6 comments
Comment from: Suzana
Comment from: Elisangela
Oi Sérgio. Valeu por socializar sua impressões. Devo postar algumas considerações sobre a política dos comentários e liberá-los no meu pessoal. Quanto ao dos alunos a moderação continuará. Muito bacana essa discussão. Só para constar, talvez como advogado você ganhasse mais. :-)
Abraço.
====
Opa Elisângela,
Legal você publicar suas impressões no seu blogue! No blogue dos meus alunos as vezes eu modero as vezes não.
Depende do tipo de comentário que chega! No livro do Will Richard ele sugere até uma carta consentimento dois pais (coisa de estadunidense) antes de iniciar o blogue!
Eu acho legal no sentido de esclarecer para os pais o que vai ser feito e o que pode acontecer!
Como trabalho com adolescentes (ensino médio) nada que eles vejam seria novidade. E embora acredite que devamos trabalhar os problemas só quando eles ocorram, este ano implementei a moderação prévia num blogue para poder ter mais dados para comparar :-)
Eu até gostaria de ser advogado, mas não tenho paciência para decorar todas aquelas leis :-)
Abração pra ti
Comment from: Bia Guterres
Oi, Sérgio! Pois olha só: os comentários do teu post são beeeem interessantes ( e divertidos, tbm). Achei interessante quando mencionaste na carta consentimento (diferente da autorização para publicação de imagens em um blog já criado). Ah! Ando meio revoltada com essa reforma ortográfica. Segundo ela, o bem-vindo, agora é sem o hífen. Bah! Mas eu não consigo escrever desta forma. Ah, não! rs
Saudações gaúchas, aquáticas e piramidais.
Bia Guterres
=========
Oi Bia,
Eu sempre tive dúvidas com a ortogografia. Antes e deposi da reforma :-(
bjs
Comment from: gutierrez/su » pequenas notas dos últimos dias
[...] > pesquei o link que eu queria: esta entrada matadora do Sergio sobre o [...]
Comment from: Vanessa dos Santos Nogueira
Saudações Livres,
Então, ao terminar de ler o post, venho por meio desde comentário, manifestar minha opinião sobre moderação de comentários, com a devida permissão do autor desde blog... rsrsrsrsr
Acredito sim que blogs são conversações, mesmo que não comente, ao fazer a leitura do blog vou atribuindo sentidos, conversando muitas vezes com "mim mesma" assim, quando converso não preciso falar em particular para o meu interlocutor o que vou expressar verbalmente, da mesma forma isso acontece aqui, pois preciso da linguagem escrita para materializar a minha fala.
Eu sou contra a moderação, não gosto de comentar em blogs moderados, como o Sérgio fala, não podemos julgar todos os comentários ruins antes mesmo de ler.... a possibilidade de que um comentário que ofenda alguem ou alguma coisa é muito baixa, e mesmo que aconteça eu prefiro apagar um comentário do que moderar todos.
Está é a minha opinião hoje, a algum tempo venho me permitindo mudar de idéia sempre que acreditar que ela é melhor para aquele momento, naquele contexto....
Abraços,
Vanessa
=====
Opa Vanessa,
Já diria um provérbio chinês [aprendi no filme da Mulan :-)]:
"O galho que não se dobra durante uma ventania se quebra!"
Nós temos que está abertos a mudanças de opiniões, quando o contexto muda!
E sermos críticos para avaliarmos quando um ideia se aplica (ou não) aos nossos contextos.
Abração
Comment from: Nayla
Olá,
Estou iniciando neste espaço de interação virtual, dinâmica, complexa e extremamente valiosa nos dias de hoje. Gostei da sintonia de "reinvenção da Escola", na era de novas mídias e tecnologias. Quanto à moderação de comentários, ainda me assusta a imaturidade e violência de muitas mentes tortas de várias gerações, principalmente se escondendo por aí. Temo pelos que leem sem espírito crítico para continuarem com suas boas índoles. Afinal, a superação não é só nossa. O espaço é democrático, aberto.
Como você ressaltou no final de seu texto, todos ficamos atentos à questão do ponto de vista pessoal e ao aprendizado com o diferente. Mas, respeito e ética não são exemplos constantes em blogs, infelizmente. Ah! Adorei o novo vocabulário da internet que estou aprendendo por aqui.
====
Opa Nayla,
Sem dúvida aprender o novo contém riscos! Foi assim para andar, para conviver, para viver!
O ponto central é, esconder dos estudantes como o mundo é, seria a melhor maneira de prepará-los para a vida? Penso que não.
Não estamos os lançando "à guerra" sozinhos. Apenas mediamos/moderamos somente quando algo inadequado acontece. Na prática, as vantagens de só moderar o que não foi adequado supera a segurança de moderar tudo previamente.
obrigado por entrar nas conversações
abraços
concordo! Fazia tempo que eu estava achando que este papo deveria vir para os blogs :)
abração
(acabei de capturar o notebook da minha filha :))
=====
Opa Sú,
Infelizmente o ranço conservador e o "sentimento de poder", que a moderação causa fazem com que a escolha da moderação prévia seja a regra e não a exceção.
Já escolheu o modelo
Abs