Livestreaming ou cobertura editada de eventos

Publicado em sáb 23 janeiro 2010 na categoria Blog

Introdução

Na era da informação e da comunicação muitos de nós temos o desejo (quase compulsivo) de transmitir os eventos que participamos tendo em mente algum amigo/conhecido/colega que não pode ir.

Não me refiro as transmissões institucionais ou de veículos de imprensa, mas de coberturas descentralizadas feitas por pessoas comuns, apenas interessadas em compartilhar a sua própria experiência num evento.

Um dilema (?) básico que pode surgir é como fazer esta cobertura? Livestreaming (cobertura de tudo em tempo real) ou fazer uma cobertura mais refletida e editada?

Abaixo farei breves considerações pessoais sobre as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções e porque eu prefiro as coberturas editadas!

Livestreaming

Na modalidade de cobertura que tem se denominado livestreaming o participante tenta transmitir o máximo que pode do que está ocorrendo em tempo real (textos, fotos, vídeo, áudio, etc). Existem várias ferramentas legais que ele pode utilizar para, além da transmissão, interagir com sua audiência: Qik, Ustream, etc.

Desvantagens do Livestreaming

Pra quem não pode estar presente e/ou imerso no evento, qualquer tentativa de recriar isto, somente por texto e em tempo real, é frustrante e inócua (ao menos pra mim!).

Isto pode ser minimizado por uso de mídias (vídeos, áudio, fotos) em tempo real, mas ainda assim não é possível com isto capturar toda a atmosfera do evento, resultando sempre aquela sensação de coito interrompido :-)

Vantagens do Livestreaming

Dependendo da ferramenta utilizada e do perfil do evento, o livestreaming permite que aqueles que estão acompanhando a distância possam intervir e participar efetivamente do evento. Quer seja formulando perguntas, quer seja participando remotamente do debate [VoIp (skype/Gizmo), mensageiros instantâneos (gtalk) e/ou micro-blogues(identi.ca/twitter).

Ou seja, o livestreaming pode proporcionar um acompanhamento menos passivo do evento!

Exemplos de coberturas em tempo real(Livestream)

Editando a sua transmissão

Nesta modalidade, você abre mão de enviar o máximo que pode em tempo real para enviar o que de melhor você pode captar do evento! As mesmas ferramentas do livestreaming podem continuar a serem utilizadas, mas outras mais efetivas podem ser utilizadas também. A minha preferida é o bom e universal blogue ou quando muito um blogue mais minimalista como o tumblr!

Desvantagens da Cobertura Editada

Uma possível desvantagens da cobertura editada é o intervalo de tempo entre o que ocorre e o tempo de publicação/transmissão. Muitas pessoas são viciadas em informação em tempo real. Sente-se bem em saber, dois segundos após o ocorrido, que algo aconteceu, mesmo que esta "imediatisse" não vá impactar em nenhuma decisão ou ação! Puro Fetiche!

Vantagens da Cobertura Editada

A principal vantagem da cobertura editada é mostrar o que de melhor (do ponto de vista de quem transmite) aconteceu, já filtrando todas as muitas irrelevâncias que sempre ocorrem em qualquer evento e enriquecendo o relato com o máximo de mídias e fontes que complementam a cobertura.

Exemplos de coberturas Editadas

Mesclando um pouco das duas opções

É sempre possível agradar a gregos e baianos fazendo as duas coisas! Toda imagem, nota de texto, vídeo e áudio que você capture podem ser transmitidos em tempo real, tanto quanto seja possível (disponibilidade de conexão e banda).

Num segundo momento você faz uma edição das mídias que você capturou e acrescenta sua reflexão sobre as mesmas.

Para a primeira, uma boa opção é o conjunto tumblr + qik + flickr (existem outras), pois permitem a integração de várias mídias com outras ferramentas (flickr, vimeo, etc).

Uma outra ótima solução é o excelente posterous, que agrega o bom e eficiente e-mail a algum dispositivo móvel para fazer ótimas coberturas em tempo real. Espie aqui um exemplo.

Um possível estudo de caso

Nos dois dias que estarei na Campus Party Brasil (27 e 28 de janeiro de 2010 image0), vou compartilhar minha experiência por lá, preferencialmente de modo editado. Mas algum material bruto será publicado aqui e aqui. E sim, eu não usarei aquela ferramenta que convida para a ejaculação precoce de textos :-)

Você tem boas sugestões de ferramentas e de modos descentralizados de cobertura? Deixe-me saber. use os comentários ou escreva no seu blogue!