Duas dicas (óbvias) para quem usa, também, netbooks

Publicado em seg 20 outubro 2008 na categoria Tecnologia, Cultura Nerd

Pra quem usa um notebook ou netbook como segunda máquina de trabalho pode ter alguns cuidados, que embora sejam óbvios, sempre é legal relembrar(?)/destacar!

Este texto além de documentar, para uso próprio, estas duas dicas serve também para compartilhar estas dicas e, mais importante de tudo, receber outras que eu ainda não esteja utilizando :-)

Dica óbvia 1 - Mantenha tudo sincronizado

Mantenha tudo sincronizado com sua primeira máquina ou, se for o caso, com um servidor. Se você não cometeu a bisonhisse de colocar XP no seu netbook sabe que pode manter, de modo incrivelmente simples, suas máquinas sincronizadas. Com uma conexão rápida para a primeira sincronização e usando até conexões lentas para as demais sincronizações.

O script a seguir, que roda em qualquer *nix, mantém sua pasta /home (ou outra que queira) sincronizada com um segundo computador ou com um servidor (se o seu servidor de hospedagem permite acesso via ssh):


#!/bin/bash
#
# Créditos: Sérgio F. Lima
# Mantém disco do eee-pc sincronizado com servidor Dreamhost
# Baseado nas dicas e tutoriais contidos em

rsync -avzP --exclude="~" --delete-after --progress --rsh="ssh -l sergio" /home/sergio/ oigreslima@7up.dreamhost.com:/home/oigreslima/eee-pc

As opções do rsync

  • z - Envia os dados comprimidos (Dica do Mitre)
  • P - Ativa começar de onde parou se a conexão cair! (Idem acima)
  • --exclude="~"- exclue arquivos de backup (você pode excluir vários outros arquivos ou pastas!). Como você deve ter notado eu só exclui estes arquivos.
  • --delete - o que você apagar no seu netbook será apagado na máquina espelho!
  • troque "oigreslima" pelo seu usuário no servidor!
  • troque "7up.dreamhost.com" pelo endereço ou IP do seu servidor/computador. Por exemplo, para sincronizar com o Desktop de casa eu coloco "192.168.1.x", que é o IP do Desktop!
  • Troque "/home/oigreslima/eee-pc" pela pasta onde você desejará espelhar seu netbook.

Salve o script com um nome sugestivo: espelha-eeepc.sh

Dê permissão de execução:


$ chmod +x espelha-eeepc.sh

para rodá-lo, na linha de comando faça:

$ ./espelha-eeepc.sh

Se tem ojeriza a linha de comando, pode criar um atalho para o mesmo e colocar na sua interface gráfica :-)

Dica óbvia 2 - Aumente o tempo de vida de sua bateria

Quando for trabalhar em casa, na Escola, na faculdade, no escritório ou em qualquer lugar onde tenha uma tomada por perto, tire a bateria e trabalhe só com a tomada ([STRIKEOUT:preferencialmente ligada] se você tiver um nobreak != estabilizador para ligar!).

Há dois motivos para que eu faça isto:

  • Motivo 1 - O número de ciclos de carga/recarga da bateria é finito (2º Lei da Termodinâmica te explica!). Usando a tomada vou demorar mais a alcançar este número de ciclos! Isto é, minha bateria (um dos itens mais caros do dispositivo) vai durar mais tempo!
  • Motivo 2 - Deixar a bateria fora do notebook quando tenho uma tomada por perto evita que ela fique exposta ao calor produzido pelos netbooks! Sim, a bateria exposta a temperaturas elevadas diminui seu tempo de vida! Novamente a 2º Lei da Termodinâmica explica. Os ciclos de carga e descarga se aproximam mais de um ciclo reversível ideal quanto menores forem as temperaturas!

É claro que a segunda dica pode ser desconsiderada se o seu "modo paranóico" ou "modo eu penso no Planeta" estiver sempre desligado :-)

Qual a sua dica?

E se você tem uma dica legal que tem usado, deixe-me saber! Use os comentários ou escreva um texto no seu blogue e mande um trackback, e-mail, sinal de fumaça, etc...

DoUbuntu eee

...

Webring

#Academia .:. 10 janeiro 2025 - #AcademiaAlegria do dia. A nota final do TCC da especialização...

Ursula K. Le Guin e anarquismo .:. 10 janeiro 2025 - Segue a tradução de uma entrevista com a escritora...

Compartilhando isso aqui só por conta do título idiota. Como assim Folha? A ecologia trata das rel... .:. 19 dezembro 2024 - Compartilhando isso aqui só por conta do título idiota....

...