4 comments
Comment from: Virgínia
Comment from: Sérgio Lima
Olá Virgínia,
Ou você não entendeu a crítica ao documentário que foi feita ou você é outra viajante do mundo das ideias que não problematiza a vida real! Se você der uma olhada no blogue verá que eu falo de dentro da escola botando a mão na massa. Não estou esperando nenhuma "solução pronta"!
Como disse, o que o documentário se propõe entregar "experiências inovadoras" não é apresentado! Nada do que é mostrado "escala" para a educação brasileira. Este é o ponto.
No mundo real, as mudanças que precisamos fazer nas escolas são mais complexas que o simplismo desse documentário. Simples assim!
abraços
Comment from: Antonio
Sérgio,
Entendo que um dos princípios da educação é a democracia e, portanto, a possibilidade da coexistência de diferentes opiniões e diferentes pontos de vista.
Respeitando sua ideia e considerando o espaço para manifestações existente neste blog, gostaria de dizer que o documentário, na minha opinião, traz experiências de escolas que se permitiram pensar sobre o seu fazer pedagógico e como disse a colega Virgínia (que não conheço), que se permitiram arriscar, tentar. Esse é o seu mérito!
Diferentemente de suas críticas, penso que estas experiências são absolutamente concretas, contextualizadas e comprometidas com a realidade a sua volta. "Viajantes do mundo das ideias" são aqueles que acreditam na possibilidade de uma proposta de educação que se aplique em escala em todo o Brasil. Isso é um desconhecimento profundo da educação e, antes disso, da diversidade sócio-cultural do povo brasileiro.
Sugiro que, se estiver realmente preocupado em transformar sua escola, inicie por uma boa autocrítica. Já se perguntou a respeito de: para quem você ensina Física? Para que servem suas aulas? Está a serviço de quem?
Este seria certamente um caminho menos equivocado do que a crítica vazia e desrespeitosa ao documentário, que aliás, de resenha não tem absolutamente nada.
Att,
Antonio
Comment from: oigreslima
Opa Antônio e todos,
Primeiro de tudo, sim, este blogue é uma espaço de conversações. Logo, todas as opiniões - TODAS - são bem-vindas!
Não consideramos que as opiniões divergentes são "desrespeitosas" como aparentemente você acha: "Este seria certamente um caminho menos equivocado do que a crítica vazia e desrespeitosa ao documentário(...)".
Eu fiquei curioso sobre em que parte da minha crítica ao documentário eu fui "desreipeitoso"? Na parte em que não vi nenhuma problematização? Na parte que digo que ele é uma sucessão de depoimentos clichês? Não ficou claro pra mim!
Gostaria que você me apontasse, em que parte do documentário, há problematizações sobre possibilidades e limites dos projetos apresentados? A falta dessas problematizações é que deixam o documentário "ralo", em minha opinião!
E por último, mas não menos importante. "Escalar" um projeto não significa reproduzi-lo identicamente em todos os cenários! Isso é um sofismo da sua parte :-)
Escalar um projeto é verificar que, mesmo nos mais diversos contextos sócio-culturais-tecnológicos, o seu "conceito" pode ser "remixado"!
E obrigado por me apontar o "caminho menos equivocado" para mudar minha escola. Só faltou me esclarecer o que é uma resenha!
abraços
Que pena, assim como você, muitos de nossos professores querem receber a solução dos problemas pronta. O filme mostra que é possível sim inovar, porem requer trabalho e estudo, isto não é o filme que vai dar e sim você que tem que tentar, fazer realmente. Que pena por isto que o Brasil está como está queremos tudo pronto. Vamos trabalhar arriscar, tentar este é o lema.