História se repete de pai para filha
Publicado em qua 21 julho 2021 na categoria Pessoais
Parte I - O Pai
Em 2106, após a bem-vinda crise dos 40 eu entrei para o motoqueirismo e, para isso, era necessário fazer o exame para obter a habilitação A (para pilotar motos, ciclomotores e triciclos).
Não foi fácil para mim! Mesmo me preparando, fazendo os simulados, na hora da prova, o nervosismo batia e eu reprovei no exame 4 vezes!
Na 5º tentativa uma coisa diferente, pequena e trivial aconteceu. Uma candidata, da mesma autoescola, que fez a prova (e passou) instantes antes de mim, na hora que fui chamado, me desejou boa sorte e me entregou uma bala de café!
Não lembro o nome nem a fisionomia da menina! Lembrou do gesto! Boa sorte e me entregando a bala de café!
Fui para a fila do exame, tirando a bala de café da embalagem, e comecei a chupar a bala :-)
Por incrível que pareça, esqueci que estava num exame e consegui, finalmente, ser aprovado e obter a habilitação para pilotar!
Parte II - A Filha
Corta a cena e rola a linha do tempo para 2021! Minha filha mais velha resolve tirar a habilitação para moto, também! Enfim vou poder realizar um sonho que tenho no motoqueirismo...
E, a história se repete. Ela faz o curso, faz os simulados, vai bem nos mesmos, mas na hora da prova... reprovação! Mas nossas filhas e filhos são sempre melhores do que nós! E, com ela, a reprovação ocorreu apenas 2 vezes!
Ocorre que um dia antes da sua terceira tentativa, eu fui a uma loja de balas e comprei vários tipos de bala (100 gramas de balas sortidas), inclusive a bala de café :-)
Na véspera da prova, contei pra ela [pela centésima, porque já tinha contado várias vezes, coisas de velho:-)] o lance da bala, e falei para ela chupar a bala perto da hora do exame!
Não sei exatamente qual foi a bala que ela consumiu, mas felizmente, em sua terceira tentativa ela foi aprovada no exame de habilitação para pilotar motos!
Filosofia de botequim
Qual é a magia ou a moral da história? Não são as vitórias ou derrotas que importam! Muitas vezes nosso foco está no problema ou na batalha! Mas se nós nos preparamos, se nós fizemos o nosso melhor, basta desviar o foco do resultado e curtir a jornada!
A bala foi apenas uma estratégia para tirar o foco (meu e da minha filha) do medo ou ansiedade pelo resultado do exame! O que importa mesmo é fazer o nosso melhor! Uma hora o resultado vai chegar!
Que bons ventos possam acompanhar minha filhota no motoqueirismo!
Filhota linda no salão de motos 2018