Ei! O Meio Bit quer ouvir a sua opinião!

Publicado em qui 22 fevereiro 2007 na categoria weblog, Cultura Nerd, Web 2.0

Introdução

O Meio Bit está convidando os seus leitores para que façam uma resenha sobre o mesmo e apontem no que eles podem melhorar. Eu já escrevi algo sobre o Meio Bit, mas agora posso sistematizar sugestões, do que julgo que possa melhorar no mesmo. A principal motivação nem é o apontador do Meio Bit (já recebi duas vezes antes e realmente aumenta o número de acessos!), mas sim, a possibilidade de melhorar a experiência dos leitores (onde eu me incluo!) com o Meio Bit (Eu não vou ficar chateado se ganhar o pendrive também!). Então vamos lá. Primeiro a resenha, depois o que julgo que possa melhorar:

A Resenha

O Meio Bit é um portal noticioso sobre informática e tecnologia bastante eclético. Fala de hardware, software, cibercultura, jogos, tecnologia e últimos acontecimentos de tecnologia e/ou ligados a ela. Neste sentido é excelente, pois sempre haverá conteúdo para vários gostos e preferências. Entretanto não existe uma maneira simples de filtrar todo esse enorme fluxo de informação. Não chega a ser um problema.

Seus colaboradores (regulares e esporádicos) são excelentes. Pode-se discordar de uma ou outra posição, mas acho isso normal e saudável. A cobertura das novidades é quase sempre completa, embora eu tenha ficado surpreso por não terem escrito uma única linha sobre o boo-box (acontece!). É um sitio, que quem gosta e se interessa em acompanhar a cena da tecnologia atual, deve ter nos seus favoritos e assinar o seu feed! Parece estar mais focado em noticiar os fatos/novidades/curiosidades do que em analisá-los, o que não é nenhum demérito. Há sempre uma visão pessoal nas notícias o que dá a identidade do sítio. Eu acompanho e recomendo, mas como tudo que existe, sempre pode melhorar. Eis então as minhas sugestões!

O que eu acho que o Meio Bit pode melhorar

Primeiro de tudo: Habilitem otrackback! Chega a ser constrangedor pedir que os leitores avisem por e-mail sobre a resenha do Meio-Bit, quando existe tecnologia para fazer isto automaticamente. Leitores que desejem reverberar uma notícia ou acrescentar algo a discussão ganhariam muito com esta funcionalidade!

Terminem de escrever o "sobre" do sítio! É uma questão básica de usabilidade. Melhora a confiabilidade do sítio saber quem é o seu time de colaboradores diretos e esporádicos! Conhecer o foco do sítio, o que ele pretende e outros quetais que ajudam o leitor a comprender porque enfoca mais um assunto e menos outros, ou porque cobriu um assunto e não outro e etc...

Dêem alguma atenção ao formulario de contato ou então retirem ele do sítio! Por duas vezes usei o formulário para perguntar qual é a URL dos trackbacks e, até agora estou esperando a resposta! Se jugam que é difícil responder ao volume de mensagens, então tirem o apontador do mesmo. Ao menos não terão leitores chateados com a falta de resposta!

Seria desejável, mas não chega ser um defeito, que houvesse feeds por categorias! Eu não me interesso por games, então essas notícias, para mim especificamente, são ruídos. Para outros leitores são o file-mignon! Portanto, feeds por categorias, seria um agrado a mais para todos (ao menos para os leitores que usam leitores de feeds)! Claro que isso é um luxo. Mas já que perguntaram, não custa avisar que existe esta demanda :-)

Esta última sugestão é bem subjetiva, portanto pode ser que esteja mesmo fora do escopo do sítio. Mas como eu não sei ao certo qual é o escopo do Meio Bit (não há um sobre) eu vou propor mesmo assim: Mesclem um pouco artigos mais analíticos com os noticiosos. Como a quantidade de notícias no Meio Bit é enorme, há espaço para textos mais argumentativos!

É óbvio que são apenas sugestões. Vocês devem implementar somente aquelas que estejam dentro do "projeto" do sítio!

PS: Excelente iniciativa ouvir os leitores, bem Web 2.0 :-)

Do Edgy Eft

...

Webring

Lobos da eternidade .:. 30 novembro 2024 -

New note by aracnus .:. 29 novembro 2024 - Muito obrigado, @Luiz Fernando de Lima e @P_L.yml...

Main / Certificados .:. 29 novembro 2024 -

...