Declaração de Votos - 2010
Publicado em ter 28 setembro 2010 na categoria política
Aviso para os desavisados
Embora os gurus digam que não é aconselhável se afastar do tema central do blogue, não posso perder de vista que sou um cidadão e não um blogue! (parafraseando o Henrique C. Pereira!). Portanto, sinto que é oportuno contribuir para o debate político-eleitoral, declarando os meus votos|[bb]|
Introdução
Mantendo a tradição deste blogue (desde 2002) faço aqui minha declaração de votos (veja aqui a de 2006). A ideia nem é tanto convencer aqueles que já escolheram seus candidados, mas contribuir com argumentos para os que ainda estão indecisos.
Por mais óbvio que seja, é sempre bom reafirmar que minhas escolhas levam em conta minha visão de mundo particular. Você pode ter outras visões, não há nada de instrisicamente ruim nisto!
Seguem então, abaixo, minhas escolhas e meus argumentos. Algumas escolhas são tranquilas, outras foram por exclusão. Sim leitor, o mundo não é perfeito nem simples. Só quem não superou a "imaturidade política" acredita num mundo perfeito de escolhas sempre seguras e ideais!
Voto para Presidente
Eu continuo achando que é uma postura de "imaturidade política" escolher os candidatos apenas levando-se em conta aspectos pessoais do candidato: "Eu não vou com a cara do Candidato X" ou "Fulando não me passa confiança".
E por que? Porque a gestão de um Projeto Político de País é uma tarefa de um conjunto de pessoas (quadros políticos) e, também, de setores da sociedade comprometidos com este projeto.
O Presidente que tem um papel importante, é claro, de liderar este projeto - não o fará sozinho - mesmo que quisesse!
é aquela pessoa que irá liderar os melhores quadros políticos que levarão adiante os esmagadores avanços pelos quais o Brasil vem passando nos últimos 8 anos.
Pra mim, não há a menor dúvida, que esta pessoa é a Dilma Roussef! Voto certo e convicto!
E se você ainda precisa de argumentos mais detalhados (e matadores), o melhor texto é este aqui, do Celso Barros, do qual eu retirei o seguinte trecho (que fecha os argumentos):
"Certo, mas deve ter gente pensando, ah, mas ela é só uma tecnocrata, vai ser engolida pelos políticos (o bom é que essa mesma turma dizia que o Lula, por não ser um tecnocrata, ia ser engolido pelos políticos). Deve ter gente, à direita e à esquerda, com esperança de manipular a Dilma. A Dilma, no caso, é aquela menina que, aos vinte e poucos anos, inspirava respeito até nos caras do Doi-Codi, como se depreende dos documentos da época. Se quiser ir tentar manipular essa dona aí, rapaz, boa sorte, vai lá. Depois você conta pra gente como é que foi."
Votos para Senadores
Meu primeiro voto (líquido e certo) para senador vai para o Lindberg Farias. Político jovem, competente, experiente e, mais importante de tudo, dará apoio no Senado para que o Governo da Dilma não precise depender tanto do fisiologismo do PMDB!
Meu segundo voto, foi uma decisão mais difícil. Minha primeira opção seria o voto no Milton Temer, do PSOL. Ex-quadro do PT e uma pessoa brilhante na formulação de ideias e no debate político.
Infelizmente o PSOL tem sem mostrado um partido que parece ficar apenas rateando com palavras de ordem sem apresentar argumentos e proposta factíveis para uma alternativa a esquerda do PT. Uma pena!
Como sua campanha não deslanchou, votar nele seria dar uma chance para o azar de entrar um Cesar Maia com suas propostas conservadoras e um senador do DEM no Senado.
Então, no cálculo político, meu segundo voto para o Senado vai para o Crivela! Embora ele tenha algumas posturas pontuais conservadoras e seja ligado a Igreja Universal, se revelou um Senador no melhor estilo Republicano: Votou sempre nas melhores propostas para o Brasil. Ao contrário do fisiologismo do PMDB, é mais um voto para a base governista com um certo distanciamento do fisiologismo do PMDB.
Como se vê, não é voto tranquilo. É um voto difícil mesmo. Quem disse que a vida é sempre tranquila?
Antes que você pegue as pedras para me jogar pelo meu voto no Crivela, devo adiantar que eu também tinha um preconceito em relação a ele...
Há dois anos atrás a mãe da minha concunhada morreu e uma de suas filhas tinha trabalhado na casa do Crivela... No enterro, num cemitério humilde num final de tarde chuvosa, lá estava o Senador Crivela junto a no máximo umas 10 pessoas que velavam o corpo da senhora metendo o pé na lama para fazer as orações que tanto aquele povo que ali estava acreditam...
Um senador da república estava lá, prestando solidariedade a uma colaboradora anônima... sem alarde, sem imprensa, sem nada.
[/Historinha Pessoal]
[/Atualização]
Voto para Governador
Há motivos pra se votar no Sérgio Cabral, tanto quanto para não votar. Mas quais as alternativas? Gabeira? Está com o PSDB. Aliás, como de regra, o PV tem descambado cada vez mais para a direita! Em particular, o PV do Rio não tem quadros para governar! Seria apenas mais um governo do PSDB disfarçado.
Na área de Saúde e Educação o Governo Sérgio Cabral terá que melhorar muito pra ficar razoável. Então voto nele, também, para cobrar mais avanços área de Saúde e Educação.
E, mais importante, apesar destes problemas da Saúde e Educação, a sinergia entre Governos Federal, Estadual e Municipal tem trazido alguns avanços e algumas melhorias para todo o Estado.
Voto em Sérgio Cabral mais por exclusão das demais opções do que por mérito do Sérgio Cabral! Espero que ele faça uma segunda gestão melhor que a primeira no que diz respeito a Saúde e Educação.
Voto para Federal
Vou simplesmente copiar minha declaração de votos de 2006. Será meu terceiro voto nele!
"EDSON SANTOSé deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro, eleito com 105 MIL VOTOS, que o fizeram o MAIS VOTADO da coligação e o deputado negro mais votado do país nas últimas eleições."
Acho que Edson Santos dispensa maiores apresentações. Parlamentar gabaritado, experimentado e historicamente sempre ao lado dos setores progressistas da sociedade! Um Voto seguro, Edson Santos - 1311
Voto para Deputado Estadual
Fechando a votação, mais um voto seguro e certo: Carlos Minc.
Foto:Do Blogue do Minc
6 mandatos como Deputado Estadual, Ministro do Meio Ambiente e um militante da cidadania com qualidade de vida. Um quadro histórico,competente e militante do PT.
Concluindo
Sinta-se a vontade para ponderar minhas escolhas. Só peço que seja gentil e educado! E Viva a democracia! O Brasil vai continuar mudando para melhor :-)