Como criar um Edublogue - Parte 1
Introdução
Como dito antes, vamos aprofundar a questão de como se criar um edublogue nos concentrando na questão da escolha da ferramenta.
Embora "peopleware" e pedagogia sejam mais determinantes que a tecnologia em si, como veremos a seguir, a escolha da ferramenta adequada nos poupará trabalho e nos permitirá gastar tutano nas coisas que realmente são as mais importantes (para um edublogue!): Criar Comunidades de Aprendizagem em torno de um edublogue.
O Percurso Natural
Não tem jeito, primeiro o Professor cria um blogue para falar de algo que gosta, depois um blogue para suas atividades docentes, não demora muito e ele percebe que seria muito legal se pudesse acompanhar a evolução dos seus alunos (na sua disciplina) por um blogue também. De um jeito ou de outro o professor (em muitos casos um blogueiro usual também!) irá criar vários blogues!
Logo uma pergunta que ele poderia se fazer é, não seria legal usar um ferramenta que com uma única instalação pudesse criar, gerenciar e manter vários blogues com poder e simplicidade? Sim, esta ferramenta existe! Mas espere, não decida agora!
Administrando o grande fluxo de informações
Naturalmente o professor poderia criar vários blogues nos sistemas gratuitos ou usando várias instalações de uma ferramenta mono-blogue. Mas veja algumas consequências práticas desta opção:
- Precisará de uma outra ferramenta para gerenciar o fluxo de conversações nos vários blogues. Um agregador de RSS pode fazer uma parte disto, mas é mais um item para gerenciar.
- Se ele optou por instalar seu motor de blogue terá que fazer uma instalação para cada blogue, além do trabalho de instalação será maior o consumo de recursos do servidor, consequentemente precisará de planos menos básicos.
- Se optou por serviços gratuitos (blogger.com, wordpress, etc) terá que gerenciar vários blogues, ir em várias urls para responder comentários (que considero uma parte importante da tarefa de blogar!) e correr o risco de ter sua produção dispersa e descentralizada na rede.
- Especificamente quando você cria vários blogues para seus alunos/turmas é muito trabalhoso dá suporte técnico quando cada blogue está numa instalação diferente, com um loguin e senha diferentes! Com uma conta de administrador, num sistema multi-blogue, você pode gerar nova senha, mudar um texto publicado na categoria errada ou no blogue errado e etc. Eu usei o blogger.com nas minhas primeiras experiências e este foi o ponto determinante para eu buscar uma solução multi-blogue.
Ok, você me convenceu, mas existe esta ferramenta maravilhosa?
Para a nossa felicidade sim! Na verdade existem várias ferramentas que suportam o multi-blogue! Pra citar apenas três:
Se existem várias opções, qual o critério para escolher uma delas? Eu, sou um defensor do mimalismo tecnológico e, em educação, isto não é só uma opção pessoal será uma necessidade prática.
No Brasil, na maior parte das vezes, não haverá apoio institucional de médio ou longo prazo para que você mantenha uma ferramenta de blogues. Na escola particular, por não ser o seu foco, nem sempre haverá um profissional dedicado, quase sempre é uma empresa terceirizada que mantém a parte tecnológica e, na minha experiência, quase sempre apertadores de botões(Ok, você pode ter uma experiência melhor que a minha!).
Na Escola Pública, as vezes a burocracia para se fazer algo básico como escrever algo na página institucional é tão grande que você vai preferir instalar uma ferramenta por sua conta e risco :-( Ou esperar um semestre para cada micro-movimento! Ok de novo, você pode ter uma experiência bem diferente da minha!
E, por último e mais importante de tudo, sua principal tarefa como professor é gerenciar e fomentar as aprendizagens dos seus alunos, logo você deve gastar o menor tempo possível com manutenção, atualização, instalação, suporte de usuários e outras tarefas que o gerenciamento de ferramentas complexas podem implicar.
Pelos critérios de complexidade versus simplicidade eu dispenso o Drupal. Este pode ser muito legal em ambientes onde você tenha uma pessoa dedicada só para gerenciá-lo. Idem para o WordpressMU, que é uma gambiarra do Wordpress. E, a bem da verdade, eu nunca fiz um teste com os dois, se você já os experimentou eu apreciaria muito a sua opinião.
Por que então B2evolution?
Eis aqui alguns motivos porque considero o B2Evolution a melhor ferramenta para que o professor construa seus edublogues:
- Simplicidade - Fácil de instalar, manter, ótimas ferramentas de combate a spam e de gerenciamento das conversações.;
- Poderoso - Dezenas de templates prontos (menos que wordpress), vários plugins (menos que wordpress), multi-lingual, multi-blogue, gerenciamento de usuário bem flexível(suporte a grupos e permissões), várias opções de uso dos multiblogues (em subdmínios diferentes, em diretórios diferentes e até em domínos diferentes!) com uma única instalação.
- Moderno - "Porque é um dos projetos de software livre que tem a maior proporção de código comentado! Além disso, o código é orientado a objetos, organizado seguindo o padrão MVC, utilizando-se de alguns Design Patterns conhecidos. Por exemplo, os Plugins que são disparados por eventos seguem o padrão Observer." (Retirado daqui).
Palavras Bonitas... Mas eu quero ver "Casos de Sucesso"!
Hum... Seguem alguns exemplos de uso do B2evolution, como Edublogue, com os respectivos comentários:
- Blogues para Professores - Aqui o B2evolution está sendo utilizado como um edublogue individual. Sim, você poderá usá-lo mesmo que não tenha em mente criar vários blogues. O poder e a simplicidade continuam!
- Alunos 1.0 do Aprendendo Física - Aqui fazendo uso de todo poder do multi-blogue. É o portifólio de aprendizagens de alunos de ensino médio, onde cada turma tem seu próprio blogue. Na vedrdade só estão visíveis os blogues ativos. Os blogues utilizados em outras turmas estão no ar, mas não visíveis nesta página de entrada.
- REA do Dep. Física do CP2 - Aqui um uso legal de multi-blogue. Compartilhamento de objetos educacionais. Um conjunto de professores utilizando um multi-blogue (rodando B2evolution) para criarem uma comunidade de prática e compartilhamento de objetos educacionais abertos (OEA) de modo simples e prático.
Finalizando a discussão
Tenha em mente que este texto é apenas a minha opção/opinião e estes são os meus argumentos sobre a melhor ferramenta para um edublogue.
Obviamente eu apreciaria muito suas ponderações sobre as suas escolhas de ferramenta para a construção de um edublogue. Comente ou escreva no seu blogue (e nos avise, ok!).
E, uma vez que você já se decidiu por uma ferramenta, vamos apresentar, no próximo texto da série, as opções e ênfases possíveis para um edublogue.
Até lá então!
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