Migrando o motor do Sérgio Blog

Publicado em dom 19 fevereiro 2023 na categoria Blog

Por que trocar o ótimo B2Evolution?

Uso o B2evolution, se não me falha a memória, desde a versão 1.6. A última versão estável é a 7.2.5. É um excelente software, não só para blogues, como para construir qualquer portal web. Entretanto seu principal desenvolvedor François Planque informou que não iria mais manter o software :-(

Eu adoro o B2evolution e fiquei aguardando se os outros desenvolvedores dariam continuidade ao projeto. Infelizmente isso não ocorreu. Adicionalmente eu estava querendo alguma coisa mais simples de manter e que produzisse conteúdo estático (o bom e velho html puro). Após quase 20 anos de bons serviços prestados é hora de escolher outro motor para o blogue.

Qual o novo motor e por que?

Indo direto ao ponto, após uma breve pesquisa sobre os principais geradores de conteúdo estático, com desenvolvimento ativo (em 2023) verifiquei que um deles tem, nativamente, um importador de conteúdos para os motores de blogues mais utilizados e, com a opção, de importar a partir de arquivos de RSS. Estou falando do Pelican.

A documentação do Pelican me guiou para a instalação e um teste de importação que me fez decidir por este software.

Então foi suave a migração?

A migração está sendo feita semi-automaticamente. Isto é, gerei os arquivos de RSS do blogue por ano (de 2003 até 2022). Fiz assim, para ter um controle e granulação da migração. O importador funciona bem para quase todas as entradas. Exceto aquelas que tem conteúdo externo inserido (youtube, instagra, twitter) e, ele coloca as categorias do rss como tags!

Já tinha me resignado de fazer a troca manual de tags para categorias, mas uma publicação despretensiosa minha na Mastodon recebeu a oferta generosa do Augusto Campos de um script para, automagicamente, fazer esta correção.

Assim, a esmagadora maioria das publicações são importadas automaticamente, e algumas tenho que republicá-las no novo blogue.

A migração já está finalizada então?

Infelizmente não! Preciso ver redirecionamentos, verificar como fazer para as mídias (imagens, vídeos, etc) que estão hospedados no blogue antigo e decidir o que fazer com os comentários antigos do blogue. Posso exportá-los, mas não sei como importá-los nas respectivas entradas! Se tiver algumas sugestão deixe-me saber: oigreslima arroba gmail com