Fui plagiado, o que faço agora?
Publicado em qui 25 setembro 2008 na categoria Tecnologia, Cultura Nerd, Web 2.0
"Todo ecossistema tem seus parasitas..."
OBS:10/09/2008. Mas fiquei esperando o desenrolar de um procedimento para ilustrar o tema com um estudo de caso! Por isso só agora estou publicando o mesmo! O tema não é inédito, abordagens bem completas sobre o tema podem ser vistas aqui (blosque.com), aqui (Digitalpaperweb.com.br) e etc.
Introdução Rápida
Não tem jeito, está na rede (ou mesmo fora dela), mais cedo ou mais tarde você será plagiado! E depois da raiva (legítima), do "piti" básico que se costuma fazer, você pode (ou não) desejar fazer alguma coisa mais efetiva contra o plágio.
Abaixo eu coloco um roteiro mais ou menos didático para você poupar o seu tempo e automatizar os procedimentos. É copiar e colar (dá uma editada onde for o caso) e vida que segue, até a próxima vez :-)
Sim, é pra você copiar, remixar e usar!
[/Aviso]
O Roteiro
O roteiro é apenas uma descrição mais detalhada e pragmática desta sugestão que rolou na lista de discussão blogosfera, dada pelo Jânio Sarmento.
Primeiro Passo, 90%* dos casos se resolvem aqui!
* Não fiz uma pesquisa, 90% é só uma metáfora!
Entre em contato com o autor do plágio, educadamente, e peça a retirada do texto completo por violar a Lei 9610 (dos Direitos Autorais) ou por violar a sua licença particular de distribuição! Ou então peça que ele ajuste o texto às exigências de sua licença de distribuição!
Abaixo uma sugestão de texto:
Detentor dos Direitos de Uso do Conteúdo
Segundo passo, o mal-intencionado ignorou o seu contato amigável, Contate o Fornecedor da Infra-estrutura
O seu plagiador é do tipo distraído ou se fez de morto? Vamos para o plano B!
Entre em contato com o fornecedor de infra-estrutura do seu plagiador: serviço de hospedagem, Portal, Serviço de monetização utilizado, etc e reporte com o máximo de detalhes (data, endereços, medidas já tomadas, etc) e exija que as medidas cabíveis sejam tomadas com a máxima urgência!
Lembre-lhes que, respingos de uma ação legal, após a comunicação do crime ao fornecedor da infra-estrura, poderão ocorrer! E você não gostaria de ver isto acontecer, pois você é um cara bem legal!
Para plagiadores que usam o blogger as instruções de como proceder estão aqui!
Para plagiadores que usam o wordpress as instruções de como proceder estão aqui!
Para plagiadores que usam o Adsense as instruções de como proceder estão aqui.
Para outros serviços, você deverá procurar como proceder, desculpe eu não sou o google :-(
Terceiro passo, Você está lidando com um gangster!
Se os dois passos anteriores não resolveram o seu problema, avalie se os prejuízos (tangíveis e intangíveis) compensam os custos e aborrecimentos que você terá daqui por diante!
Acha que vale a pena? Então contrate um bom advogado (preferecialmente com experiência em direito digital) e cobre tudo que o meliante furtou, mais indenização por danos morais, e, se possível, documente todos os procedimentos!
Lance um livro :-) Ou compartilhe o caminho das pedras! Quanto mais visiblidade dermos a ações bem sucedidas contra o plágio (não "pitis infantis e inúteis"), menos plágio tenderão a ocorrer!
Uma Aplicação da Receita
No dia 09/09/2008, o Ten Alexandre Sousa me contactou via e-mail para informar um caso de plágio ao meu conteúdo (Valeu Alexandre!):
Abaixo uma cópia da tela do Plágio:
Clique na Imagem para abrí-la maior e em outra página
Abaixo uma cópia da tela do texto original:
Clique na Imagem para abrí-la maior e em outra página
Clique na Imagem para abrí-la maior e em outra página
Abaixo uma cópia do comentário feito no dia 09/09/2008, seguindo o passo 1, descrito acima, numa versão simplificada:
Clique na Imagem para abrí-la maior e em outra página
Abaixo a resposta ao passo 1!
Imagem com intenção de passar a idéia de silêncio... nenhuma resposta !
O plagiador não respondeu até o prazo final dado (1 dia!) :-(
Seguimos então para o plano B... sim, este é um caso fora da curva :-)
Abaixo o texto enviado para o Google/Blogspot, relatando a violação dos termos de serviço do google (e violação da Creative Commons):
Clique na Imagem para abrí-la maior e em outra página
Resposta do Google
Um dia após o envio da comunicação acima (10/09/2008), recebi no mesmo dia (do Google) a informação de que comunicação de violações de direito autoral não podem ser feitas por e-mail.
Um documento assinado por você deve ser enviado por carta ou por FAX para um endereço/número no EUA.
Após o envio por FAX (meu caso)(19/09/2008) recebi um email do Google informando terem recebido o FAX:
The Blogger Team"
Portanto seja paciente! É razoável que para evitar problemas por comunicações falsas de violação de direitos autorais, a Google faça uma investigação cuidadosa e não apressada!
E finalmente, 6 dias após este e-mail... o google retirou a página do ar!
"
"Como saber quem hospeda o site do plagiador? No blog http://www.online-tech-tips.com encontrei esse site que responde para você: http://www.whoishostingthis.com/
O post é esse, que parece ter sido traduzido automaticamente: http://www.online-tech-tips.com/web-site-tips/how-to-find-out-who-hosts-a-web-site-web-hosting-company/pt/
http://www.whoishostingthis.com
Fica aí a dica para seus leitores!"
[/atualização - Dica doAlexandre de Souza]
http://www.ipaddresslocation.org/
Também uso esse site para saber de e-mail de administradores de host para poder informá-los de que armazenaram vírus nos computadores deles.
[/Atualização - Dica doLucho]
Bônus
gostou. Aliás, um exceletente blogue:
Considerações Finais
Em condições normais de temperatura e pressão eu não passaria do passo 1. Principalmente para um blogue irrelevante como este que plagiou um texto meu! Não vale o esforço! Só o fiz neste caso, para ilustrar este passo-a-passo!.
O produtor de conteúdo deve, antes de tudo, avaliar se o esforço despendido para "vencer" o plagiador não terá se transformado numa vitória de Pirro!
Uma solução mais eficaz seria uma lista centralizada de casos de plágio! Mas isto não é tarefa trivial e ainda falta maturidade a nossa blogosfera (ou nossas blogosferas) para que algo desta envergadura possa ocorrer!
De qualquer modo, está aí minha contribuição para o caminho das pedras contra o plágio!
Do Hardy Heron