IRPF no LINUX

Publicado em sáb 20 março 2004 na categoria Linux

O Governo LULA tem feito algumas "bolas fora", mas para variar tem feito tambíƒÂ©m algumas "bolas dentro". Uma delas íƒÂ© a opíƒÂ§íƒÂ£o de fazer a declaraíƒÂ§íƒÂ£o do Imposto de Renda Pessoa FíƒÂ­sica multiplataforma, isto íƒÂ©, vocíƒÂª níƒÂ£o precisa mais usar o M$ruindows para declarar...

A versíƒÂ£o JAVA roda em Linux, Solaris, McOS, Ruindows e etc...No link vocíƒÂª escolhe a sua versíƒÂ£o...

Pontos Positivos:

  • InstalaíƒÂ§íƒÂ£o relativamente simples (pra quem jíƒÂ¡ tem a míƒÂ¡quina virtual JAVA instalada). Se vocíƒÂª níƒÂ£o tem ainda, aqui tem um excelente tutorial, passo-a-passo, de como instalar....FíƒÂ¡cil!!!
  • Interface simples e intuitiva(se bem que intuitivo íƒÂ© algo relativo!!!).
  • NíƒÂ£o preceisa de outro programa(receita net) para enviar a declaraíƒÂ§íƒÂ£o.

Pontos Negativos:

  • Falta de documentaíƒÂ§íƒÂ£o sobre o programa e manual de instalaíƒÂ§íƒÂ£o mais detalhado

Quanto ao ponto negativo, a comunidade LINUX (uma das virtudes do Software Livre) jíƒÂ¡ produziu material para auxiliar íƒ queles que desejam instalar a versíƒÂ£o Java do programa da receita no seu desktop Linux.

Eu uso Mandrake 9.1 e a instalaíƒÂ§íƒÂ£o rolou de primeira, sem nenhum extress. Segui o passo a passo do fuji que se encontra aqui. AliíƒÂ¡s, neste link tem uma síƒÂ©rie de comentíƒÂ¡rios sobre o programa com críƒÂ­ticas e sugestíƒÂµes da comunidade.

Com certeza as novas versíƒÂµes tendem a ser mais amigíƒÂ¡veis e com isso, o Software Livre passa a ser uma realidade no cotidiano dos nosso desktops!!!

Do Mandrake