História se repete de pai para filha

Parte I - O Pai

Em 2106, após a bem-vinda crise dos 40 eu entrei para o motoqueirismo e, para isso, era necessário fazer o exame para obter a habilitação A (para pilotar motos, ciclomotores e triciclos).

Não foi fácil para mim! Mesmo me preparando, fazendo os simulados, na hora da …

Sérgio F. Lima qua 21 julho 2021

Parte I - O Pai

Em 2106, após a bem-vinda crise dos 40 eu entrei para o motoqueirismo e, para isso, era necessário fazer o exame para obter a habilitação A (para pilotar motos, ciclomotores e triciclos).

Não foi fácil para mim! Mesmo me preparando, fazendo os simulados, na hora da prova, o nervosismo batia e eu reprovei no exame 4 vezes!

Na 5º tentativa uma coisa diferente, pequena e trivial aconteceu. Uma candidata, da mesma autoescola, que fez a prova (e passou) instantes antes de mim, na hora que fui chamado, me desejou boa sorte e me entregou uma bala de café!

Não lembro o nome nem a fisionomia da menina! Lembrou do gesto! Boa sorte e me entregando a bala de café!

Bala de Café

Fui para a fila do exame, tirando a bala de café da embalagem, e comecei a chupar a bala :-)

Por incrível que pareça, esqueci que estava num exame e consegui, finalmente, ser aprovado e obter a habilitação para pilotar!

Parte II - A Filha

Corta a cena e rola a linha do tempo para 2021! Minha filha mais velha resolve tirar a habilitação para moto, também! Enfim vou poder realizar um sonho que tenho no motoqueirismo...

E, a história se repete. Ela faz o curso, faz os simulados, vai bem nos mesmos, mas na hora da prova... reprovação! Mas nossas filhas e filhos são sempre melhores do que nós! E, com ela, a reprovação ocorreu apenas 2 vezes!

Ocorre que um dia antes da sua terceira tentativa, eu fui a uma loja de balas e comprei vários tipos de bala (100 gramas de balas sortidas), inclusive a bala de café :-)

Na véspera da prova, contei pra ela [pela centésima, porque já tinha contado várias vezes, coisas de velho:-)] o lance da bala, e falei para ela chupar a bala perto da hora do exame!

Não sei exatamente qual foi a bala que ela consumiu, mas felizmente, em sua terceira tentativa ela foi aprovada no exame de habilitação para pilotar motos!

Filosofia de botequim

Qual é a magia ou a moral da história? Não são as vitórias ou derrotas que importam! Muitas vezes nosso foco está no problema ou na batalha! Mas se nós nos preparamos, se nós fizemos o nosso melhor, basta desviar o foco do resultado e curtir a jornada!

A bala foi apenas uma estratégia para tirar o foco (meu e da minha filha) do medo ou ansiedade pelo resultado do exame! O que importa mesmo é fazer o nosso melhor! Uma hora o resultado vai chegar!

Que bons ventos possam acompanhar minha filhota no motoqueirismo!

filhota no salão de motos 2018

Filhota linda no salão de motos 2018

...

Webring

New note by apfisica .:. 15 outubro 2024 - A pessoa que elaborou estas questões e a pessoa que...

New note by aracnus .:. 15 outubro 2024 - Interessante discussão (na verdade apresentação de...

Microblog no fediverso .:. 13 outubro 2024 - Publicações no fediverso — rede social descentralizada1...

...