Instância de um único usuário é para quem?
Publicado em sáb 29 junho 2024 na categoria Fediverso
Instância de um único usuário é para quem?
Minha motivação para escrever sobre este tema é que o comentário que eu faria nesta publicação no fediverso, do Cochise ficou grande demais e, também, quis mantê-lo a prova de tempo aqui no blogue.
Por mais óbvio que seja, não é um absoluto! Apenas minha visão particular a partir do meu contexto específico.
Vale a pena começar (no fediverso) por uma instância de um único usuário?
Em geral não. Somente recomendaria se você:
- Entende como os protocolos do fediverso funcionam;
- Gosta de ter um controle fino sobre o seu conteúdo ;
- E, óbvio e ululante, gosta de mexer com os detalhes técnicos por baixo do capot, daquilo que você usa!
Tem contraindicações?
O Erinç escreveu algumas contraindicações muito focadas no Mastodon. Algumas delas são específicas da Mastodon e outras podem ser facilmente contornadas por serviços do próprio fediverso.
Por que você usa uma instância de um único usuário?
Eu, como 99% da população mundial, comecei usando instâncias comunitárias. E embora as duas instâncias não tenham políticas de apagar publicações antigas eu quis ter o controle sobre o que produzo no fediverso e, sobretudo, gosto de entender as coisas por baixo do capot, das ferramentas que uso. Ou seja, apenas uma geeknice da minha parte! Mantenho uma instância privada do Friendica com apenas dois perfis (um pessoal e outro profissional)
Pessoalmente, não tenho tempo para seguir/interagir com muitos perfis (há uma vida lá fora!), logo, procuro manter o número de perfis que eu "sigo" pequeno! Nem pretendo ser uma sub-celebridade do fediverso, logo, também, não foco em crescimento de "seguidores".
Procuros diálogos - não monólogos simultâneos :-) Ok, nem sempre consigo! Mas tem mais a ver com a atual cultura da internet (fruto do uso dos algoritmos) em que as pessoas preferem interagir apenas com suas bolhas e muito menos por conta da tecnologia em si! Como já disseram: "tecnologia é mato, o importante são as pessoas"
Este é um ponto importante (no contexto de se manter sua própria instância)! Porque, por desenho, quanto mais pessoas você segue ou é seguido, em instâncias diferentes, mais recursos computacionais serão necessários do seu servidor! Esteje avisado!
Inclusão de 15-09-2024 - Um outro motivo para não se abrir uma instância comunitária é que a vida já é suficientemente complexa :-)
Fechando a conversa
Não há nada de especial em manter sua própria instância! Não precisa ser um hacker! Nem é necessário um curso de sysadmin (para instâncias de um único usuário).
Basta ter boa vontade de ler a documentação e escolher a ferramenta que melhor lhe apetece (eu gosto do Friendica, mas existem dezenas de outras ótimas opções).
E ninguém é melhor ou pior por fazer esta escolha! É apenas mais um modo de ser e estar no fediverso!
Blogues são conversas
Se você gostou deste texto (ou deste blogue), considere assinar (é 0800) o feed-rss de todos os textos