Introdução [caption id="attachment_1391" align="aligncenter" width="400"] Disrupção x Ação[/caption] Eu tenho a impressão (leia-se, não tenho estofo intelectual para aprofundar este ponto) que esta é quase sempre a questão de fundo sobre tudo. Podemos… more »
Tag: "tics"
Introdução [caption id="attachment_1374" align="aligncenter" width="550"] Mídias Sociais[/caption] Não é a primeira vez que Professores, educadores, vendedores de softwares e hardwares, gestores, especialistas em mídias sociais (sic), e toda gente que… more »
Posted by oigreslima on 14 Feb 2013 in Orientações, Reflexão, TICs
[Aviso Importante] A abordagem que faço nesse texto se restringe ao contexto educacional embora, a maior parte das ideias aqui discutidas, continuem válidas para os mais diversos contextos de uso de um "bloco de notas digitais". Você foi avisado!… more »
Posted by oigreslima on 14 Jan 2013 in Professores, Reflexão
Introdução Até mesmo os ácaros que habitam nossos livros impressos sabem que no atual contexto informacional em que vivemos todos os profissionais devem se capacitar continuanente. Não seria diferente com Professores! Mas deveria (EMHO) ser diferente "a… more »
Posted by oigreslima on 5 May 2012 in Professores, Reflexão, Sem categoria, TICs
Introdução Os grupos do Facebook não são novidades, nem é novidade que muitos educadores, entusiastas de redes sociais em educação, são favoráveis ao uso do Facebook em contextos educacionais (não é o meu caso!)... a despeito disso fui adicionado em… more »
Posted by oigreslima on 6 Dec 2011 in Friendika, Professores, TICs
[Aviso] Este texto sofrerá várias atualizações. Use o F5 com regularidade. Depois insiro os apontadores (links) para as pessoas e/ou projetos. Depois vou mudar a resolução das imagens. [/Aviso] Portões do teatro Oi Casa Grande abriram exatamente as… more »
Posted by oigreslima on 13 Sep 2011 in Professores, Reflexão, TICs
Introdução Analisando os logs de acesso a este blogue reparei que uma pergunta que costuma trazer visitantes pra cá é a que está no título deste texto: Qual a melhor rede social para a minha escola? Esta pergunta não tem uma resposta única e vai… more »
Introdução Ok, aplicativos de redes sociais viraram hype e, potencialmente, podem favorecer aprendizagens compartilhadas, descentralizadas, colaborativas e (coloque aqui sua tag pedagógica da moda!)... Na verdade só farei uma descrição bem rápida e… more »
Introdução Eu entendo que o jornalista te faça perguntas e edite suas respostas para que caiba no espaço que ele tem para a matéria. Mas acho inadmissível que ele invente coisas. Que diga que você afirmou coisas que você não disse. Numa entrevista para… more »
Introdução Com o lançamento do Guia do Facebook para Educadores, que ainda não tive tempo de ler, é possível que muitos educadores "deslumbrados" com o uso das TICs na Educação se sintam entusiasmados para experimentá-lo em suas práticas educativas.… more »
Introdução Como todos já devem saber, o NING pretende mudar seu modelo de negócios e, possivelmente, acabar com todas as contas gratuitas. Além de todo chororô e alvoroço, professores que tem redes no NING já começam a pensar em alternativas. Alguns… more »
Introdução Muita gente que adora o twitter força a barra usando-o como ferramenta de discussão. Twitteiros de carteirinha (com senso crítico sobre a ferramenta) afirmam que o twitter não é uma boa ferramenta para discussão. E eu concordo com o… more »
Posted by oigreslima on 9 Feb 2010 in Móvel, Professores, Reflexão, TICs
Introdução Embora a "rudimentar rede de conexão social" (segundo Biz Stones), aka twitter, já esteja passando da fase de hype para mainstream entre descolados, moderninhos e céticos de todos os tipos, sempre ocorre um fenômeno comum a vários setores da… more »
Na semana de 30/11/2009 a 04/12/2009 o programa Salto para o Futuro da TV Brasil passou uma série (5) de programas em que o tema era Redes Sociais na Educação. Pra quem não pode assistir o mesmo na TV pode fazê-lo na web. O Prof. Paulo Slomp, da UFRGS,… more »
Posted by oigreslima on 11 Sep 2009 in Professores, Reflexão, TICs
Nota Importante Este texto foi publicado originalmente no blogue mestre: http://sergio.blogmestre.org/2007/11/10/ferramentas-da-web-20-para-professores/ Infelizmente o projeto foi abandonado e o domínio expirou! Felizmente através do web archive estou… more »
Posted by oigreslima on 31 Aug 2009 in Professores, Reflexão
O termo não é novo para o tempo da internet (maio de 2008), mas recente para o tempo da Educação (sim, para o bem ou para o mal, mudamos lentamente)! O conceito por trás do termo Edupunk, sob certos aspectos, também não é novo para o professor usual, no… more »
As TICs (Tecnologias de Comunicação e Informação) estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, instituições e empresas. Não seria diferente com a Escola. Cada vez mais educadores, gestores, Pais e Estudantes irão travar contato com os blogues… more »
Posted by oigreslima on 9 Feb 2009 in Professores, Reflexão, TICs
Esta é a terceira (e última) parte da série. A primeira está aqui, a segunda pode ser lida aqui e as motivações da série estão aqui. A principal virtude dos blogues é criar facilidade para escrita (e conversações) na web! Evidentemente que a primeira… more »
Posted by oigreslima on 21 Jan 2009 in Professores, Reflexão, TICs
Esta é a segunda parte da série. A primeira está aqui e as motivações da série estão aqui. Blogar para ensinar ou para aprender? Embora você possa argumentar que aprendizagem e ensino estão fortemente interligados é também verdade que pode-se utilizar… more »
Posted by oigreslima on 19 Jan 2009 in Professores, Reflexão, TICs
Introdução Como dito antes, vamos aprofundar a questão de como se criar um edublogue nos concentrando na questão da escolha da ferramenta. Embora "peopleware" e pedagogia sejam mais determinantes que a tecnologia em si, como veremos a seguir, a escolha… more »
Posted by oigreslima on 17 Jan 2009 in Professores, TICs
Introdução Este texto faz parte de uma série que resolvi escrever, inspirado nesta aqui do Revolução. Obviamente não vou ficar repetindo aquilo que é comum a qualquer blogue*, mas focar naquilo que considero específico e importante para um edublogue.… more »
Notas de Copyright Este texto é uma tradução (livre!) desta entrada aqui no excelente edublogs. Se você pode, leia o original! O autor do texto*, gentilmente me autorizou publicar esta tradução aqui. Considere-a como um esforço em divulgar as… more »