7 comments
Comment from: Alexandre Fugita Visitor

Comment from: admin Member

Opa Alexandre!
Bom, o comentário funcionou :-)
O problema maior é que os alunos não aprendem como se aprende…. e numa sociedade onde tudo muda muito rápido esta é uma das competências mais importantes e mais negligenciadas na escola :-(
Também acho física fantástico :-)
[]’s
Comment from: Sergio Clemente Visitor

Tranqilão Xará?
Cara, há várias questões obscuras no Brasil, educação é uma delas…
Como o Alexandre acima, eu também nunca colei e fui obrigado a parar 1 ano de faculdade para fazer matérias em regime de Dependência…
Aprender é um ato que não esta em moda hoje em dia nas instituições de ensino por aqui.
Livros didaticos, lousa, computadores, são o meio para o fim que é o conhecimento passado para o aluno, o aprendizado.
O Computador dá mais possibilidades do que o livro que por sua vez da muito mais possibilidades do que o Quadro Negro, ou branco etc..
Temos que lembrar que existem várias formas de um aluno aprender, alguns aprendem mais lendo, outros escrevendo e outros apenas ouvindo.
Temos que usar os nossos recursos para cada tipo de aluno.
(Vou parar por aqui, isso vai gerar um texto no meu blog :D )
FALOW !!
Comment from: admin Member

Olá Janete
Realmente, laboartório de informática parta ir eventulamente não muda om paradigma da educação. Os meninos e professores precisma usá-lo em tempo integral!
Olá Sérgio Clemente!
Sem dúvida! as pessoas são diferentes, portanto deve-se tanto quato possível, oferecer a maior diversidade de situações de aprendizagens.
Quando escrever o texto, man da um trackback para avisar!
[]’s
Comment from: Sergio Clemente Visitor

Tranqilo Xará?
Meu trackback pelo jeito não apareceu por aqui….
e nem em nenhum dos blogs que tentei fazer trackback…. Oque será que acontece???
Bom… texto escrito
Comment from: Elizete Alexandria Visitor

Vejo o quadro de giz ou branco, como desnecesário no passado, presente e futuro.É um recurso altamente desistimulante,mas uma grande parte dos professores continuam a vê-lo, como aquele que ocupa mais tempo do aluno,ou seja, que trás descanso ao professor.A escola se tornou um espaço de passividade ao invés de transformação e respeito a criatividade.
====
Opa Elizete!
O quadro tem seu espaço, num esquema rápido, numa explicação… mas concordo que ele não deveria ser o centro da aula.
Incrivelmente, os alunos são os maiores dependentes do quadro, talvez porque já estejam viciados pelos seus professores :-(
Por outro lado, em muitos lugares, este é a única ferramenta disponível aos professores!
abraços
Comment from: Renata Visitor

Gostaria de saber qual a referência da frase sobre a lousa.
“No Século XVI, XVII, XVIII e até XIX a lousa era utilizada pelos professores…”
grata,
Renata.
Sérgio,
Bom, o que vejo na educação é um professor vomitando matéria e os alunos decorando-a, ou seja, em geral os alunos nada aprendem.
Como vc disse o ideal seria discutir, pensar, aprender de verdade! Não o que a maioria faz que é saber aquilo só pra prova.
Uma coisa que não entendo é que as pessoas colam na escola. Eu jamais fiz isso (e já me dei mal por isso = bombei na matéria) pq acho que se não aprendi, de que adianta tirar um dez?
Outro dia estava conversando com uma colega da faculdade e comentei sobre um termo que aprendemos por lá… ela nem sabia do que eu estava falando… com certeza caiu em prova, ela acertou (pois colou) mas de que adianta se não tem idéia do que seja…
Lembro de minhas aulas no ginásio (mudou de nome, não?) e tudo era escrito na lousa e acho que aprendi bastante. Hoje em dia muitas faculdades usam os projetores de slides (como é a palavra em português pra isso?). E muitos professores passaram a leitores de slides o que é lamentável.
Física, uma das matérias que vc leciona, acho fantástico. Adoro aplicar o que aprendi no cursinho e no colégio no dia a dia. A todo tempo enxergo coisas como momento, energia cinética, etc… incrível como tem aplicações!
Bom, é isso. Espero que desta vez meu comentário funcione, hehehe! (obs: ficou gigante!)
Abraços!