Caso Daniel Dantas: 4 coisas que saltam aos olhos de um leigo em Direito
Publicado em dom 20 julho 2008 na categoria Pessoais, Política
Sobre os últimos episódios do caso Daniel Dantas, cuja cobertura magistral pode ser lida no PHA, no Biscoito Fino e Nassif, só pra citar 3 blogues... há coisas que espantam e mesmo para um leigo em direito e rituais processuais como eu, salta aos olhos:
- O Gilmar Mendes tem se comportado de modo indigno para a Presidencia do STF. Ele dá entrevista contra uma prisão e depois julga dois Habeas Corpus, atropelando o ritual processual, para beneficiar o investigado que diz, expliciamente, que "nos tribunais superiores ele se garante!"
- Só no Brasil, advogado de defesa de réu e investigado sobre formação de quadrilha contra os sistema financeiro, corrupção ativa e passiva de políticos, jornalistas e juízes dá entrevista dizendo qual o Juiz que ele deseja. A que ponto chegamos... um réu quer determinar quem será o juiz! Quem são esses homems e que moral eles têm para desqualificar um Juiz hornado e corajoso como O Juiz De Sanctis?
- No momento a única reserva moral deste País, é parte da Polícia Federal. A parte que não tentou obstruir as investigações que podem revelar e prender aqueles eventuais corruptores de Juizes, Governos e jornalistas (assim como revelar os mesmo...será que é isto que eles temem?). Dentro da parte ética, heróica e corajosa, incluí-se o Delegado Protógenes Queiroz.
- Grande parte da chamada "grande(?) imprensa", em particular a Folha de São Paulo tenta de todo modo desviar a atenção do conteúdo do inquérito, isto é, das operações suspeitas do que pode ser a maior quadrilha do capitalismo brasileiro (TM Idelber).
Será que esta investigação acabará em Pizza? Se sim, ficaremos simplesmente resmungando na platéia?
[/Atualização]
Quem viver verá!
Do Hardy Heron