5 Atitudes Sensatas a se tomar diante da Crise Estadunidense!
Publicado em seg 29 setembro 2008 na categoria Pessoais, Política
Bom, se você não chegou de Marte nos últimos dias sabe que uma crise econômica bem grande atinge o coração do capitalismo! Não se iluda, isto não é um discurso de esquerdista!:
"Alguns comparam esta crise a de 1929. Vejo opiniões diversas, mas o consenso é que não existe comparação. Podemos até dizer que é uma das mais graves crises financeiras, mas lembre-se de 1987, de 1997, de 2001 e outras menores. Crise financeira sempre é grave, mas serve para livrar o mercado de especuladores incompetentes que apostam tudo na liquidez do mercado, ganham rios de dinheiro e depois entregam tudo. Pena que sempre sobra para alguns pobres cidadãos, jogadores com certeza, mas que não podem assumir estes prejuízos."
Por Murilo Prado Badaró em Webartigos
Da maneira como eu vejo as coisas, isto vai respingar por aqui! Então minhas 5 sugestões para você se precaver, afinal seguro morreu de velho :-)
- Leia, se ainda não o fez, esta análise (pouco otimista) do Economista Carlos Lessa e tenha uma noção exata da gravidade da crise!
- Evite entrar em financiamentos de longo prazo! Segure a onda consumista das festas natalinas e crie um colchão para eventuais turbulências!
- Pague, assim que puder, suas dívidas do cartão de crédito! Até "os profetas fundamentalistas do mercado" sabem os juros tenderão a subir! E se não subir, ótimo! Pague do mesmo jeito :-)
- Avalie cuidadosamente se é o momento para financiar sua casa própria! Talvez seja mais prudente continuar aplicando seu rico dinheirinho, até a tempestade passar (se passar!).
- Já mencionei para você não se endividar?
Pra encerrar é bom lembrar que em tudo na vida há sempre algo bom que se pode tirar!
Neste caso específico foi muito legal ouvir o Presidente com a maior aprovação popular da História do Brasil dizer:
Os bancos que avaliavam os riscos da economia brasileira (cá pra nós, só um investidor muito imbecil acredita naqueles notas aleatórias inventadas por aqueles agiotas!) quebraram e o Brasil, do Governo LULA, (chupa Fernando Henrique, Regina Duarte e PSDB!) vai muito bem obrigado :-)
"Eu vejo, com uma certa tristeza, bancos muito importantes que passaram a vida dando palpites sobre o Brasil, que passaram a vida dizendo o que a gente deveria ou não fazer, que passaram a vida medindo o risco deste país, que passaram a vida fazendo propaganda para investidores sobre se o Brasil era ou não confiável, como se eles fossem os superinteligentes, e nós os supercoitados. É com muita tristeza que esses palpiteiros estão quebrando, estão entrando em concordata"
Fonte da citação: Jornal O Globo
Tudo bem, que tem gente boa que não gosta desta "tiração de onda do Lula" :-) Mas que foi um momento legal isto foi :-)
E você que por um acaso está lendo este texto e tem dinheiro pra investir, não seria muito melhor investir num empreendimento que gere emprego e renda do que neste cassino que virou o sistema financeiro?
Do Hardy Heron