Introdução
Eu entendo que o jornalista te faça perguntas e edite suas respostas para que caiba no espaço que ele tem para a matéria. Mas acho inadmissível que ele invente coisas. Que diga que você afirmou coisas que você não disse. Numa entrevista para uma matéria sobre Redes Sociais e Educação a matéria diz: "Lima conta que a ideia de criar uma rede somente para isso veio depois que suas tentativas de usar Twitter e Facebook foram frustradas. "Os jovens não querem postar conteúdos educacionais em seus perfis. Eles não gostam de misturar as coisas", afirma.(...)" Eu nunca disse isso! Colo abaixo (aprendi com o blogue da Petrobras) as perguntas e minhas respostas para que vocês possam tirar suas conclusões!Perguntas e Respostas
O uso de redes sociais funciona em sala de aula? Sim e Não! Depende do que convencionarmos chamar de "funcionar" :-) Como? Pode-se usar as "redes sociais" para se fazer "mais do mesmo": Dispor recursos educacionais, exercícios, tarefas escolares e ajudar os alunos nas atividades para além da sala de aula. Isso, até tem o seu valor. Mas, na minha opinião, é subutilizar as possibilidades das "redes sociais". As redes sociais podem, tembém, tentar produzir pequenas contra-hegemonias no modo como a Escola funciona. Podem tentar deslocar o centro de gravidade da Escola de um "espaço de ensino" para um "espaço de aprendizagens". Evidentemente que construir essas "pequenas contra-hegemonias possíveis" é tarefa árdua, pois: 1 - Dá trabalho para todos que se envolvem com essas "contra-hegemonias"! 2 - Precisa romper com toda uma cultura escolar de nota, de currículos estáticos, de tempos rígidos para programas e etc. 3 - Ir além do "reme-reme" da Escola tradicional, pode incomodar alunos, gestores e o "status quo" estabelecido! >De que forma pode contribuir para a educação? As "redes sociais" podem recolocar os alunos no centro da aprendizagem. As "redes sociais" podem intensificar as interações tão badaladas em teorias de aprendizagem (sócio-interacionismo[3] de Vygotsky ou Conectivismo[4] de Siemens) de uma maneira nunca antes experimentada pela escola. As "redes sociais" permitem que as possibilidades de aprendizagem possam ocorrer para além do espaço e tempo da "sala-de-aula". As "redes-sociais" podem "catalizar" a reinvenção da escola! 3 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorias_da_aprendizagem 4 - http://miriamsalles.info/wp/?p=3195 > > Muitos educadores afirmam que pode desviar a atenção do aluno do conteúdo. > O que você acha isso? Acho que realmente as "redes sociais" podem desviar e também podem aproximar os alunos dos "conteúdos" escolares! Um aluno, em particular, poderia desviar sua atenção sobre como se calcula a transposta de uma matriz quadrada (mas isso poderia não lhe servir de todo jeito mesmo). E este mesmo aluno poderia descobrir como a física é muito mais do que memorizar um monte de fórmulas sem sentido! O que quero dizer é que o problema talvez não seja a inadequação das "redes sociais" aos contextos educacionais, mas sim, a inadequação dos programas (dos tão sacralizados conteúdos escolares) e do modo como se organiza e funcionam nossas escolas atuais! > > Quando você começou a usar as redes sociais nas suas aulas? Minhas primeiras "experiências" começaram em 2004 com o uso dos blogues em contextos educacionais (http://fisica2cec.blogspot.com/2004/02/primeira-pesquisa.html) e de lá pra cá tenho tentado inserir (criticamente), tanto quanto é possível, as tecnologias de Informação e Comunicação no meu trabalho docente. >Como tem sido a participação dos alunos? Resumidamente, eles participam mais nas atividades que valem nota e participam pouco naquelas que não tem uma nota como um "incentivo". > Acha que aumentou o interesse deles nas aulas? De um modo geral não há um aumento de interesse, por parte dos alunos, nas aulas. O que ocorre é uma maior variadade de oportunidades de aprender! Aqueles que, por algum motivo, não conseguem aprender apenas no tempo da escola podem agora, no seu próprio tempo, na interação com outros colegas ou com o "conhecimento produzido na rede", aprender o que não o fizeram no "tempo/espaço" da escola. > > Você criou uma rede social para usar durante as aulas. Como funciona? > Quando > surgiu a idéia? Os alunos gostam? A ideia é usar a rede social do Aprendendo Física(http://aprendendofisica.net/rede) para ampliar as possibilidades de aprendizagens colaborativas. Como ela está lá, aproveito também para dispor recursos educacionais para os alunos. Basicamente os alunos se cadastram na rede e alguns "projetos de aprendizagem" são organizados, discutidos e publicados na mesma. Alunos e professor podem interagir para além da sala de aula em torno de "objetivos educacionais" bem definidos. Infelizmente a maior parte dos alunos entende a rede como um espaço para apresentar os "trabalhos escolares". Há, ainda, pouca interação entre eles ou em torno dos projetos, ainda que exista outras interações dentro da rede. Isto, parece ser, uma evidência de que o uso desta "rede social", por uma única disciplina, ainda é somente um ponto fora da curva dentro da "forte rotina escolar" deles. Há alunos que não gostam da rede, pois as atividades lhes dão mais trabalho do que outras mais burocráticas (entregar algo por escrito ou fazer um teste/prova). Há aqueles que gostam. Não tenho um feedback quantitativo sobre isto. > > Você faz uso somente desta rede, ou também usa twitter, ou facebook? Eu faço somente uso desta rede (já tentei, timidamente, usar o BUZZ(http://www.google.com/buzz?hl=pt-BR), mas sem muito sucesso). Acho que usar o twitter, para fins educacionais, é uma inadequação pois há muitas outras ferramentas que podem ser muito mais efetivas para isso. Um argumento mais extenso sobre este ponto pode ser lido aqui: http://www.aprendendoemrede.info/5-motivos-para-nao-se-usar-microblogues-em-educacao/ O facebook pode até ser mais adequado (que o twitter)! Mas, para o longo prazo, não acho adequado entregar a produção coletiva de um grupo a terceiros. Se amanhã eles resolverem mudar os termos de serviço? Toda a inteligência construída por um coletivo de aprendentes pode ficar inacessível ou o uso deste serviço pode ficar inviabilizado. Se você acha que sou paranóico com isso, já tivemos um caso/exemplo deste problema com o NING: http://www.aprendendoemrede.info/3-licoes-que-os-professores-podem-aprender-com-o-ning/ PS: Eu criei minha rede no NING (http://aprendendofisica.ning.com) e quando eles mudaram os termos de serviço, toda nossa produção por lá ficou inacessível (eu fiz os backups e os tenho, mas o importante é que aquele espaço ficou inacessível para a nossa comunidade!) Uma discussão mais extensa sobre Facebook na educação (na verdade, 3 argumentos porque EU não o usaria) está aqui: http://www.aprendendoemrede.info/facebook-na-educacao/ > > Acha que o uso do twitter durante as aulas também pode ser eficaz? Como? Não, não acho que twitter em educação seja eficaz. Twitter incentiva a "não reflexão", o imediatismo e a irrelevância (no caso geral). Pode até ser usado em casos específicos, (hackeado para fins educacionais: http://www.botanicalls.com/kits/). Mas, no caso geral, acho um mero modismo! Um uso apenas pelo "hype" (mas sou opinião minoritária sobre isso) rs > > > É basicamente isso > > Fico no aguardo Desculpe, Renata, se não consegui ser mais sucinto mas, qualquer dúvida adicional, sinta-se a vontade para perguntar. This entry was posted by oigreslima and filed under Reflexão, TICs. Tags: professores, redes-sociais, tecnologia, tecnologias, tics.
4 comments
Comment from: Redes Sociais e Educação (novamente) | Aprendendo em Redes | ZiiPe
Comment from: PNE e Conselho escolar
Prezados (as);
Estamos enviando esta mensagem na esperança da adesão de todos para fortalecer os conselhos de escola.
Segue acesso direto ao link do site http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8910 ; que visa fortalecer os conselhos escolares no novo Plano Nacional de Educação,é hora de avançar !!!
Precisaremos de milhares de adesões e temos pouco tempo,assinem e reenviem para seus amigos.
Comment from: André
Um ótimo livro que eu estou lendo é "A Utilização das Redes Socias na Educação".
http://clubedeautores.com.br/book/50369--A_Utilizacao_das_Redes_Sociais_na_Educacao
Comment from: oigreslima
Opa André,
Obrigado pela dica do livro. Vou conferir.
abraços
[...] Leia mais: Redes Sociais e Educação (novamente) | Aprendendo em Redes [...]