Ouvindo música na Era da Informação...
Publicado em sex 05 janeiro 2007 na categoria Software Livre, OpenSource, Tecnologia, Cultura Nerd, Web 2.0
... Ou alternativas para se ouvir música digital sem DRM e outras mazelas da Era Industrial!
Como vocês já devem ter lido, a Bia Kunze fez uma análise de lojas de músicas on-line disponíveis para usuários brasileiros...
A conclusão é que, infelizmente, a mentalidade de Todas as Lojas de música On-line ainda é da Era Industrial. Você compra a música, mas você não pode decidir como, onde e quantas vezes ouvir... Não deixe de ler análise para tirar a sua conclusão!
Mas será que você pode descobrir outras músicas, fora do mainstream, e que são, também, de ótima qualidade e com um modelo de distribuição mais antenado com a Era da Informação? Sim, felizmente a resposta e sim!
Eis as minhas alternativas para descobrir/ouvir músicas de qualidade com modelos alternativos de distribuição:
- Trama Virtual - Um catálogo de bandas alternativas classificadas por gênero, sub-gênero e Estado. Muitas bandas disponibilizam algumas músicas em mp3 com licenças menos restritivas e você pode comprar EP, CDs e/ou músicas direto no sítio da banda. Ou seja, do músico para o ouvinte sem intermediários!
- Banco de Cultura do Overmundo - O Overmundo é um espaço para que a cultura brasileira, de fora dos grande centros, possa aparecer. Por ser um projeto que já nasceu com o espírito da Era da Informação é natural que ele disponibilize parte desta cultura com licenças menos restritivas. Em particular, no banco de cultura você terá acesso a músicas (596 músicas em 05/01/07), videos, artes visuais e eltrônicas, etc... com licenças mais antenadas com o nosso tempo!
- Last.fm Na verdade o Last.FM é uma aplicação social da WEB 2.0 focada em música, bandas e gostos musicais! Lá você pode descobrir bandas novas (dentro e fora do mainstream) com possibilidade, entre outras coisas, de comprar músicas on-line (no momento via amazon.com)! Já está localizada para vários idiomas (português inclusive). Vale a pena conhecer!
É óbvio que a transição entre estes dois modelos ainda vai durar muito tempo, mas já existem alternativas à hegemonia cultural dos grandes centros e ao famigerado DRM!
Só pra você ter uma idéia do que estou falando, experimente ouvir , Hereges, Superphones, Gerador Zero , Carbona, Tio Maruzo e etc...
Como diz o Tupi da Taba: A Revolução não será televisionada!
Do Edgy Eft