Novo Enem = Nova Indústria do Vestibular
Publicado em qui 30 julho 2009 na categoria Educação
Reza a lenda que, de vez enquanto, "o mercado" dá uma nova roupagem para velhos produtos para continuar a vendê-los como novos... Parece que a lenda está se realizando novamente com o "Novo ENEM".
Mesmo o mais desatento dos mortais sabe que o Vestibular é uma indústria. Nos anos 70 e 80 (século passado) era uma fonte de enriquecimento rápido na educação, hoje em dia nem tanto, com a proliferação de faculdades particulares em cada esquina.
Mas voltando ao ponto central da nova indústria do vestibular, com o "Novo Enem", a "Nova Indústria" começa a se delinear....veja como, no trecho abaixo, da matéria no G1, com o presidente do INEP falando sobre a correção da prova:
"A prova terá uma “calibragem”, que, segundo o Inep, pode ser divulgada posteriormente para cursinhos e escolas. Com um programa de computador, que pode ser comprado separadamente, eles poderão aplicar e corrigir simulados baseados no exame."
O negócio agora, além de aquecer a indústria dos cursinhos, vai aquecer a nova indústria de softwares de correção e "descoberta" do que o candidato é capaz!
Sim, segundo o presidente do INEP, não será a simples contagem de acertos da prova:
"O sistema de correção a ser utilizado é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). O Inep vai dar a cada questão um certo grau de dificuldade e o computador vai conseguir saber, de acordo com o padrão de respostas, o quão preparado para dar aquela resposta o candidato estava e se houve um “chute.” "
Me pareceu exótico, mas eu não saco nada de estatística :-(
Vejam bem, não me entendam mal! Eu mesmo sempro reforço o caixa, no final do ano (e em outras épocas também), graças a indústria dos vestibulares... É mais mercado para professores, etc e tal! Só acho que a grande chance que teríamos de ver o "câncer do vestibular" atrapalhar menos o ensino médio e a reinvenção da Escola ir por água abaixo...
Por que? Porque quando você propuser ao seu departamento a implementação de uma atividade de aprendizagem, por exemplo, a medição da velocidade de barcos usando o GIMP + Google Earth, dirão: "Olha, não dá tempo, temos que seguir nosso programa (kilométrico) de preparação para o "Novo Enem" "(sic)
Daqui a pouco os "gestores da Educação" irão passar horas e horas em reuniões para "prepararmos melhor" nossos alunos para o novo ENEM, que diga-se de passagem não é o objetivo da Escola, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais...
Pra quem quiser entender mais o Novo ENEM assistam uma série de vídeos analisando o Novo Enem feitas pelo PAULO CÉSAR PEREIRA. Aponte seu navegador para cá para assistir os vídeos!
Abaixo o vídeo 1 de 9 partes...
[/Atualização]
Quem diria heim, direto do Twitter, uma dica quente: Apostila com todas as questões de física resolvidas e comentadas desde 1998. Aponte seu navegador para cá.
[/Atualização2]
Do Jaunty Jackalope