do ENEM ser publicado:

Resolução após a publicação do gabarito

Enfim, errar é humano!

[Atualização]
Pra você não esquecer mais quando ocorre a reflexão total veja o vídeo abaixo!

[/Atualização]

Enviar feedback » Link permanente

::

Arquivos

[Contato] [Entrar] [Administração]


powered by b2evolution free blog software