Sobre

Por que uma página Sobre?

Lendo esta entrada no BR-LINUX li o artigo do Jakob Nielsen sobre os 10 principais erros de usabilidade em weblogs. Para corrigir ao menos o *erro número 1 - Nenhuma informação biográfica do autor - resolvi fazer este Sobre. Um segundo motivo, menos importante, eu sempre quis fazer uma FAQ!

Atualização Eu dei uma melhorada neste "sobre" depois de ler este texto aqui!

Eu quando era barbudo

FAQ Biográfica

Por que uma FAQ Biográfica?

R: Essa pergunta está respondida na introdução (topo) desta página. Resumindo, é conveniente saber informações biográficas sobre quem escreve no blogue (matar a curiosidade dos leitores). Ademais, eu sempre tive vontade de fazer uma FAQ!

O que você faz da vida?

R: Eu sou Professor de Fí­sica, no ensino médio, moro no Rio de Janeiro onde trabalho no Colégio Pedro II.

Por que este Blogue?

R: Na Era da Informação, é bastante conveniente documentar ideias, pensamentos e descobertas. Partilhar informações. Porque acredito que o futuro (e o presente) será (é?) colaborativo e livre, eu resolvi ter meu local de documentação na internet. E por último mas não menos importante: Gerenciar seu próprio conteúdo é uma competência da era da informação!

A propósito, todo conteúdo deste blogue é escrito por um ser humano, no caso, eu mesmo :-)

Você não acha blogues fora de moda? Tá todo mundo usando as redes sociais (Facebook, G+,etc...)!

Blogues são conversas! Blogues são espaços em que VOCÊ tem o controle do conteúdo! Na era da informação e do conhecimento é revolucionário você ter o controle da sua privacidade e da sua produção de conteúdo. Entregar isto nas mãos das grandes corporações é uma temeridade EMHO! Autodeterminação digital é uma habilidade política dos tempos atuais!

Isto aqui é um edublogue?

R: Não! Este é o meu blogue pessoal :-) Meus edublogues são: 1 - BlogeFisica: Um edublogue clássico onde misturo reflexão e compartilhamento de ideias. 2 - Aprendendo Fisica: Um edublogue focado em aprendizagem de física. 3 - TICS: Um espaço para reflexão sobre Tecnologias de Informação e Comunicação em contextos educacionais! Obviamente que eu também falo de educação aqui, mas numa perspectiva diferente de edublogues clássicos (se é que isto existe).

Hum...E quais são suas expertises?

R: Você pode conferir minhas competências apontando seu navegador para o meu e-portifólio.

Você pode usar a sua expertise para me ajudar?

R: Sim, meu caro Watson! Entre em contato com a sua proposta profissional, vou avaliá-la com carinho. O que? Não é uma proposta profissional? É só uma "ajudinha". Entre em contato, verei se posso ajudar. Em ambos os casos use o bom e velho e-mail: sfl arroba sfl ponto pro ponto br

Hum...Mas quem é o Sérgio Lima?

R: Você não espera me conhecer apenas pelo meu texto, certo? Mas uma breve descrição pessoal pode ser encontrada aqui.

Posso ter acesso ao teu curriculum vitae?

R: Existe um curriculum vitae informal aqui e meu curriculum vitae na plataforma Lattes está aqui e meu perfil no Linked.in está aqui. E se preferir algo visual, fiz este aqui!

Por que você escreve blogue ao invés de blog ?

R: Por uma simples questão de acessibilidade linguística! Ou se você preferir, como escrevo para uma audiência que fala, lê e escreve em português, eu prefiro sempre os termos em português. E não, eu não tenho nenhum problema de xenofobia! Se o termo blogue aparecer no título de uma entrada eu vou grafar "blog" por um critério de SEO.

Você teria alguma dica de navegação no seu blogue?

R: Sim. Use página de categorias ou a ferramenta de busca se procura algo em específico. Caso contrários leia dos textos mais recentes para os textos mais antigos :-)

Você não tem um blogroll ?

R: Se você sabe o que é um blogroll você é dos tempos românticos dos blogues. Agora estou guardando endereços que julguei úteis aqui. Vou criar uma página de blogroll nesta nova versão (3.0) do blogue! Atualização - Jan/2024: Agora temos um blogroll!

Como referenciar um artigo no seu Blogue ?

R: Caso queira linkar o Sergio Blog, use de preferência as palavras "Sérgio Lima" para o endereço principal e caso o apontador/link seja para um artigo, o mais próximo possível do título do artigo. Assim você contribuirá para a garantia da relevância do seu apontador/link.

Este blogue tem alguma regra de uso, termo de uso ou algo parecido?

R: Não! Formalmente e defintivamente não. Não que eu seja um anarquista! Mas regras de uso em blogues. faça-me o favor! Blogues são conversações que nasceram como alternativa às mídias tradicionais e à "internet só de leitura - vulgo Web 1.0 :-). Na Web 2.0 e sobretudo, na Era da Informação, blogues devem ser espaço de livre circulação de idéias! Se algo incomodar a alguém, naturalmente e espontaneamente a moderação se fará! Sem necessidade de nenhuma pré-formalidade! Liberdade tráz consigo responsabilidades! Use-a com sabedoria e nunca lhe faltará!

E por último, mas não menos importante, todo conteúdo deste blogue (exceto onde há indicação em contrário!) está licenciado sob uma Creative Common, que diz basicamente que vocë pode copiar, distribuir, exibir e executar a obra além de criar obras derivadas, desde que dê crédito ao autor original, não utilize a obra para fins comerciais e Se você alterar, transformar, ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.

Como ocorrem as conversas neste Blogue?

R: Enquanto o tráfego continuar nos termos atuais eu responderei quase todos os comentários via e-mail deixando um cópia abaixo do comentário original! Se quiser estender as conversações, preferencialmente, faça outro comentário. Assim todos nós poderemos ter um logue das conversações. Óbviamente que isto não é nenhuma regra ou camisa de força, apenas uma sugestão! Atualização 2023 - Inicialmente estava pensando em utilizar algum sistema de comentário auto-hospedado e estático, mas resolvi usar o minimalismo de oferecer apenas o e-mail como ferramenta de comentário! Mata dois coelhos com uma cajadada só :-)

Onde este blogue está hospedado?

Atualização R: Quase todos os meus projetos web estão num servidor virtual na CONTABO. Tenho alguma coisa pequena na Dreamhost como plano B!

Quando surgiu este Blogue?

R: Eu comecei a blogar em Agosto de 2002, nesta página aqui você verifica que meu primeiro texto (feito de um pda!) foi no dia 05/08/2002. De lá pra cá, mudei de motor de blogue três vezes (Blogger, Movable Type, B2Evolution e agora ele é gerado pelo Pelican). Já passei pelas várias fases freudianas de um blogue e agora acho que já tenho um blogue na fase adulta :-) Mas não se engane! Eu sempre estou descobrindo coisas novas sobre a arte de blogar!

Posso Fazer Outras Perguntas?

R: Poder você pode, só não garanto que vou responder ;-). Se achar que é conveniente, respondo aqui, acrescentando mais uma entrada nesta FAQ. Caso contrário te respondo privativamente! Está bom assim?

Por que o termo FAQ?

R: Eu também não gosto de estrangeirismos desnecessários, tipo FAQ (Frequently Asked Question). Mas RPF (Resposta í s Perguntas mais Frequentes), não é uma tag muito conhecida ainda!

Posso lhe fazer sugestões para melhorar este blogue?

R: Claro! Eu ficarei muito grato por toda sugestão, dica, reclamação , etc... que você faça no sentido de melhorar a experiência que você (e outros usuários) têm com este blogue. Envie suas sugestões, dicas, reclamações e etc...para sergio arroba sergioflima ponto pro ponto br!

Qual a Licença de Distribuição do Conteúdo do seu Blogue?

R: Este blogue utiliza Creative Commons com atribuição de uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, significa que você pode copiar, distribuir, criar trabalhos/textos derivados, exibir e executar o conteúdo DESDE QUE dê crédito ao meu blogue (com apontador/link) e não use o mesmo para fins comerciais.

Finalmente, se você acha que existe algo que gostaria de saber e/ou que fosse conveniente para entrar nesta FAQ, deixe-me saber deixando um comentario!

Quer acompanhar minha produção virtual ?

Eu tenho um perfil na Hubzilla e outro na Mastodon. Neste último sou mais ativo!

Em 2021, passei a orgnizar meu jardim digital aqui!

Formas de Contato (Comigo)

Endereço Eletrônico (e-mail): sergio arroba sergioflima pro br

Eu estou tentando ficar pouco em mensageiros instantâneos mas você pode me alcançar no Telegram: @oigreslima

Bom, isso é tudo pessoal! Sérgio F. Lima - Em 05/11/2005 d.C Atualizada em 02/06/2007 d.C. Itens acrescentados em 04/09/2009 d.C., atualizada novamente em 09/09/2012. Última atualização 04/01/2024 d.C.