Análise de livro de educação a distí¢ncia
Publicado em qui 16 março 2006 na categoria Educação, Mestrado, Web 2.0
A Educação a Distí¢ncia e o Professor Virtual em 50 temas e 50 dias on-line
Autora: Carmem Maia e colaboradores, 1º Edição - 300 páginas
Eu vi pela primeira vez a indicação deste livro no Lousa Digital, mas na época, por algum motivo, não me chamou muito a atenção... Depois fazendo uma pesquisa por literatura específica sobre EAD, li com mais detalhe o seu processo de produção e sobre os seus autores. Isso, por si só, já torna o livro fortemente recomendado.
Ele é a sintese de 50 dias de debates on-line, com um tema por dia, com professores que fazem educação on-line há algum tempo. Logo, as idéias e questões debatidas são de ordem prática ou, quando teóricas, com um enfoque mais pragmático e menos acadêmico (nenhum preconceito contra a Academia).
O livro dá uma ótima idéia do que é e como se pode fazer EAD com qualidade, evitando-se equívocos, preconceitos e idealizações que poderiam frustar professores interessados nesta modalidade de Ensino. Traz questões complexas, que se mostram ainda em aberto tal a sua novidade em nosso meio, como por exemplo, a questão de como remunerar o professor virtual? Por hora de trabalho? Pelo número de alunos atendidos? Etc.
Um outro ponto forte do livro é que ele não aponta respostas fechadas ou receitas absolutas. Como foi construído colaborativamente, ele traz a diversidade de idéias e enfoques sobre uma mesma questão o que acaba tornando o material muito rico em idéias e insigths.
O livro traz ainda os "bastidores virtuais" dos 50 dias de debates e um breve currículo dos integrantes do mesmo.
E por último, mas não menos importante, o livro em si é uma aplicação prática do conceito de inteligência coletiva, conforme a apresentação na contra-capa:
"É a teoria dainteligência coletivalevada í s últimas consequências. Somos um grupo que acredita que juntos é possível fazer e ser melhor..."
Do Edubuntu