Desembarcando do Whatsapp
Publicado em qua 20 janeiro 2021 na categoria Pessoais, Tecnologia
Nota para os sem tempo!
Vou direto ao ponto, para aqueles sem tempo ou paciência para maiores informações. Em 30/01/2021 vou desinstalar o whatsapp dos meus dispositivos móveis. Aqueles que tem o meu contato nesta rede poderão me alcançar, no mesmo número, via Telegram ou Signal. Essa é a informação pragmática que você precisa saber!
Motivos - ônus e bônus
Como amplamente noticiado, o Whatsapp mudará seus já abusivos termos de serviços de modo que a partir de 15/05/2021 ou você concorda em compartilhar seus dados ou não pode usar o aplicativo.
Como eu prefiro manter o controle sobre minha produção, comunicação e privacidade vou sempre preferir gerenciar a hospedagem da minha produção e, trocar de serviços, tantas vezes quantas forem necessárias para manter minha privacidade em primeiro lugar!
"Autodeterminação digital é uma competência política dos tempos atuais!"
Ônus
Eu sei que deixarei para trás muitos grupos no whatasapp que agregavam muito valor nas minhas relações pessoais e/ou profissionais. É um custo que, eu, acho barato para se pagar! Parodiando uma máxima do motociclismo: "Se eu preciso te explicar porque privacidade é importante, então você não está preparado para a explicação" (ou algo assim!). Mas se você quiser entender o tamanho do problema comece pelo documentário: "O dilema das redes".
Eu poderia aproveitar e convidá-los a migrar também! Mas não quero ficar como aqueles "recem-convertidos chatos" que ficam evangelizando sua nova "profecia de fé" em toda e qualquer situação :-) Assim, faça sua própria análise e siga o seu próprio caminho :-)
Bônus
Mover-se de uma situação de conforto (neste caso, já dominar um aplicativo e ter várias conexões no mesmo) para outro ecossistema tecnológico é sempre um bom motivo para treinar nossa habilidade de estar sempre aprendendo!
É isso, mantenha-se sempre em movimento e aprendendo! Cuidem-se! Nos vemos por aí nos espaços menos abusivos à nossa privacidade ou em espaços descentralizados da rede!
Afinal, a internet é a rede social!