Introdução
Que nossas escolas estão inadequadas às exigências do nosso tempo é quase um consenso... 11 em cada 10 pais, professores, alunos, educadores, pesquisadores e palpiteiros de Educação repetem essa mesma cantilena. O que é mais raro de se ver são pais, professores, alunos, educadores, pesquisadores e palpiteiros sobre educação trilhando ou explorando outras possibilidades para que a escola se torne adequada ao presente (e futuro) de nossas crianças/jovens...
Neste contexto, é muito bem vindo a proposta do documentário "
Quando sinto que já sei" (
finaciado coletivamente via Catarse) que se propõe apontar algumas destas "experiências" de reinvenção da escola ou, como eles mesmos se auto-definem:
"
O documentário “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.".
Documentário completo no Youtube
Resenha
Como era de se esperar eu corri para assistir aos 78 minutos do documentário na esperança de me municiar de ideias, esperanças e propostas sobre esta mística escola inovadora que todos (?) nós almejamos...
Para situá-lo, caro leitor, eu explicito de antemão o meu referencial! Eu sou um suspeitíssimo professor numa destas
tradicionais, inadequadas e conteudistas escolas que 11 de cada 10 críticos costumam querer reinventar!
Se por um lado é motivador saber que tem muita gente botando a mão na massa e construindo, na prática, essa nova escola é igualmente frustrante verificar que os 78 minutos do documentário não passam de uma tênue (muito tênue mesmo!) defesa de 8 projetos (ou de suas filosofias) sem nenhuma problematização ou aprofundamento dos mesmos.
Isto é, se você tirar as críticas clichês a escola tradicional, os depoimentos com generalidades sobre como deveria ser a Educação para os tempos atuais - que diga-se de passagem são, hoje, quase senso comum - não sobra nada no documentário. Nenhuma reflexão sobre as potencialidades e limitações de cada um dos projetos! Nem mesmo uma visão mais completa dos projetos é feita.
Ok, com uma verba de pouco menos de R$50.000,00 talvez não fosse possível investir em muitas horas de imersão nos referidos projetos. Mas o documentário está mais para uma peça publicitária sobre a possibilidade de experimentar outros arranjos para a escola que queremos do que para um documentário sobre como essas experiências "inovadoras" estão impactando positivamente a vida das crianças e jovens que eles atendem.
Como um Profissional da educação, eu tenho interesse em sonhar com uma nova escola, mas também tenho o compromisso pragmático com a viabilidade da mesma. No mundo real que eu (e meus alunos
vivem vivemos) não dá para brincar de
Escola de Summerhill!