Discurso da Oradora das turmas da manhã do Colégio Pedro II...

Publicado em sex 09 fevereiro 2007 na categoria Pessoais, Educação

...Unidade Escolar Engenho Novo II.

Para saber mais sobre o Colégio Pedro II, veja este verbete na Wikipedia!

Discurso proferido pela aluna Maíra Batista de Lara da turma 1303 (la creme de la creme!) em 05/02/2007, na cerimônia de formatura das turmas de terceira série do ensino médio (2006/7)!

O Discurso

Boa noite a todos

Seria usual iniciar falando “acabou”, mas tantos anos de Pedro II não caberiam somente nesse verbo. É claro que finalizamos uma etapa muito marcante de nossas vidas que nos gerou diferentes aprendizagens e experiências e contribuiu de modo decisivo para a formação do que somos hoje. Foram muitos anos e algumas fases da vida passadas aqui, não é um simples “acabou”. Na verdade, nas palavras do poeta João Cabral de Mello Neto, não estamos “nem na partida e nem na chegada, mas apenas em uma travessia”.

É inacreditável perceber o quanto mudamos e crescemos, em todos os sentidos, apoiados por essa escola. Todos os momentos que passamos dentro daqueles portões jamais serão esquecidos e hoje saem do nosso cotidiano e entram na nossa história. Alguns serão recordações maravilhosas, outros nem tanto...

Tivemos alguns problemas, como as greves, em conseqüência do abandono do colégio por parte dos governos, mas isso, por outro lado, nos fez lutar pelo Pedro II e desenvolver nossa consciência cidadã. A construção do prédio anexo também foi uma conquista, como sofremos sem a quadra e com os transtornos da obra, até que, finalmente, ele ficou pronto e pudemos usufruir dele.

Desenvolvemos amor por essa escola e por todos que fizeram parte desta trajetória, professores, funcionários e os amigos! É, a amizade! Amizades fortes e verdadeiras que juramos nunca perder e sempre levaremos conosco para o resto da vida. Sentiremos muita saudade das confusões e brincadeiras de todos os dias, da bagunça nos corredores e das conversas na sala que acabavam com a paciência de qualquer inspetor e professor. É a saudade, esse sentimento que inevitavelmente está conosco nesse momento!

Os professores então? Estes junto com as nossas famílias, são os grandes responsáveis por estarmos aqui hoje, só temos a agradecer, muito obrigado “queridíssimos”- como diz nossa professora Adriana - por tudo! Tudo mesmo, muitos de nós entramos aqui sem saber ler e escrever, ainda bem pequenos e hoje graças a vocês sairemos daqui com conhecimentos que vão além das matérias ensinadas, vocês nos deram aulas de vida, por isso muito obrigado! Aos funcionários também, todos foram parte essencial de nossa trajetória! Acredito que as bibliotecárias sentirão saudades nossas.

As nossas famílias então, nossos pais que sempre estiveram ao nosso lado, que cobravam o nosso boletim, que nos proibiam de sair se não estudássemos... eles só queriam – e nós sabemos disso - o nosso bem e por tudo isso muito obrigado também a vocês!

“É claro e evidente”, como diria a professora Marília que hoje, dia 5 de fevereiro de 2007, dois sentimentos distintos estão presentes em nós: a felicidade e a tristeza. Felicidade por termos conseguido; quantas vezes de manhã nos sábados ensolarados não acordávamos pensando em faltar aula para ir à praia, ou durante uma prova de química não imaginávamos quando aquilo iria acabar, ou ainda, acreditávamos que não agüentaríamos até o fim com tantos trabalhos, provas, testes...

Pois é terminou, e junto veio a nossa tristeza de abandonar a nossa tão conhecida rotina e descobrir uma nova realidade para qual fomos preparados durante todos esses anos. “Aposto ½ bala Juquinha”, como diz nosso professor Sérgio, que sentiremos muita saudade e seremos como uma daquelas pessoas que sempre nos paravam na rua, quando estávamos uniformizados para dizer que já estudaram no Pedro II, ou para nos dar parabéns ou ainda simplesmente para cantar a tabuada!

Bom, é por isso que agora ao vestirmos esse uniforme pela última vez digo: “parabéns, ex-alunos do colégio Pedro II!”.

¡Adiós!

Au revoir!

Good bye!

Adeus !

Finalmentes

Daqui a 4 anos, se precisar de uma advogada, já sei a quem procurar :-)

Sucesso Maíra!

Do Edgy Eft