8 erros comuns que os estudantes costumam cometer

Publicado em seg 01 setembro 2008 na categoria Educação, Aprendizagem Colaborativa, Cultura Nerd

Introdução

Segundo semestre e, em particular, terceiro trimestre (quarto bimestre em algumas escolas) muitos alunos descobrem (acordam!) que sua situação letiva está desesperadora!

Precisam tirar 10 para não ficarem em recuperação ou então precisam tirar 10 e ainda assim irão par a recuperação e todas as outras combinações possíveis que os deixam (e seus pais) em desespero!

Correm então para as aulas particulares, para as noites em cima dos livros e outras estratégias menos nobres, que não vale a pena citarmos aqui :-)

Quase sempre isto se dá muito mais por falta de planejamento e organização do que por alguma característica intríseca da disciplina ou do aluno!

Se você, seu filho, sobrinho ou conhecido está nesta situação, não tem muito o que fazer a não ser estudar muito para recuperar todo o atraso do ano...

Mas pro ano que vem (ou para esse ano, se estiver no começo!) que tal evitar os 8 erros abaixo e terminar o ano letivo com a mesma calma e tranquilidade com que começou?

Os 8 erros mais comuns

Os erros abaixo estão numa ordem arbitrária. Procure evitar todos eles :-)

  • 1 - Não vou estudar agora pois está muito cedo. Perto da prova/avaliação eu estudo - Este erro é clássico. Quando chegar perto das avaliações verifica que para dominar tudo que precisa para a prova precisa estudar muita coisa e o tempo não é suficiente! Estude com regularidade na medida que a matéria for sendo lecionada!
  • 2 - Eu entendi tudo que o professor(a) explicou, não preciso estudar! - É a famosa síndrome de Romário - Outro erro bem comum! Entender não é aprender! Só se aprende e se domina bem um assunto após praticá-lo bastante com exercícios e atividades ligadas ao mesmo!
  • 3 - Essa matéria é muito difícil e não vou conseguir aprender mesmo... Síndrome de corinthiano - O fato de você ter dificuldade numa disciplina significa apenas que você precisa se esforçar mais! E não o contrário! Quanto mais difícil um assunto for pra você, mais tempo você deve se dedicar ao mesmo!
  • 4 - Essa matéria é muito fácil e não preciso estudar muito mesmo... Síndrome deRenato Gaúcho - O fato de você ter facilidade numa disciplina significa apenas que você precisa se esforçar menos! E não deixar de estudá-la! Quanto mais fácil um assunto for pra você, menos tempo você deve se dedicar ao mesmo! Mas tem que se dedicar!
  • 5 - Já li toda a teoria e entendi tudo - Na na ni na não! Só se aprende mesmo praticando! Assim como se aprende a andar de bicicleta andando de bicicleta, se aprende a beijar, beijando... só se aprende mesmo resolvendo exercícios! Estudar a teoria é só o "prato de entrada" dos estudos!
  • 6 - Eu só preciso tirar x, para ficar na média, então só vou estudar um pouquinho! - Desculpe pegar pesado... mas quem está na média é medíocre! Você precisa fazer o máximo e o melhor que puder! Nós somos o que temos o hábito de fazer! Quem se acostuma a só ficar na média será uma pessoa mediana! Os campeões, os vitoriosos, os vencedores não são os medianos!
  • 7 - Meu pai, mãe, avó,tio, tia, namorado, namorada, papagaio, etc não pode estudar comigo! - Meu filho, quem come por você? Quem ejeta os detritos da alimentação por você? Por que seria diferente na hora de estudar? Sim, é você quem tem que estudar! Seu pai, mãe, avó, tio, tia, namorado, namorada, papagaio, etc já passaram por esta fase, não os faça ter que passar tudo de novo!
  • 8 - Eu fico lendo dicas em blogues (ou desperdiçando meu tempo em várias redes sociais corporativas, aka twitter, facebook, g+, etc...) em vez de estudar para aprender ou para as provas bimestrais - Pois é, pare de ler este blogue, pegue os seus livros, cadernos, conecte-se a outros estudantes e começe agora a salvar o seu ano letivo!

Se isto te serve de consolo, as vezes eu ainda cometo muitos dos erros acima! Ou como já disse Chico Mário:

"Se eu não fosse como vocês eu não os perdoaria..."

Do Hardy Heron