2 Encontro de Laptops em Educação - Um Relato - Parte II

Publicado em dom 27 abril 2008 na categoria Educação, Aprendizagem Colaborativa

Nota: Esta é a segunda parte do Relato. A primeira parte pode ser lida aqui. Ele está paginado:
Página 1 - esta;

Página 3 - Apresentação da Profa. Maria Helena Jardim e Conclusões.

Os Relatos da Tarde - Pessoal que está com a mão na massa e Consultores

Eu esqueci de levar o carregador do A1200, então tive que encerrar os pequenos relatos e fotos que pretendia fazer em tempo real (existe tempo complexo?) antes do previsto.

Pessoal do LEC - Escola Luciana Abreu - Porto Alegre

A apresentação foi feita pelo Prof. Juliano Bittencourt (LEC/UFRGS) e depois um relato da Profa. Tânia Maria Oliveira da Escola Estadual Luciana de Abreu.

O Prof. Juliano apresentou os objetivos do LEC em relação ao projeto UCA (Um Computador por Aluno):

  • Documentar o impacto da saturação da escola pelas TICS;
  • Investigar metodologias de Intervenção para o sucesso do projeto na escola;
  • Pensar uma escola que funcione para as classes populares (O LEC parte do pressuposto de que a escola não funciona para as classes populares!);

Também apresentou algumas idéias que vem sendo desenvolvidas pelos pesquisadores do LEC:

  • "Qual o nível de angústias suportável para as rupturas?"
  • A Escola deveria se organizar a partir dos seguintes paradigmas: Hands On (Refletir conceitos a partir da prática); Hands in (Reflexão/Aprendizagens Significativas(?) e Rality-On (Atividades pensadas a partir da realidade).

A despeito dos estrangerismos, eu fiquei muito impactado com a seriedade, a radicalidade da proposta (eles propôem uma reinvenção do cotidiano e dos currículos escolares!) e da seriedade deles. São mais de 25 anos de pesquisas e trabalhos publicados com a liderança acadêmica da Profa Lea Fagundes.

O Prof. Juliano chamou a atenção (num texto futuro voltarei a este ponto pois ele reverbera na minha história pessoal!) sobre o fato de que o conteúdo de um curso de formação continuada impacta pouco na mudança das práticas do professor. Cursos inovadores impactam muito mais: Ele destacou a metáfora da Referência(como foi feito) x Conteúdo(os saberes que foram trabalhados!).

Enfatizou que as práticas devem dialogar com a teoria e não serem trabalhadas em momentos distintos! (Outro ponto que no momento oportuno quero voltar!).

A grande sacada do dia! Se eu tivesse assistido só esta frase, já teria valido o dia: Mudanças geram angústias. Controlar para que haja um nível sustentável e suportável de angústia é o desafio! Formações que não provoquem angústias não produzem mudanças!

É um "sentimento-idéia" que eu tinha engasgado e que foi traduzido perfeitamente nesta frase!

Logo após esta catarse cognitiva :-) A Prof. Tânia Maria fez um relato animado, engraçado, comovente e revelador do que é ser um professor, no dia-a-dia de uma escola que pretende reinventar suas práticas.

Do seu relato ao brilho dos seus olhos, escapavam toda a dor e a delícia de ser professor! Eu não consigo transcrever a idéia: Seria algo parecido com este texto do Prof. Gabriel Perissé.

Obs:
Este texto está paginado:
Página 1 - esta;

Página 3 - Apresentação da Profa. Maria Helena Jardim e Conclusões.