Livro Ponto Quarenta - Uma Resenha
Publicado em sáb 14 março 2009 na categoria weblog, Pessoais, Miscelâneas
Introdução
Eu já tinha recebido o livro pelos correios há umas duas semanas. Mas a correria do dia-a-dia mais a minha indisciplina básica deixaram o livro aguardando-me na minha mochila...
A Resenha
Hoje, retomei do capítulo 1 - Corpo Torto - (que não tinha gostado) e, sem conseguir desvencilhar-me do livro até chegar ao seu final, surpreendente, o li de uma tacada só!
Começo pelo veredicto... as pequenas histórias aparentemente fechadas em si, mas que se ligam costurando a história do Vital - a personagem principal do livro - são fortes, humanas, midiáticas, impactantes... Enfim tornam o livro viciante, "inlargável" até que se chegue ao fim!
Ponto Quarenta é um romance sobre o universo policial, o universo masculino, literatura... e sobre uma São Paulo "fictícia" :-)
Tem histórias para todos os gostos: papo cabeça, tiros, mundo cão, sexo, "policia", etc!
Escrevendo agora, ainda sob o torpor da leitura, diria que o romance daria uma ótima série policial! Onde cada história seria um episódio, fechando no penúltimo capítulo! Ainda que, pessoalmente, eu tenha torcido por um final alternativo para o Vital.
O capítulo - O velho - com seu "papo cabeça" sob romances policiais foi meu preferido! Seguido do - Ponto 40 - que tem uma das melhores narrativas do livro, aquilo que faz qualquer pessoa mais desatenta se apaixonar por literatura.
Resumindo, se você gosta de literatura, de romance policial ou de uma ótima história este livro é pra você.
E de bônus ainda tem aquele mistério sobre quais partes do romance tangenciam a realidade, se bem que, como disse "o velho", no livro:
"A Literatura não é a vida real, meu caro rapaz, como você deseja (...)A Literatura discute a vida com outra verdade, com outra ferramenta."
O Livro é uma edição do autor. Você pode comprar diretamente com ele seguindo este apontador:
http://www.verbeat.org/blogs/cultcoolfreak/pontoquarenta
Vai lá, tá esperando o que?
Do Intrepid Ibex