Sergio Blog 2.5

Um espaço pessoal de documentação...


Eu sou Sérgio F. Lima, Prof. de Física no Ensino Médio. Este é meu blogue pessoal. Aqui vou documentar sobre tudo que gosto, descubro, vejo ou aprendo. Não é um edublogue nem meu espaço de produções profissionais (embora possa escrever sobre estes temas aqui também).

Quer saber mais? Leia meu Sobre!

meu perfil no FriendicaInstagram Meu Perfil no Google Plus
Perfil Corporativo no TwitterMeu Perfil no LinkedinCurriculum Lattes de Sérgio F. de Lima


17.07.2019

20:33 Permalink Cartas de Oswaldo - Macau -RN

Categorias: Miscelâneas, Cultura Nerd

O Centro Cultural Correios fez uma exposição (já fora de cartaz) de cartas pessoais de Oswaldo Cruz. Eu fiquei deslumbrado com uma carta em que ele descreve para sua esposa "Miloca" o pôr do Sol em Macau...

Ver essa foto no Instagram

Ouçam as cartas do Oswaldo! Coisa linda. Tô aqui sentado com os fones com um sorriso de êxtase... Dica da exposição da @blimundaseteluas_ #oswaldonoscorreios #centroculturalcorreiosrj

Uma publicação compartilhada por Sérgio Lima (@oigreslima) em

Eu fiquei ouvindo (foto acima) a narração da carta por uns 20 minutos para transcrever o trecho da gravação... Abaixo a transcrição e minha leitura da mesma!

(...)
Descemos à vila que era de um aspecto desolador,
uma série de choupanas quase em ruínas que é habitada por uma pequena população mal nutrida de aspecto sofredor constituída em sua maioria por pescadores. As mulheres ocupam-se em fazer rendas de bilros, umas rendas que fazem desfiando panos em teares que denominam labirintos.

Interrompi um pouco essa carta para apreciar o pôr do sol aqui. Que espetáculo maravilhoso! Ao longe uma praia de areias mui alvas com um extenso coqueiral descrevendo sinuosidades entrecortadas no horizonte. Mais além, nuvens de um vermelho violeta nos meio dos quais o Sol, como uma grande esfera em brasa, desaparecia lentamente...

É o crepúsculo! A agonia do dia, a hora da saudade! Em que a mente se povoa das cenas do lar longínquo, da esfinge dos entes queridos. Em que o coração se constrange, dos olhos cansados de contemplar essa beleza inesgotável de nosso país, umedecem-se em ver as cenas que se estão passando em nossa imaginação!
(...)

Enviar feedback » Link permanente

12.06.2019

08:45 Permalink O melhor presente de dia dos namorados...

Categorias: weblog, Pessoais

Introdução

Ok, todo dia deveria ser dia dos namorados (para aqueles que tem/querem ter namorades) e blá blá blá... Mas já que existe um dia comercial para isso, vamos aproveitá-lo da melhor maneira...

Pra quem está namorando a/o mesma/o parceira/o há muito tempo (décadas) a criatividade sobre o que presentear vai escasseando! Ok, eu confesso, sou de exatas, e criatividade não é o meu forte!

Neste ano, 2019, resolvemos inovar (pero no mucho... uma inovação óbvia!).

O presente

Combinamos os presentes :-) É isso aí pessoal, é muito complicado fazer surpresas em relacionamentos de longo período! Os dois já se conhecem bem, qualquer ângulo diferente na sobrancelha e tudo está revelado :-).

Indo direto ao ponto: nos adiantamos e nos presenteamos com uma oficina (workshop no título original) de massagem sensual! (No final, teve uma pegada de massagem tântrica) realizada no último sábado (08/06/2019 d.C.). Não vou entrar aqui na explanação sobre a diferença, mas são dois tipos distintos de massagem, como nos explicou a excelente e fantástica terapeuta Telma Lobato.

Também não vou entrar nos detalhes do que ocorre por lá, por questões óbvias! Mas eu posso te garantir que é o melhor presente que pode-se dar a uma pessoa (companheira/o ou não)! Você não precisa nem estar num relacionamento ou ter uma parceira/o para fazer esta oficina!. Nesta que fizemos, em particular, éramos 6 pessoas, somente eu e Cida éramos um casal! E, como era de se esperar, tudo transcorre com muita naturalidade e respeito!

Eu já sabia que a perspectiva oriental do sexo é muito, mas muito distinta da ocidental! Não rola essa culpa judáico/cristã sobre o prazer e as possibilidades de exploração do mesmo no nosso corpo... Sexo é conexão, energia, divindades, cura...

Enfim, é uma oficina de descobertas sobre você, fundamentalmente! E se você se conhece melhor e se permite, você poderá amar uma outra pessoa mais intensamente! É sempre bom se reconectar ou sacudir relações de longo período!

Sem dúvidas, o melhor presente de dia dos namorados das últimas 27 translações solares :-)

Uma pequena nota de rodapé

A Telma Lobato comentou algo sobre as "energias" envolvidas quando nos conectamos com outras pessoas, nesta pegada tântrica... A oficina é tão envolvente que ficamos de 9:30 h até por volta das 19:30h na atividade. E não almoçamos! Então, na saída, fomos (Eu e a Cida) jantar... já próximo do local onde iríamos jantar me envolvi numa colisão (eu de moto com a Cida na garupa) e um carro! Arrancamos o parachoque dianteiro do carro, caímos (só lembro do carro branco crescendo e depois eu, Cida e a moto no chão!) e, pasmem, ninguém se machucou (eu estava de bermuda e nenhum arranhão ou ralada na perna!)! Fiquei apenas com um "galo" na canela e a Cida com um leve arranhão na mão! Pense numa pessoa racional! Sou eu! Fiquei impressionado :-) É corpo fechado que se chama?

Enviar feedback » Link permanente

5.06.2019

15:26 Permalink Manchester à Beira-Mar, num dia chuvoso

Categorias: weblog, Pessoais, Cinema

Aviso/Disclaimer:
O texto pode conter revelações (spoilers)! Você foi avisado.

O Contexto

A Adriana Calcahoto já cantou (literalmente) a pedra:
"cariocas não gostam de dias nublados..."

Acrescento: nem de dias chuvosos! Principalmente com uma cidade tão mal cuidada pelo seu prefeito (Marcelo Crivella). E, se o carioca for motoqueiro (ou mimimi motociclista), aí é que ele detesta mesmo dias de chuva...

Então, hoje (05/06/2019 d.C), foi um dia que amanheceu chovendo torrencialmente... Em um dia em que poderia acordar tarde, acordo em torno das 6:00 h a.m. por conta do barulho irritante, para um carioca (lembram?), de chuva....

Passo um café (porque vocês sabem, a vida só começa depois do primeiro gole de café)... e chego na sala. Estão assistindo (sim, gente! Na casa da classe operária, sempre tem alguém que levantou cedo e está se arrumando pra sair...) o filme: Manchester à Beira-Mar (2016). Confesso que nunca tinha ouvido falar do filme, a despeito de ele ter sido ganhador de dois Oscars em 2017...

Conselho

Eu sei, ninguém me pediu conselho, mas vai um mesmo assim...

De nada!

O que o filme tem de bom, ele tem de triste! O filme é especialmente triste para se assistir num dia frio!

[revelação/spoiler]
Um filme especialmente triste se você for pai de meninas....
[/revelação/spoiler]

Recomendo fortemente que você só assista num dia alegre e de sol! E tenha óculos escuros! Ciscos cairão nos seus olhos! Você foi avisado!

Enviar feedback » Link permanente

2.06.2019

12:07 Permalink Sobre um Céu vermelho PT

Categorias: Pessoais, Cultura Nerd

Entardecer de Outono no Rio de Janeiro

Você não precisa ser bom fotógrafo ou ter um bom equipamento... basta ter um entardecer de outono no Rio de Janeiro. Esta foto foi capturada quando eu saía de sala (30/05/2019 d.C) no campus Centro do Colégio Pedro II.

A cena era tão fotogênica, que vários alunos e até a Professora Begoña Salgado, minha colega de desenho, tiraram fotos deste entardecer...

Entardecer de outono no Rio de Janeiro capturado pela Professora Begoña Salgado
Entardecer de outono no Rio de Janeiro capturado pela Professora Begoña Salgado

A foto acima, além de capturar o épico céu "vermelho PT", tem [mode nerd on] uma beleza de duas retas não paralelas [/mode nerd off]... Eu perguntei (lá no jardim murado do FB), à autora da foto, se o não paralelismo tinha sido intencional...

"Esse céu "vermelho PT" tá muuuuuito épico! Eu vi duas retas não paralelas ali, Begoña Salgado ... foi casual ou foi o seu inconsciente de desenhista gritando na foto?"

Eis a resposta da fotógrafa:

"Oigreslima Apfisica confesso que busquei uma posição que valorizasse o céu. Mas a posição relativa das retas não foi planejada. A obliquidade entre elas valorizou. Vou me apropriar intencionalmente deste detalhe que você ressaltou."

É tão bom trabalhar num local que além de te fazer feliz gera fotos épicas e diálogos, igualmente épicos, sobre - inclusive - as fotos!

É "metafelicidade" que se chama?

[Atualização]
Aqui outras duas fotos, tiradas no mesmo dia pela colega Martinha! Já podemos chamar de exposição virtual?

Entardecer de outono no Rio de Janeiro capturado pela Servidora e colega de trabalho Martinha
Entardecer de outono no Rio de Janeiro capturado pela Servidora e colega de trabalho Martinha

Entardecer de outono no Rio de Janeiro capturado pela Servidora e colega de trabalho Martinha
Entardecer de outono no Rio de Janeiro capturado pela Servidora e colega de trabalho Martinha

[/Atualização]

PS: Trouxe as fotos e os diálogos para cá para ficarem livres dos jardins murados do FB!

2 feedbacks » Link permanente

:: Próximo >>

Arquivos

[Contato] [Entrar] [Administração]


free open source blog