Cobertura blogosférica da Campus Party ruim?!?
Publicado em sáb 16 fevereiro 2008 na categoria weblog, Cultura Nerd, Web 2.0, campuspartybr
A Profa. Suzana Gutierrez reclama, neste texto aqui, que tentou acompanhar a Campus Party pelo Livestream do Blogblogs e o resultado foi.... digamos assim, muito ruim:
E no final ela pergunta:
Alguém aí arrisca a falar sobre os porquês desta rarefação blogueira?
Eu tenho algumas hipóteses, que listo abaixo numa ordem qualquer de importância:
Ou você vive a experiência ou você trasmite a experiência! Fazer os dois bem me parece improvável!
Falta de um wi-fi decente oficial! A conexão com fio é ótima e rápida, mas não dá pra levá-la para todos os lugares. E os wi-fi disponíveis (todos extra-oficiais) estavam muuuuito lentos e falhando muito!
O Twitter é uma ferramenta ruim para fazer liveblogging e ainda por cima é muito mal usada! Pessoal fica chateando (usando para fazer chat e sendo chatos par quem acompanha de fora!) na mesma! Ou então tentando fazer flashmob!
O Tiago Dória usa o Tumblr que é mais adequado para live-blogging sem as limitações e os defeitos do Twitter.
Num evento de imersão como a Campus Party, os melhores textos só apareceram depois que a pessoa deixar o evento! Após a decantação das idéias e do espírito!
A Era da Informação nos trouxe esta coisa ruim do universo masculino... achar que tudo tem que ser rápido e que a superficialidade do texto (para transmissão de um evento!) pode, em tempo real, passar o espírito do mesmo! Não não pode Gutierrez!
O pessoal do Software Livre transmitiu vários eventos da trilha via streaming de vídeo! Puxaram um cabo, montaram a máquina e tá lá! É o melhor que se pode fazer!
Ao texto, cabe a reflexão! Os melhores textos sobre a Campus Party virão depois da mesma! Quem viver verá!
Sim, ainda estou decantando as minhas idéias :-)
Do Gutsy Gibbon