Instalando Ubuntu no Acer TravelMate 2423WXCi
Publicado em ter 25 abril 2006 na categoria Pessoais, Software Livre, OpenSource, Linux, Tecnologia
Na necessidade de fazer um upgrade de máquina, optei por um pouco de mobilidade. Estive na dúvida entre radicalizar e adquirir um Ibook G4, uma vez que os seus preços estão caindo devido aos novos lançamentos da Apple ou continuar na plataforma dos PCs.
Mas uma busca na rede me revelou que, para uma plataforma de hardware fechada, as minhas dificuldades para instalar o Ubuntu e usufluir o máximo do hardware, gastaria muito tempo hackeando... assim, levando em conta também o meu orçamento, adquiri um Acer TravelMate 2423WXCi (com 512MB de RAM). Simples e adequado ao meu bolso e às minhas necessidades!
Eu realmente me preparei espiritualmente e mentalmente para ler muita documentação para tudo funcionar a contento. E devo confessar que fiquei espantado com a extrema facilidade com que a instalação aconteceu!
Instalando o Ubuntu Dapper Drake Flight 6
Pré-Instalação
Baixei a última versão de testes do Ubuntu (Essa versão só será lançada oficialmente em junho) conhecida como Dapper Drake Flight 6.
Queimei um CD com esta versão e peguei o meu Live-CD do Kurumin. Com o Live-CD do Kurumin (versão 5.0, mas já está na versão 6.0) fiz um boot pelo CD, e como era de se esperar, tudo ocorreu muito bem.
Dentro do Kurumin usei o Gparted para reparticionar meu HD de 40 GB com o Windows XP instalado (usando NTSF como sistema de arquivo). Eu preferi particionar com o Kurumin, pois o Gparted é uma ferramenta gráfica, poderia usar o particionador em modo texto, do instalador do ubuntu...
Particionamento
Esta etapa não é obrigatoria. Poderia simplesmente escolher apagar o windows xp e instalar o Ubuntu! Mas, já que no preço do notebook está incluído o preço da licença OEM do windows... acho que não faz mal nenhum deixar ele por lá. Um segundo motivo (menos importante) para deixá-lo por lá, é para poder fazer alguns estudos/testes de integração/migração entre estas plataformas...
[/Atenção]
Reduzi o tamanho da partição NTFS de 40 GB para 8,6 GB (já me arrependi, poderia ter deixado o windows só com 5 GB!). Com o espaço que sobrou criei 3 partiçoes: Uma FAT com 13,8 GB, para arquivos e que fosse visível pelos dois sistemas (mas incrivelmente o windows não está enxergando esta partição... não é um problema por enquanto!). Uma partição o de 5.1 GB com reiserfs para o Ubuntu (arquivos do sistema). E uma partição de 9,8 GB para a pasta /home (arquivos dos usuários no GNU-Linux).
A vantagem de partições separadas para os arquivos dos usuários (a partição fat e a /home) é que upgrades são feitos sem que se perca todas as configurações no Linux (caso da /home numa outra partição) e no caso do windows, evita-se perda dos arquivos no caso de problemas com necessidade de reformatar o disco...
No final desta etapa fiquei com a configuração o abaixo:
Clique na imagem para vê-la ampliada
Obs: Ao contrário do que indica a literatura eu não criei uma partição swap! Esqueci... ;-( Só terei problema se precisar rodar muitas aplicações ao mesmo tempo! Até agora não percebi nenhum problema ;-) Mas em hipótese nenhuma faça isso em sua casa sem um adulto por perto!
[/Atualização]
Após o re-particionamento do HD feito no Kurumin rebooto o computador agora com o CD do Ubuntu na bandeja (drive de CD)!
Instalando
Optando pelo boot via CD, não tem mistério. Ele pergunta pelo idioma da instalação e depois se quero usar uma configuração padrão (apagar as partições existentes) ou se quero criar minha própria configuração.
Escolho minha própria configuração, que foi aquela já descrita anteriormente, e ao final do processo, vídeo (já com a configuração correta: 1280 x 800), som, rede, rede sem fio, drive de cd/dvd, usb, etc...tudo funcionando.
Após o pppoeconf já estou acessando a internet via adsl.
Depois, com o synaptic (ferramenta gráfica para instalação de programas) instalo os meus programas preferidos e de "produção" que não estão na instalação básica: Kile (Editor de Latex), Audacity, Jpilot (para conversar com meu sony clié), Plucker, etc, etc, etc...
E finalmente fiz um upgrade de todos os pacotes que tinham novas versões.
Pós-Instalação
A única coisa que não testei ainda foi a aceleração 3D e o uso de um monitor externo!
A única coisa que tive que configurar foi o leyout do teclado... perguntei na lista Ubuntu-br e 1 hora depois tinha a solução:
Na parte referente ao keyboard colocar essa linha:
Option "XkbVariant" "intl"
ObrigadoLicio Fernandopela dica!
Embora a hibernação não ocorra, a opção sleep funciona 100%. O escalonamento da CPU não está habilitado. Preciso garimpar na rede se isso será possível. O reconhecimento de mouse USB é automático, assim como o funcionamento do touchpad (sem nehuma intervenção da minha parte).
O botão especial de e-mail abre o Evolution (preciso mudar para o thunderbird!) e o botão especial de navegador abre o Epyphany!. Os outros dois botões especiais não estão habilitados sob o Ubuntu!
As teclas de atalho de volume e de controle de brilho da tela funcionam perfeitamente e a tecla F1 abre o "ajuda" do Ubuntu!
O LED que indica o funcionamento do "Wireless LAN" fica acesa, mas não pisca como no windows...
A tecla de atalho fn + F4 funciona colocando o note em sleep!
A tecla de atalho fn + F6 funciona apagando/desligando a tela!
A tecla de atalho fn + F7 funciona ligando/desligando o touchpad!
A tecla de atalho fn + F8 funciona colocando ligando/desligano o som!
Até onde pude observar, só dois botões que chamam programas específicos da ACER para configurações no notebook, não estão funcionando, mas podem ser configurados para outras funções ;-)
Eu ainda não testei o modem, mas o modelo indicado pelo lspci:
0000:00:1e.3 Modem: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Modem Controller (rev 03)
Parece ser suportado no lInux, segundo a literatura!
E pra finalizar, alguns screenshots do ubuntu ;-)
O Note
Conclusão
Quem disse que o Linux ainda não está maduro para o desktop/notebook, precisa rever os conceitos ;-)
Do Ubuntu Dapper Drake no Note