Discurso de Formatura de Aluna do CP2 Engenho Novo II

Publicado em sex 02 janeiro 2004 na categoria Pessoais, Educação

No dia 22/12/2003 ocorreu a formatura das turmas de 3 série E. M do Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo II. Das 8 turmas que se formaram, 4 foram minhas. E 3 das 4 trabalhei com eles desta a 1 série...Um momento especial na formatura foi o discurso da Oradora das turmas do turno da manhã... Com a autorização da oradora, Gabriela Werneck, publico o discurso na í­ntegra. Talvez, fora do contexto, ele pareça só mais um discurso. Mas pra quem viveu estes últimos três anos com estes meninos e meninas, é um momento mágico...

formatura

=============Iní­cio da Cópia===============

" O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. “ (Fernando Pessoa)

Essa frase de Fernando Pessoa retrata bem o importante momento pelo qual estamos passando.

Intenso. Inexplicável. Incomparável. Assim foi esse tempo em que estivemos unidos. Um período no qual descobrimos o mundo: estudamos, brincamos, aprendemos, sorrimos... Juntos, alunos, funcionários e professores vivemos intensamente muitos momentos alegres, produtivos, positivos e inesquecíveis. Momentos esses que, sabemos, permanecerão em nossas vidas, como uma marca muito agradável em nossos corações. Cativamos e fomos cativados.

Responsabilidade aprendemos a ter também. Responsabilidade com nossas palavras, com nossas atitudes... com toda a nossa vida, enfim. Responsabilidade, ao contrário do que muitos dizem, é liberdade. Liberdade de escolher nosso próprio caminho e de defender de maneira racional interesses em prol da coletividade, pois tivemos verdadeiras lições de uma arte chamada polí­tica. Liberdade de trilhar veredas possí­veis e impossí­veis. Escolher o destino. O futuro. Nossa escola nos preparou para isso. O que somos hoje é, em grande parte, fruto do caminho percorrido durante todos esses anos em nosso adorado Pedro II. Não temos medo do que virá.

É importante não nos esquecermos de onde viemos e que mudanças sofremos ao longo desses desafiadores e, muitas vezes, dolorosos anos. Dolorosos sim, pois assistimos a algumas tentativas de baixar o padrão de ensino desta instituição. Talvez não tenha sido pior graças a grandes professores que tivemos, que não só se preocuparam em cumprir suas obrigações profissionais, mas souberam defender a qualidade dos ensinamentos - cada um com sua abordagem e sua filosofia de vida. Somos sinceramente gratos.

Tivemos a oportunidade de conviver com todo tipo de pessoas. Dentre elas, muitos alunos destacaram-se . Alguns como questionadores; outros, pela capacidade de expressão e liderança; outros primaram pela organização e pontualidade. Há também aqueles que foram verdadeiros exemplos de dedicação e persistência. E como não poderia faltar, aqueles responsáveis por alegrar todas as aulas e motivar os amigos.

Ah, as amizades... Essas, não precisamos nem comentar, pois sem dúvida são sinceras repletas de carinho e dedicação. E a todos esses queridos amigos com quem não conviveremos mais diariamente nessa nova fase da vida, só temos a dizer muito obrigado. Até mesmo nos momentos de adversidade, aprendemos. Aprendemos a ser mais humildes e a trabalhar em equipe.

E nesse momento tão importante, gostarí­amos de homenagear, e também de recordar certas manias e momentos inesquecíveis de nossos queridos mestres.

Quem não se lembra do famoso mapa suleado do professor Sérgio de Fí­sica ? e das provas com "consuta" ? O professor Lázaro e o seu famoso DETERMINE, além é claro do seu misterioso caderninho vermelho, que provocava suor de muitos que conversavam durante a aula. Não podemos esquecer da ilustre esposa do nosso professor Osni ( coitada, ela vivia apanhando não é ? ) Não podemos negar que morremos de vontade de conhecê-la. A professora Marí­lia de Matemática, sempre acompanhada das últimas tecnologias como, por exemplo, seu apagador elétrico. E de todas essas manias, uma, em especial, ficou nitidamente registrada em todos nós: a mania de ensinar, de se dedicar, de transmitir aos seus alunos conceitos úteis e duradouros, de se empenhar ao máximo. É nosso desejo que fique aqui registrado um muito obrigado por essas aulas tão gostosas, divertidas e bem trabalhadas de que pudemos usufruir. Estamos convictos de que todas essas experiências podem ser proveitosas para enriquecer nosso aprendizado como seres humanos e servem de modelo para o que devemos e o que não devemos repetir. Muito obrigado, mestres, por dividirem conosco os ensinamentos, e esculpem a conversa e a agitação "eles" fazem parte da idade.

Para finalizar, gostarí­amos de enfatizar que esse momento não é um momento de tristeza porque nos despedimos. Não; esse é um momento de reflexão, de aceitação. De olhar para frente. Um momento de admitir que a vida de cada um de nós é feita de fases. Tudo muda. O mundo muda; mudamos nós. Amadurecemos, e não envelhecemos, só envelhece quem quer. Nossas prioridades mudam e mudarão; nossa leitura de mundo, também. Devemos não nos entristecer porque as coisas acabaram, e sim agradecermos porque elas existiram. Aliás, nada aqui acabou; muito pelo contrário. Esse é tão somente o começo, o ponto de partida para uma geração com vontade e disposição para mudar as coisas. Mudar a própria sina, mudar a realidade que nos cerca. Chegou a vez dessa geração, da nossa geração, mostrar para o mundo lá fora que tipo de ensinamento que recebemos. Chegou a hora e a vez de mostrar nossa cara, nossa cara de orgulho por ter sido aluno do Colégio Pedro II. Ou melhor, uma vez Pedro II, eternamente Pedro II.

Nossa formatura é um momento de orgulho em nossas vidas, um acontecimento feliz e inesquecí­vel, abrilhantado por momentos de profundo contentamento, alegrias e grandes esperanças para o futuro.

Obrigada, pais, mestres, funcionários, amigos, alunos. Não diremos adeus, e sim um “até qualquer dia "! Ou ... Pedro II tudo ou nada ...

As alunas Amanda Alves, Andressa Spata, Carolina Reigada, Letí­cia Loss e Marian Affonso contribuí­ram para o aperfeiçoamento deste discurso.

Obrigada ( Maria Gabriela Werneck Rohe - Turma 1303 - Rio 22/12/03 )

=============Fim da Cópia===============

Espero receber em breve o cartãozinho do consultório da futura Dra. Gabriela Werneck Rohe!!!

...

Webring

#Academia .:. 10 janeiro 2025 - #AcademiaAlegria do dia. A nota final do TCC da especialização...

Ursula K. Le Guin e anarquismo .:. 10 janeiro 2025 - Segue a tradução de uma entrevista com a escritora...

Compartilhando isso aqui só por conta do título idiota. Como assim Folha? A ecologia trata das rel... .:. 19 dezembro 2024 - Compartilhando isso aqui só por conta do título idiota....

...