Posted by oigreslima on 21 Jan 2009 in Professores, Reflexão, TICs
Como criar um Edublogue - Parte 2
Esta é a segunda parte da série. A primeira está aqui e as motivações da série estão aqui.
Blogar para ensinar ou para aprender?
Embora você possa argumentar que aprendizagem e ensino estão fortemente interligados é também verdade que pode-se utilizar um edublogue com ênfase numa destas duas possibilidades. Na maior parte das vezes, por um cacuete dos últimos 5000 anos, o blogue será utilizado como uma ferramenta de ensino. Quer seja para apresentar conteúdos didáticos, materiais de referência ou compartilhar objetos educacionais. E isto já é, per si (sempre quis utilizar esta expressão!), um avanço em termos de efetividade e produtividade do trabalho docente. Dispor, de modo descomplicado, seus materiais de ensino, publicamente, além de facilitar a vida dos alunos, contribui para que estes materiais sejam expostos à crítica de colegas e, consequentemente, sofram melhorias mais rapidamente."Problemas" de se optar "exclusivamente" pelo enfoque do ensino
Mas porque por que, numa sociedade que caminha muito rapidamente para uma sociedade em rede (pessoas, empresas, instituições cada vez mais conectadas) usar uma ferramenta de comunicação, como um blogue, somente para ensinar? Não que ensinar seja crime, mas desenvolver nos estudantes a capacidade de aprender, a despeito do como e do que se ensina, é uma tarefa bem importante nesta sociedade onde a informação e o "conhecimento" estão cada vez mais abundantes e acessíveis. Usar edublogues predominantemente como ferramenta de ensino é perder a oportunidade de aproveitar as facilidades tecnológicas para acelerar as mudanças de paradigmas educacionais!O pulo do gato, centrar as aprendizagens no aluno!
Se os estudantes tomam a consciência e as rédias das suas aprendizagens, nada mais natural que eles sistematizem, escrevam e compartilhem suas descobertas nos seus edublogues. Neste caso os edublogues podem ser portifólios de aprendizagens, ferramentas de desenvolvimento de competências e, mais importante de tudo, repositório da inteligência coletiva da "rede de aprendizagem". Colocar os estudantes para escrever sobre o que estão trabalhando e aprendendo, estimulá-los a interagir com a produção escrita dos seus colegas, fomentar conversações, tudo isto através de um edublogue é uma maneira de potencializar suas aprendizagens. Por fim, vale destacar, que por questões de arquitetrua de informação e facilidade de administração é bem desejável que o blogue focado no ensino seja diferente do blogue focado nas aprendizagens! Por isso que a escolha das ferramentas para blogar, são importantes!Fechando a Conversa
No próximo (e último) texto desta série vamos dar uma "viajada" em outras questões que poderiam ser pensadas depois que os seus edublogues já estiverem ativos. Até lá! This entry was posted by oigreslima and filed under Professores, Reflexão, TICs. Tags: edublog, edublogues, tics.
3 comments
Comment from: Aprendendo em Redes de Colaboração » Blog Archive » Edublogues, ruptura ou mais do mesmo
Comment from: Aprendendo em Redes de Colaboração » Blog Archive » Como criar um Edublogue - Parte 0
[...] Blogue como ferramenta de ensino ou como ferramenta de aprendizagem? [...]
Comment from: Palestra Interdidática 2009 | TICs na Educação
[...] Blogar para Ensinar ou Aprender? [...]
[...] Aprendendo em Redes de Colaboração na Era da Informação do Conhecimento « Como criar um Edublogue - Parte 2 [...]