O Guia definitivo para páginas "Sobre"

Publicado em qui 03 setembro 2009 na categoria weblog, moblogging, Web 2.0

[Aviso importante]

Este texto é uma tradução (nem sempre literal!) desta entrada aqui: The Definitive Guide to About Me Pages Todos os créditos e méritos são da Jacqueline Thomas (@pearlofafrika), autora do texto original publicado no blogue web design ledger

` <http://webdesignledger.com>`__[Aviso importante]

Introdução

Um dos aspectos mais importantes e menos utilizados de qualquer sítio web é a página "Sobre mim". Não basta ter um sítio-web  interessante e um ótimo produto, se o visitante não encontra uma maneira de se relacionar com você. Nunca subestimem o poder da personalidade. A internet não é um ambiente frio e estéril. Como prova disto, nos últimos 15 anos, têm-se desenvolvido uma comunidade de viciados em interatividade e comunicação. Se você não acredita em mim, confira o Twitter. O Twitter é um bom exemplo de porque páginas "sobre" são cruciais. Se você pode reunir um grupo de seguidores com base em sua tagarelice biográfica aleatória de 140 caracteres, é uma aposta segura que os leitores também gostem de saber um pouco mais sobre você. Neste guia, vamos percorrer os aspectos mais essenciais de qualquer página "sobre". No final, você estará totalmente habilitado a fazer a sua própria página, porque nós vamos retirar todas as suas desculpas!

Responda estas Perguntas

Quem sou eu?
O que posso fazer por você,  visitante?
Como posso ser contactado?

Saco na cabeçaUma página  "Sobre"  pode ser reduzida a estas três perguntas. Os visitantes querem saber rapidamente quem você é, por que você decidiu fazer um sítio-web e como eles podem chegar até você, se quiserem ouvir mais.
Quem sou eu? Um monte de páginas "Sobre" de sucesso começam com "Oi, meu nome é ..."  Ter uma introdução pessoal é uma ótima maneira de começar.  Seu "Sobre" deve soar  como se você estivesse falando cara a cara com seu visitante.

Embora eu, pessoalmente, prefira uma narrativa em primeira pessoa ( "Eu sou, nós somos ..."), para sítios web corporativos ou mais profissionais, pode ser melhor falar na terceira pessoa ("Jimbo Desings  é ...").

Não sobrecarregue o leitor com muita informação. É claro que ele quer saber mais sobre você, mas é seguro  deixar de fora detalhes como o nome do seu professor de  ginástica do ensino médio, ou a cor do seu primeiro carro.

Sua página "Sobre"  deve se estender sobre a finalidade do seu sítio web. Se o seu sítio web  é sobre o maravilhoso mundo do Photoshop, a página  "Sobre"  deverá incluir como você começou no Photoshop e falar brevemente sobre suas realizações.

O que posso fazer por você,  visitante? Coloque-se no lugar do visitante. A razão pela qual ele está clicando na sua página "Sobre" é para se relacionar com você. Quer comparar observações para ver se você e ele compartilham alguns traços. Encare os fatos, se um visitante  procura sua página "Sobre",  isto  significa que você  despertou a sua curiosidade e de certa forma o inspirou procurar saber quem você é. Não decepcione-os!
Às vezes, os visitantes clicarão no "Sobre", porque eles querem saber como você pode ajudá-los. Você deve  responder sempre esta  pergunta. Para  isso, primeiramente considere conhecer seu visitante. Se é um  cliente em potencial, apresente seus serviços. Se é um entusiasta, compartilhe  como você se apaixonou pelo tema do seu sítio-web.  Se é um novato, diga-lhe por que você está qualificado para fazer um determinado serviço (N.T. no original a autora faz referência a fazer sítios-web).

social mediaComo posso ser contactado? Alguns sítios web têm páginas de contato "separadas" da página de "Sobre", o que é recomendado, mas você também deve incluir os seus dados de contato em sua "Página Sobre" para economizar cliques do seu visitante em várias páginas.

Uma boa idéia é adicionar botões de mídia social em sua página "Sobre". Todo mundo  adora o Twitter e,  além disso, inclua as páginas do seu Facebook, LinkedIn, Delicious, Flickr. Tenha cuidado, porém, se você está incluindo uma identidade no Facebook. Todos nós sabemos quão insegura pode ser uma identidade no Facebook, mas se você está promovendo uma marca profissional, o seu perfil do Facebook não pode ser uma imagem questionável de verão (Spring Break).
Em alguns sítios, é uma boa idéia ter um "Sobre"  separado  para você, como um indivíduo, e outro o  para sítio web. Isto  é especialmente pertinente para sítios que visam ajudar as pessoas ou vender serviços.

A Foto

image2Depois de ter abordado as palavras, é hora de  escolher uma imagem que resuma a sua personalidade. Uma fotografia em seu "Sobre"  não é opcional. Ela dá ao visitante uma outra maneira de se relacionar com você. E, se você não incluir uma foto de si mesmo, sua página "Sobre"  vai parecer incompleta.
Há várias maneiras de como você pode fazer isso. Observe:

A foto "Profissional Confiável"

Profissional confiável

A foto "Criança desajeitada"

Criança desajeitada

A foto "Eu pareço bem na foto"

Pareço bem na foto

A foto "Eu sou muito engraçado"

Sou engraçado

A fotos "Eu com meu Hobby"

Eu com meu hobby

Como você pode ver em todos esses exemplos, uma foto  "Sobre mim"  pode variar dependendo da sua personalidade e público-alvo. Embora o tom nem sempre se traduza bem por palavras, é fácil  reconhecê-lo nas imagens. Quando um visitante vê a sua imagem, ele pode começar a ter uma idéia mais precisa de você.
Outra nota sobre a foto é que ela deve ser uma foto do seu rosto, e não uma fotografia do seu pé direito, ou uma imagem aleatória. A privacidade é definitivamente um problema na internet, mas através do processo de criação de um sítio-web, você se abre a algum tipo de transparência. Por que não melhorar o vínculo entre você e os visitantes mostrando-lhes quem você é?

Destaque os Melhores Textos

A página  "Sobre"  é o local perfeito para fazer algumas promoções (cross-promotion). Muitas vezes, depois de chegar a sua página, um visitante que chega primeira vez vai primeiramente clicar na  sua página  "Sobre".

Dê-lhes um visão geral do seu sítio web, tais como  os textos  "que ele deve ler" ou "Os Mais Visitados".  Essa é uma maneira infalível para atrair mais tráfego para os lugares que você está mais orgulhoso. É também uma forma abrangente para acolher os visitantes do seu sítio.

Crie uma listagem da página "Sobre" no Google

Fazendo SEO no Goolge

Este passo não é tão conhecido como outros, mas é garantido para atrair mais tráfego para seu sítio. Um anúncio recuado (indented listing) é quando uma segunda página de seu sítio está listada imediatamente abaixo da sua página principal nas pesquisas do Google.
O efeito é que os visitantes estão mais propensos a clicar no seu sítio.
A Página "Sobre"  é a forma perfeita para criar um anúncio recuado em seu sítio web. A fim de fazer isso, você precisa garantir que seu sítio está dentro dos dez primeiros resultados no Google para uma determinada palavra-chave. Essa palavra-chave pode ser o nome do seu sítio, ou uma marca.
Começe por otimizar a sua página "Sobre"  com a mesma palavra-chave de sua página principal (ou página em qualquer classificação dos dez melhores resultados). Em seguida, ligue (link) seu  "Sobre" para aquela página. Agora, vá à página principal (que está entre os dez primeiros resultados), e crie um texto âncora que liga(linka) para o seu "sobre mim."

Naturalmente,  também ajuda se você recebe ligações de entrada de outros sítios web. Portanto, certifique-se de deixar os comentários abaixo e aponte (link) para o seu "Sobre" no seu sítio web!

Sobre a autora deste texto

Jackleline, autora deste textoJacqueline é uma artista e uma escritora que gasta uma enorme quantidade de tempo jogando Super Nintendo e assistindo Star Trek. Você pode descobrir mais sobre Jacqueline em seu sítio web e seguir as suas atualizações  no Twitter.

[Aviso importante]

Este texto é uma tradução (nem sempre literal!) desta entrada aqui: The Definitive Guide to About Me Pages Todos os créditos e méritos são da Jacqueline Thomas (@pearlofafrika), autora do texto original publicado no blogue web desing ledger

[Aviso importante]