Caso Daniel Dantas: 4 coisas que saltam aos olhos de um leigo em Direito

Publicado em dom 20 julho 2008 na categoria Pessoais, Polí­tica

Sobre os últimos episódios do caso Daniel Dantas, cuja cobertura magistral pode ser lida no PHA, no Biscoito Fino e Nassif, só pra citar 3 blogues... há coisas que espantam e mesmo para um leigo em direito e rituais processuais como eu, salta aos olhos:

  • O Gilmar Mendes tem se comportado de modo indigno para a Presidencia do STF. Ele dá entrevista contra uma prisão e depois julga dois Habeas Corpus, atropelando o ritual processual, para beneficiar o investigado que diz, expliciamente, que "nos tribunais superiores ele se garante!"
  • Só no Brasil, advogado de defesa de réu e investigado sobre formação de quadrilha contra os sistema financeiro, corrupção ativa e passiva de políticos, jornalistas e juízes dá entrevista dizendo qual o Juiz que ele deseja. A que ponto chegamos... um réu quer determinar quem será o juiz! Quem são esses homems e que moral eles têm para desqualificar um Juiz hornado e corajoso como O Juiz De Sanctis?
  • No momento a única reserva moral deste País, é parte da Polícia Federal. A parte que não tentou obstruir as investigações que podem revelar e prender aqueles eventuais corruptores de Juizes, Governos e jornalistas (assim como revelar os mesmo...será que é isto que eles temem?). Dentro da parte ética, heróica e corajosa, incluí-se o Delegado Protógenes Queiroz.
  • Grande parte da chamada "grande(?) imprensa", em particular a Folha de São Paulo tenta de todo modo desviar a atenção do conteúdo do inquérito, isto é, das operações suspeitas do que pode ser a maior quadrilha do capitalismo brasileiro (TM Idelber).

Será que esta investigação acabará em Pizza? Se sim, ficaremos simplesmente resmungando na platéia?

[Atualização]

[/Atualização]

Quem viver verá!

Do Hardy Heron