Tecnologias Assistivas

Disciplina Tecnologias Assistivas

Ligações Úteis

Notas de Leitura do artigo: DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA ASSISTIVA:

COMPLEMENTARES OU EXCLUDENTES? Amália Rebouças de Paiva e OLIVEIRA1, Adriana Garcia GONÇALVES2, Lígia Maria Presumido BRACCIALI3 Ligação para o artigo aqui no PLE

  • Pesquisas com base em evidências buscam investigar a permanencia e aprendizagem de PAEE na escola, entre elas estão as Tecnogias Asssitivas (TA) e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
  • Entretanto TA e DUA se desenvolvem em paralelo e de modo independente.
  • DUA surge nos EUA, em 1999 desenvolvido por David Rose e Anne Meyer
  • Definição de DUA: Em suma, o conceito do DUA consiste em elaborar estratégias de acessibilidade facilitada a todos, no que se refere a estruturas físicas, serviços, produtos e soluções educacionais. Dessa maneira, pensa-se em múltiplos meios de oferecer a aprendizagem, reduzindo assim as barreiras impostas pelo ambiente educacional tradicional (CAST, 2013)
  • DUA parte das pesquisas em neurociência em que o pressuposto é cada indivíduo aprende de maneira diferente.
  • DUA parte da premissa de planejamento e aplicação de diversas estratégias de ensino-aprendizagem para atingir o máximo de estudantes, cada qual com suas especificidades.
  • DUA é composto por três grandes princípios; são: eles: princípio do engajamento; princípio da representação; princípio da ação e expressão.
  • DUA é uma ruptura com o currículo único e engessado.
  • TA é multidisciplinar e pesquisa recursos, metodologias, estratégias, serviços para promover autonomia, qualidade de vida, independência e inclusão em pessoas com deficiências e/ou mobilidade reduzidas.
  • O grande impecilho para a aplicação das TA é a formação dos docentes que é muito incipiente em relação a aplicação das TA.
  • DUA e TA não são necessariamente excludentes uma vez que pode-se usar uma tecnologia e/ou metodologia como todos os estudantes mas para beneficiar as limitações de um estudante em específico.
  • Cabe ao Professor, em cada contexto específico, refletir qual a bordagem é mais adequada para promover a inclusão de uma PAEE.

- Texto no fórum de TA

A imagem mostra uma lupa eletrônica que pode ser utlizada por um estudante de baixa visão para que o mesmo posssa acompanhar material escrito durante uma aula em que o professor preparou material escrito para toda turma. Nesse sentido, a Lupa é utilizada para ampliar habilidades funcionais do estudante com baixa visão.

Uma outra abordagem, que poderia ser utilizada, no mesmo contexto conforme discutido na referência (DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA ASSISTIVA: COMPLEMENTARES OU EXCLUDENTES?) seria o professor, preparar uma versão do material escrito, com fontes ampliadas e, dependendo da extensão do material, com menor quantidade de texto (mas com o mesmo conteúdo).

Porque, apesar da lupa ampliar a funcionalidade de leitura do estudante com baixa visão, a leitura de longos textos pode cansar a vista e produzir exaquecas. Assim, pensar uma estratégia para toda a sala de aula, mas que atenda às diferentes especificidades dos estudantes da mesma, é o foco da metodologia chamada de Desenho Universal para Aprendizagem!


Voltar AEE

Pagina modificada em dez 20/12/2022 08:37