Esta é a terceira (e última) parte da série. A primeira está aqui, a segunda pode ser lida aqui e as motivações da série estão aqui.
A principal virtude dos blogues é criar facilidade para escrita (e conversações) na web! Evidentemente que a primeira apropriação que grande parte dos educadores farão da ferramenta é usá-la para publicar materiais instrucionais fortemente focados no ensino.
Numa visão otimista, o segundo passo é descobrir que os blogues podem ser utilizados para organização e gerenciamento de atividades de aprendizagem. Isto, per si, já seria uma avanço nas nossas escolas, fortemente centradas no ensino e pior, no trabalho individual do professor.
Daí minha preocupação em escrever este terceiro e último texto da série.
Ruptura ou mais do mesmo?
Eu acho que tanto os blogues (edublogues) quanto qualquer outra Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) deve ter como pano de fundo reinventar a Escola.
Não dever ser pensada/utilizada para ajustar-se ao que a Escola é hoje, mas sobretudo, para catalizar a Escola necessária para a Era do Conhecimento e das Aprendizagens.
Logo, os edublogues deveriam tentar romper com a visão do "eu, myself e minha escrivaninha" e procurarem uma prática mais colaborativa!
Poderiam tentar romper com aquela visão de "todos iguais num mesmo formato" e abrir espaço para as diferenças e particularidades.
Se esforçariam em romper com aquela visão "é assim que se faz" e abririam espaço para o "no meu contexto tenho feito assim".
E por último, mas não menos importante, adotar um edublogue deve ser um movimento do professor que acredita em descobertas e em experimentações. Parar de ter medo de aprender e fazer coisas novas, de desejar o tutorial mastigado, de se sujeitar a todas aquelas regras inadequadas que existem em todas as nossas escolas.
Como poderemos motivar nossos alunos a aprender coisas novas se nós mesmos temos medo das coisas novas?
Sim, tem que manter a crítica e a vontade de desconstruir a escola que aí está. Pois ela já está caindo de podre...
E você o que pensa sobre o papel dos edublogues na prática dos professores e no contexto das nossas escolas? Comente ou escreva sua opinião no seu edublogue!
Textos Correlatos
Oi, companheiro. Vim agradecer pela visita, desejar muito sucesso e vida longa ao blog e dizer que admirei sua postagem e consideracoes sobre Edublogs.
De onde veio o termo "edublog"?
Abracos amazonicos
====
Opa Franz!
Brigadão pela visita :-)
O termo edublogue é a contração de educação + blogue :-)
Neologismo muito do barato :-)