30 coisas que eu aprendi (tradução)

Publicado em sáb 20 janeiro 2024 na categoria Tradução

Contextualizando para 2024

Este texto é uma tradução que eu cometi do excelente ”Thirty Things I’ve Learning” publicado originalmente no Medium por Nick Crocker (em 2014). Se você puder leia o original! E agradeça ao autor por esse texto inspirador!

Eu, originalmente, publiquei esta tradução, lá em 2014, no Medium.

No melhor espírito da #Indieweb, estou trazendo-o para cá e, aproveitando, para melhorar uma palavrinha ou outra na tradução :-)

As 30 coisas aprendidas

1. — Lembre-se que você vai morrer. Talvez ainda hoje. Não se esqueça disso. Não se esqueça de ser grato por sua saúde. Por sua capacidade de andar. Pelo tempo que você gasta com a pessoa que você ama. Por seus irmãos. Por qualquer coisa que você tenha hoje. Não são seus, eles podem ser roubados a qualquer momento. Então, enquanto você os tiver por empréstimo, estime-os.

2. — Exercite-se quase todos os dias. Talvez isto seja apenas comigo. Mas se não estou ativo, não posso confiar em mim mesmo. Eu não posso confiar em minhas emoções, em minhas reações, no meu pensamento. O exercício físico regular me recompõe.

3. — Para saber o que você pensa sobre algo, escreva. Forçando-me a escrever sobre algo, estruturando o texto, deixando-o ver a luz é a melhor maneira de me esclarecer sobre o que realmente penso sobre alguma coisa.

4. — Você acaba sendo a média das pessoas com quem você passa sua vida. Você se torna um reflexo de seu ambiente, particularmente o social. Escolha as pessoas com sabedoria. Não hesite em se mover ou mudar se você souber que as coisas não estão indo bem.

5. — A maioria das pessoas nunca se perguntam o que querem. Muita coisa boa acontece se você se pergunta o que quer. Primeiramente, você vai ser obrigado a definir o que você quer. Em segundo lugar, você será forçado a pensar em como alcançar o que quer. O terceiro passo, o mais fácil e menos utilizado de todos. Basta perguntar.

6. — Sempre use as escadas. Haverá vários dias em que você não poderá fazê-lo, por isso, aceite a oportunidade de usar as escadas como um presente e faça um depósito em sua conta de saúde futura.

7. — Ponha-se em situações que te deixem tenso. Estar sobre pressão é realmente a única maneira de saber se você está sendo exigido. Se não houver um momento de tensão em sua vida por mês, então vale a pena se perguntar se você está realmente trabalhando duro suficientemente.

8. — Converse. Quando se trata de seres humanos, não existe outra maneira. Você tem que falar as coisas. Às vezes leva anos. Para as pessoas certas, esse tempo vale a pena. O não-dito não terá solução.

9. — Não seja pretensioso. Tudo bem você gostar muito de um bom vinho, um bom café ou uma boa cerveja, mas não seja uma pessoa que está por cima de um barril de vinho, uma xícara de café instantâneo ou uma cerveja "premium".

10. — O melhor reflexo de suas prioridades é o seu tempo. Não importa o que você diga sobre o que é importante para você, o verdadeiro teste é onde você investe seu tempo. Então, se você diz que suas prioridades são seus parceiros ou seus filhos, sua família ou sua saúde, essa afirmação só será verdadeira se sua agenda for um reflexo disto.

11. — Tudo é medíocre. A maioria dos empregos são medíocres. O trabalho da maioria das pessoas é medíocre. A maioria dos produtos e experiências são medíocres. A maioria das vidas caminham para a mediocridade. Quando você elevar-se acima da mediocridade, as pessoas vão notar.

12. — É muito, muito difícil fazer algo bom. A inércia da mediocridade torna difícil fazer um grande trabalho. A maior parte das pessoas quer muitas das coisas que permanecem praticamente as mesmas. Para fazer grandes coisas, você tem que ser ignorado, ser subestimado e empurrar para além da conta. É por isso que o item 11 permanece verdadeiro.

13. — Não desanime. Se você ficar desanimado, acabou. Nunca subestime o valor do entusiasmo. Às vezes será tudo que você terá.

14. — A percepção é a realidade. O que é “verdadeiro”, muitas vezes não importa, por causa do que está sendo “percebido”.

15. — Entenda o valor do tempo. A vida acaba sendo muito curta, não importa quanto tempo você viva. Você pode recuperar dinheiro, você pode reconstruir casas, você pode comprar novamente peças de vidro — mas você não pode voltar o tempo.

16. — Autocontrole é um recurso finito. Só você pode exigir muito de si mesmo todos os dias. Você vai romper, deformar ou desgastar esse recurso, se você usá-lo excessivamente. Você tem uma capacidade finita para agir de um certo modo. Vale a pena avaliar qual é essa capacidade todos os dias.

17. — Corra, onde quer que esteja. Correr é a melhor maneira de se recompor, para superar o “cansaço de viagem”, para ver um novo lugar e se sentir bem com o mundo.

18. — Ouça o seu corpo. Você pode se sentir como se tivesse encontrado uma válvula de escape, mas se você não for honesto, o seu corpo vai te pegar em breve.

19. — Controle seus insumos. Não apenas o que você come e bebe (ainda que isso tenha um grande impacto), controle o que você lê, o que você vê, o que você ouve, quais notificações você permite no seu telefone, onde você gasta seu tempo, com quem você gasta seu tempo . Proteja seus portões com cuidado.

20. — Todo mundo tem um vício. Errar é humano. Todo mundo tem defeito. Não gaste muito tempo procurando por isso, mas saiba que ele existe e não se decepcione quando encontrá-lo.

21. — Ouça. Em média, você ouve ou fala mais? Se o saldo não é descontroladamente a favor de ouvir, ou se você teve que pensar por um segundo sobre essa questão, é sinal de que não está ouvindo o suficiente.

22. — Seja genuinamente curioso. Você não pode, artificialmente, gerar curiosidade. Assim, você deve seguir realmente onde sua curiosidade te levar. A curiosidade acaba por ser a força-motriz por trás das pessoas mais interessantes.

23. — De todos os “hacks” de vida, não beber é o mais impactante. Quando comparado com a otimização de sua caixa de entrada de e-mail ou tomar multivitaminas ou terceirizar tarefas para um assistente virtual, não há realmente nenhum “hack de vida” melhor do que apenas não beber. Pedir uma soda limonada quando for beber socialmente é a maneira mais fácil para superar o atrito de aplicar esse “hack” a sua vida.

24. — Preste atenção ao que você faz quando está sozinho. Quando ninguém está olhando, quando a casa está vazia, quando a tarde é só sua — o que você escolhe fazer, diz muito sobre você. Preste muita atenção para onde sua mente divaga no chuveiro. Suas andanças naturais são a bússola para o que realmente é interessante para você.

25. — Vá para a rua. Você é um conjunto de átomos, em um universo pouco compreendido que é provavelmente infinito. Olhe para uma árvore, ou pense em uma nuvem ou uma estrela. Tudo o que você está passando provavelmente é muito insignificante no contexto de tudo isso.

26. — Nunca fale sobre o quão ocupado você está ou como você estava bêbado Sério. Pare com isso. Já chega.

27. — Quase tudo se normaliza. Mágoa, riqueza, amor. Eventualmente, tudo vai se parecer normal. Não deixe que o sentimento de ‘normalidade’ oculte o valor do que está a sua frente.

28. — As pessoas só se preocupam com 10% do que você pensa que elas se preocupam. Qualquer que seja o tamanho do esforço que você faz para ser uma boa pessoa, suponha que a maior parte das pessoas se importará muito menos do que você pensa que elas se importam. Apenas associe quaisquer interações negativas às circunstâncias. As pessoas sempre têm um milhão de coisas acontecendo e você, geralmente, é apenas uma das menos importantes.

29. — Envie algo. Não esqueça o valor de se fazer alguma coisa, mesmo pequenas coisas. Uma carta, uma horta, uma grande receita. Não importa quão insignificante. Fazer algo ajuda remover a ferrugem.

30. — Você nunca sabe onde se encontra na grande roda da história. Você nunca sabe o que vem para você. Você tem que ter um pouco de fé. O seu momento está chegando.

Notas de Copyright

Este texto é uma tradução que eu cometi do excelente “Thirty Things I’ve Learning” publicado originalmente no Medium por Nick Crocker. Se você puder leia o original! E agradeça ao autor por este texto inspirador!

Blogues são conversas

Entre na conversa via e-mail

Se você gostou deste texto (ou deste blogue), considere assinar (é 0800) o feed-rss de todos os textos