Outros 5 textos sobre Blogues que você não deveria deixar de ler
Publicado em sex 16 novembro 2007 na categoria weblog
Introdução Rápida
Há um ano atrás, eu já havia compilado uma lista de 13 textos que julguei imprescindíveis para melhorar a experiências dos seus leitores com o seu blogue... mas lendo aqui e ali achei outros textos... e pra ser direto ao ponto, resolvi lançar uma segunda versão (menor) e atualizada desta lista.
Se o tempo é seu amigo, leia as duas!
Obviamente eu não sou o google e não conheço (nem tenho tempo) de ler todos os excelente textos que devem existir sobre o tema. Mas, felizmente, existem os comentários e os trackbacks para você compartilhar as suas descobertas conosco!
Os Textos
13 blog cliches/Thirteen Blog Clichés - É o tipo de texto que eu gostaria de ter escrito. Não só reflete, ipsis litteris, a minha opinião sobre algumas características recorrentes em vários blogues que leio, como o faz de maneira bastante didática!
Muitas das críticas que o autor aponta no seu texto, eu ainda ainda cometo por aqui. Mas, estou para atualizar o motor deste blogue, e vou aproveitar a mudança para implementar algumas das diretrizes apontadas pelo referido texto.
Se você tiver tempo para apenas um texto, leia este!
63 coisas que deveríamos fazer com nossos blogues - Na mesma linha do texto anterior, mas mais extenso e em bom português! O Alessandro Martins fez uma extensa lista de coisas que deveríamos ter em conta para melhorar a experiência de nossos leitores com nossos blogues.
Se você tiver fôlego para ler as 63 dicas, absolutamente pertinentes, você ficará com saudade dos tempos imemoriais (do estado nascente) dos blogues... onde eles eram apenas conversações despretenciosas :-)
Quanto Custa um Blogue ? - O Jobson Lemos faz umas continhas (onde há controvérsias!) que mostra quanto custa (em plata, bufunfa, money, dinheiro) manter um blogue!
Obviamente os valores e os argumentos podem ser ajustados para os mais variados contextos, mas a idéia central - que continua válida - é que custa e não é pouco!
Nos comentários, como era de se esperar nas conversações, você encontra o apontador para outro texto, mais antigo e igualmente relevante, do Bruno Alves, sobre o mesmo tema e mais focado para o pessoal que curte um corporativês. Vale igualmente a leitura!
Post Patrocinados - Taí uma entrada que vira e mexe provoca buxixo na blogosfera brazuca! Em geral as opinões se dividem entre os que são a favor e usam o santo graal calvinista de que ganhar dinheiro não é pecado (essa eterna culpa judaico-cristã) e aqueles que são contra e quase sempre são satanizados pelos primeiros!
Eu, que não sou calvinista (nem leio os cartoons do Calvin - para não perder a piada!), também não tenho nada contra se ganhar dinheiro (eu ganho um poquinho com educação, mas isto é outra história!), mas assim como o Jobson Lemos (epa ele de novo por aqui!), concordo com os argumentos que ele levanta no seu texto, de uma maneira que eu não conseguiria fazer/escrever!
Sim, ele acredita que no médio e longo prazo (e no curto também!) não é uma boa coisa! Antes de me atirarem pedras vâo lá e leiam a ótima argumentação do Jobson! Um texto que os chamados blogueiros profissionais/probloggers (e/ou candidatos a tal) não deveriam deixar de ler!
A Morte do Blogues - Textinho curto e visceral da Alê Félix, para fechar esta série! Os blogues cresceram, saíram do submundo geek/emo e estão (?) chegando ao grande pũblico, quer seja por blogues de sucesso e relevância como o ___________(coloque aqui o seu blogue famoso preferido), quer seja pela sua utilização em escala industrial pelo mainstream.
... Uma coisa a Alê está correta, não deixe que morra no seu blogue aquela inocência e aquela alma estilosa particular que entradas/textos racionais/corporativos/empresariais tão comuns ultimamente, têm matado! O espírito inicial dos blogues deve sobreviver!
Sim, esta lista é curtinha, mas ela tem leitura suficiente para um bom tempo! Eu quis apenas compartilhar estas preciosidades com você leitor, habitual ou incidental! Sinta-se a vontade para compartilhar, também, as suas descobertas! Os comentários estão aí pra isso mesmo!
PS: Aos citados/referenciados aqui, não carece agradecer pelos apontadores/links (eu devo confessar meu estranhamento por este tipo de agradecimento!). O princípio básico dos hipertextos é este... apontar para outros textos e se estamos citando então... é uma obrigação!