Defesa Mestrado Profissional em Ensino de Física
Publicado em qui 03 abril 2008 na categoria Pessoais, Educação, Aprendizagem Colaborativa
Quase deixo de avisar...
Tese aprovada :-) Mas, ainda estou tonto com as críticas (justas e construtivas) da banca! Em breve disponibilizo a versão revisada!
[Atualização]
Dia 04/04/2008 d.C - 15:00h no CEFET-RJ/Maracanã, no auditório do 5 andar, Bloco E (só tem este auditório nesta andar).
Tema: Uso de Ferramentas Livres para apoiar Comunidades de Aprendizagem em Física
Banca:
- Dr. Daniel Gomes Sasaki - CEFET-RJ (Orientador)
- Dra. Marta Feijó Barroso - IF-UFRJ
- Dr. Sergio Amadeu da Silveira - Faculdade Casper Líbero
- Dr. Sergio Eduardo S. Duarte - CEFET-RJ
Neste trabalho apresenta-se o uso de Softwares Livres ou de Código Aberto (FOSS) para apoio e fomento de comunidades de aprendizagem em física. Defende-se a pertinência desta escolha, tanto em termos de políticas públicas, como em termos de contribuição teórica e prática para a construção de uma Escola Pública mais adequada à formação de cidadãos numa sociedade cada vez mais conectada. Descreve-se o uso de TICs, sob certos paradigmas tecnológicos, na construção e fomento de ambientes colaborativos de aprendizagem em física numa escola pública de ensino médio e as dificuldades inerentes à construção de uma cultura escolar de compartilhamento e colaboração.
Palavras-chave: Software-Livre; Código Aberto; Open-Source; Conectivismo; Comunidade de Aprendizagem; Aprendizagens Colaborativas.
Como de praxe, a defesa é pública. Qualquer um pode assistir.
PS: Se quiser saber o que é um mestrado profissional ou suas diferenças em relação ao mestrado acadêmico siga este apontador.
Do Gutsy Gibbon