Amadorismo e Irresponsabilidade são dois desconhecidos... inclusive em blogues!

Publicado em qua 22 agosto 2007 na categoria weblog, Web 2.0

... Ou respondendo a indagação do Leo Baiano!

Entendendo o fio da Meada

Na trilha das blogconvesações proposta pelo Wagner Fontoura com a série blogosfera em debate, aconteceu o debate sobre a responsabilidade dos blogs que ensinam e formam blogueiros...

No meio do debate, muito rico por sinal, o Leonardo Fontes, emitiu a seguinte opinião:

"(...)*`É possível fazer um blog “amador” (também não gosto muito dessa suposta briga) com responsabilidade - conheço vários -, mas o blog amador, diferente do profissional, não vai ter tanta preocupação em perder audiência, em errar, em dar respostas satisfatórias a uma audiência correndo o risco de perder o sustento." <http://tcelestino.com.br/blog/2007/08/20/a-responsabilidade-dos-blogs-que-ensinam-e-formam-blogueiros/#comment-4213>`__*(...)"

O Léo Baiano, entrou nas conversações e, assim como eu, discorda desta associação: Amadorismo = Irresponsabilidade! Seu argumento pode ser lido aqui.

O que eu penso sobre isto ?

Pra evitar o retrabalho, vou apenas copiar aqui o que comentei lá no Blogue do Tiago Celestino, onde as conversasões ocorreram originalmente:

"Continuo discordando de você (Leonardo Fontes) [e isso não é bom nem é mal! Nem melhor nem pior, que fique bem claro ;-)] pois blogues amadores (funbloggers) (aqueles que amam o que fazem!) podem ter tanta ou mais preocupação com audiência, qualidade, veracidade do que escrevem e etc, etc……

Você parte do pressuposto, que remuneração é a única motivação, ou pelo menos a mais eficaz para manter a qualidade de um blogue!

Não é!

Eu blogo desde 2002, não tenho interesse em viver do blogue (ser remunerado diretamente e viver apenas disto!), no máximo ampliar minha rede de contatos (network, pra quem não gosta de acessibilidade linguística!) e me preocupo com a qualidade do que escrevo, com minha audiência e etc...

E não sou a exceção, existem vários outros funbloggers no mesmo estilo!

O ponto central é que não há uma disputa blogueiro profissional(problogger) x blogueiro amador(funbloggers)! *Ambos podem ter todas as virtudes que você vislumbra para um bom blogue* e ambos podem não tê-las!

O referencial de qualidade *não é profissionalização*! E isso vale para blogues, para astrônomos, professores ou qualquer outra atividade!

E você, acredita que só existe qualidade em blogues profissionais?

Do Feisty Fawn