3 coisas que o Fluminense pode te ensinar...

Publicado em sáb 26 dezembro 2009 na categoria Pessoais, Miscelâneas

... ou mensagem de final de ano :-)

Introdução

Se você não estava em Marte nos últimos 4 meses, deve ter acompanhado (mesmo que não goste/acompanhe futebol) que o Fluminense Futebol Clube deu a maior arrancada na tabela desde que o campeonato brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos.

Na 27o rodada alguns matemáticos diziam que o Fluminense teria 98% de chances de ser rebaixado para a 2o divisão (o mesmo se encontrava na última posição da tabela). E após vitórias surpreendentes contra times que estavam na disputa do título o time seguiu invicto até a última rodada (34o), quando finalmente carimbou seu passaporte entre a elite do futebol.

Óbvio que podemos tirar lições de quaisquer eventos! Mas, cito agora 3 lições que podemos aprender com esta arrancada histórica do Fluminense. Não são descobertas supreendentes, são apenas verdades que a sabedoria milenar dos povos já sabia. O Fluminense só veio nos relembrar! Considere como minha mensagem de final de ano :-)

  • Lição #01 - O que significa 98% de chances de ser rebaixado? - Muita gente andou crucificando os matemáticos por conta da surpreendente reação tricolor. Havia uma ideia (errada) de que 98% de chances de ser rebaixado significava (matematicamente) uma sentença de rebaixamento! Não é verdade! Embora possa parecer nerdice demais explicar isto, penso que vale a pena esclarecer o que significa a expressão: "o time tem 98% de chances de ser rebaixado". Uma interpretação matemática da sentença seria: Caso fosse possível o time disputar todas as partidas restantes, em iguais condições, 100 vezes, ele não seria rebaixado apenas 2 vezes (Logoo não rebaixamento está matematicamente contemplado no prognóstico!). E isso seria mais próximo da verdade no limite em que o número de partidas crescesse!..

    Como se pode notar, 98% de chances de ser rebaixado não é uma certeza de rebaixamento! O que nos leva a 2o lição!

  • Lição #02 - Não importa o tamanho da dificuldade, você tem que lutar sempre e até o final - Muitos de nós, inconscientemente, tendemos a achar que só é possível a vitória em condições ideiais ou quando as chances são favoráveis. Tendemos a esmorecer (é humano) diante dos grandes (e as vezes até dos pequenos) problemas. Mas acredite, o resultado final é o menos importante. É a batalha, é o caminho que realmente importa. Então, não importa o tamanho do seu problema, não importa quão desesperadora seja a situação, não importa quantas mensagens de desânimo cheguem até você, não importa que a despeito do seu melhor esforço as coisas não estejam acontecendo do modo que você desejou. Lute! Dê o seu melhor! Mantenha a calma e o juízo e continue lutando, afinal, se existe alguma chance de vitória ela só poderá chegar com a sua luta!

  • Lição #03 - As batalhas são ganhas, primeiro, na sua mente - Ok, é filosofia barata de filme de Kungu-Fu, possivelmente aparece no livro a arte da guerra. Mas é a mais pura verdade. O time do Fluminense se recuperou primeiro na mente de cada integrante da comissão técnica. Todo torcedor (por isso se chama torcedor) introjetou que a virada seria realizável. Ou como já disseram (Jesus, Foucault, etc): As profecias se auto-realizam se acreditarmos nelas (e lutarmos por elas)!

"Nas situações de rotina, um `pó-de-arroz' pode ficar em casa abanando-se com a Revista do Rádio. Mas quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas."

Nelson Rodrigues

Desejo a todos os amigos,aos leitores regulares deste bloguee aosparaquedistasum 2010 repleto de boas batalhas, a despeito das vitórias ou derrotas!