Posted by oigreslima on 6 Dec 2011 in Friendika, Professores, TICs
#EdutecRio - 2011
[Aviso]
Este texto sofrerá várias atualizações. Use o F5 com regularidade. Depois insiro os apontadores (links) para as pessoas e/ou projetos. Depois vou mudar a resolução das imagens.
[/Aviso]
Portões do teatro Oi Casa Grande abriram exatamente as 8:00h. Como bons brasileiros, já tinhamos, espontaneamente, formado uma fila.
Retirada dos crachás e da bolsa com vários brindes:
9:40h e ainda aguardávamos o início do evento, pra lembrar que estamos no Brasil.
Encontrei com Prof. Fátima Campilho e Prof. Catarina e Profa. Andrea Poca.
Encontrei com o Roney e rapidamente com a MaryGrace.
A palestra sobre games na educação, repetiu um pouco os lugares comuns, mas fez algumas boas provocações:
- individualismo faz parte da formaçåo psicológica das crianças.
- introduzir jogos na educação a partir do universo de interesse dos alunos.
Robert Knezevic falou sobre como animações podem introduzir temas difíceis numa certa comunidade. Se atrapalhou com os vídeos (#troll culpa do Mac, que dizem ser intuitivo!) e me pareceu tentar vender um "produto".
Palestra do Jader Gama, foi uma das melhores do #edutecrio. Falou sobre uso de software livre em educação em Santarem. (aprende @educopedia). Foi inspirador e usou muito bem os 13 minutos para expor ideias e inspirar!
Por lá, criaram um banco "fictício" para patrocinar os projetos educativos com uma moeda social(Vide foto) ganharam um prêmio do Banco do Brasil por isso :-)
Palestra da Marion Wilson uma Design que entrou para a educação usando artes como estratégia de aprendizagem.
Após parada para o lanche (coffebreak para quem gosta de estrangeirismos bestas) palestra do sempre ótimo excelente Nelson Pretto, falando sobre ética hacker.
É o tipo de palestra que gestores que torram dinheiro público com projetos "educacionais" usando tecnologias fechadas tinham que ouvir. Educação deve ser hackeável, usando o conhecimento local e o universal com possibilidade de remixagem. Para isso somente usando software livre (FLOSS) e Recursos Educacionais Abertos (REA).
Antes que algum "careta" dissesse que as ideias espalhadas pelo Prof. Nelson Pretto fossem meras divagações filosóficas sem aplicação prática, Felipe Sanches subiu ao palco para falar dos Hackerspaces e da questão da liberdade dos Softwares Livres. Hackerspaces é um espaço para aprender botando a mão na massa.
Júlio Lúcio falou do Arduíno e da ideia do hardware aberto. Destaque para a fala dele sobre o papel do professor e da Escola hoje: "Orientar o aluno para aprender e não ensinar muitas coisas"!
Mabuse falou sobre como as apropriações da tecnologia pela escola são conservadoras. Chamou a atenção para a necessidade da Escola criar mais narrativas e desafios e menos "listas de temas".
Trabalhar o esforço através de Jogos na Educação. Olimpíada escolares organizadas de baixo para cima, com professores, numa plataforma de "rede social" chamada "oje".
Jogos em Educação fomentam: autonomia, colaboração, pesquisa, aprendizagem, esforço...
até li o nome dele no crachá mas não consigo lembrar Douglas) o cara que está por trás do twitter do oficial do evento (@edutecrio) concluímos/concordamos que as pessoas, em geral, tem dificuldade de lidar com a crítica. Isto é, as pessoas acham que elas só devem elogiar as coisas e deixam de ser realistas com os eventuais problemas. Não existe perfeição. Apontar os problemas é uma forma de contribuir para eventos melhores, simples assim.
O que, você esteve por lá ou assistiu a transmissão em vídeo? Conte-nos (nos comentários) sobre seu ponto de vista, o que gostou, indique as fotos/vídeos que fez... enfim, participe das conversações!
Resumo da Manhã
Palestrantes brasileiros arrancaram palmas, especialmente Nelson Pretto e Jader Gama. E foram as palestras mais inovadoras, EMHO. Dinâmica dos 13 minutos de palestra exige que o palestrante foque em alguns conceitos chaves e seja objetivo. A ideia é fomentar discussões não vender verdades/produtos! Paixão na exposição das ideias, como era de se esperar, faz muita diferença. Vamos parar para o almoço! (Que foi 0800!) No almoço encontrei com uma colega de química (esquecei o nome e fiquei constrangido de perguntar). Fizemos "Física III" na UFRJ :-) E ela trabalha no Colégio Pedro II (nem lembrava!). Pediu meu cartão para um possível projeto :-) Ela trabalha com tecnologia na SEE-RJ(cedida). 14:10h - No auditório, congelando, arrumando os textos e editando fotos :-)Atividades da Tarde
Palestra de Patrick Crower de uma produtora de historias com realidade aumentada e multiplataforma. Boa ideia mas me pareceu mais um vendedor de um produto caixa preta para educação, destes que alguns gestores adoram. Sebu BjÖrklund finlandês palestrou sobre uma plataforma de hardware para detectar emoções num jogo ou a experiência do usuário usando um dado aplicativo. Sinceramente, algo totalmente fora da realidade brasileira, talvez até mesmo para países desenvolvidos, hoje. Modesto o cara, disse que a Finlândia está no top da educação mundial. Explicou que o projeto deles se aplica ao contexto sócio-econômico-cultural da Finlândia. O pessoal do "apoio" andou deixando os palestrantes na mão! Tai Chiang Loong - Malasiano fala sobre e-learning na Malásia. Aparentemente mais um vendedor de produtos fechado. Nem teve tempo de apresentar o seu projeto... Marc GoodChild (BBC) fala sobre o papel da televisão para a educação. Comenta da crescente convergência da TV com os aplicativos móveis (tablet, celulares, notebooks). Apresentou um software que eles estão desenvolvendo (zeebox) para acompanhar o que as pessoas estão falando sobre os diversos programas da TV (Na Inglaterra).Uma Síntese
É sempre bom parar um dia para ouvir ideias (e práticas) inovadoras em Educação ou que permitam que a Educação efetivamente ocorra. Mesmo filtrando os vendedores de tecnologia foi muito legal ver como as ideias mais inspiradoras em Educação passam por colaboração (de verdade), remixagem e padrões abertos. Não é a tecnologia que vai "salvar" a educação. Mas é a apropriação crítica e sensata de algumas tecnologias (abertas, livres) que poderá potencializar as mudanças desejadas na Educação.Pontos Positivos e Negativos do Edutecrio
Positivos
- Encontrar as Pessoas;
- Trocar ideias olho no olho;
- Ouvir narrativas (ok, gostei do jargão) inpiradoras;
- Infra-estrutura do evento.
Negativos
- 1h e 40 minutos de atraso;
This entry was posted by oigreslima and filed under Friendika, Professores, TICs. Tags: edutecrio, tecnologia, tics.