Parafraseando o Superfí­cie Reflexiva...

Publicado em qua 02 agosto 2006 na categoria weblog, Pessoais, BlogMóvel, Tecnologia, Cultura Nerd

... Ou os motivos pelos quais eu não leio o seu Blogue!
Há 3 anos atrás quando eu descobria os blogues e suas conversações, eu fiquei impactado com esta entrada no Blogue do Superfí­cie Reflexiva (desculpe-me se estou sendo repetitivo!). Basicamente o Ronaldo colocava sua visão particular sobre o que tornava um blogue legal e interessante de se participar...)


Três anos depois (e várias textos depois), incrí­vel como aquela entrada do Ronaldo continua atual!
[Nota Mental]
Tenho que rever minha opinião sobre a matéria na revista Época sobre blogues. Tem muita gente (que lê, que escreve ou ambos!) que começou a blogar há menos de 1 ano. Logo a matéria, neste sentido, é muito pertinente!
[/Nota Mental]
Abaixo eu vou apenas parafrasear[1] o texto do Ronaldo, com algumas atualizações tecnológicas :-)

Algumas razões pelas quais eu não leio o seu blogue:


O seu blogue não tem um apontador automático para meu agregador de feeds RSS


Se o seu blogue não tem um feed RSS (ou nenhum atalho para meu leitor padrão de feeds) eu não tenho tempo para lê-lo. Eu preciso passear com minhas filhas, namorar minha esposa, estudar, fazer abdominal, etc...
Eu não tenho tempo para ir de blogue em blogue pra ver se foi atualizado! O que? Não sabe o que é um feed? Vá correndo neste apontador!

O seu blogue não continua as conversações


Se o seu blogue não suporta comentários, você precisa de um conteúdo muito interessante para que eu o acompanhe (no momento só abro excessão para o Blogue do TAQ)! Um blogue sem comentário é um monólogo! E eu não aprecio monólogos!
Se você costuma não responder aos comentários (não precisa responder a todos!) você não permite que as conversações possam fluir. Blogues são conversações!. Quando você não costuma responder aos comentarios, seu Blogue se comporta como as mí­dias da WEB 1.0. Na Era da Informação eu não me interesso por mão única na comunicacão!

O seu blogue não tem conteúdo


Se o seu blogue é meramente uma compilação de apontadores fornecidos pelo delicous (ou correlatos) eu não vou ler os seu Blogue (vou assinar o RSS do seu delicous!)!
Se o seu Blogue é um resumo das notí­cias do dia, de entradas de outros blogues, ou ainda, uma repetição da mediocridade que pulula na mí­dia tradicional, eu não tenho tempo para lê-lo (Já lhe falei que preciso namorar minha esposa, passear com minhas filhas, fazer abdominal e etc...) .
Seja criativo e escreva sobre sua visão de mundo. Eu nem preciso concordar com ela, mas vou apreciar os seus argumentos e a forma como você a expõe e defende! A sua visão particular sobre um assunto pode ser mais interessante do que o próprio assunto!
Se você apresenta descobertas GEEKs, conversa sobre Educação na Era da Informação ou ainda revela coisas inimagináveis, eu vou apreciar o seu Blogue!

O seu Blogue não indexa as entradas


Se o seu blogue não classifica as entradas com TAGs ou categorias eu terei dificuldade de encontrar novamente uma informação que achei interessante. Tornar a Web mais semântica é algo que me fará ter mais interesse no seu BLogue!

O seu blogue só fala sobre você


Tudo bem que você é uma pessoa e não um Blogue. Mas se você só fala sobre a sua rotina, eu me cansarei dela (e já tenho a minha!) . A menos que você seja um novo Luiz Fernando Verí­ssimo, eu não tenho tempo para acompanhar seu blogue (Já comentei que preciso namorar minha esposa, passear com minhas filhas, fazer abdominal e etc...). Eu espero ver, no seu blogue, sua visão dos fatos, não o fato em si. Eu quero ver como você percebe os acontecimentos ao seu redor. Afinal de contas, a maioria das coisas que acontece com você acontece comigo também.

O layout do seu blogue só funciona no IE


Se o layout do seu blogue só funciona no Internet Explorer, eu não vou visitá-lo já que uso um navegador diferente. Ponto Final! A Web não pode depender do dispositivo, Sistema Operacional ou navegador!

O seu blogue tem mais imagens e ví­deos que texto


Se eu quiser acompanhar as suas fotos eu assino o feed do seu Flickr (ou correlato). Se 10 em cada 10 entradas no seu blogue é um ví­deo, eu vou assinar sua tag no YouTube. Banda e tempo custam.

Conclusão


Não considere as razões acima como implicâncias pessoais ” sou apenas um reles leitor. Muitas das razões são arbitrárias e subjetivas, mas a intenção é mostrar como você pode melhorar a comunicação entre o seu blogue e outros para formar comunidades. Obviamente, o blogue é seu e você tem direito de fazer o que quiser com ele. Assim, sinta-se à vontade para usar ou ignorar as observações acima.
Observação Importante: Este texto está parafraseando [1] esta entrada obrigatória de todo blogueiro que se preza!
1 - Parafrasear = falar/escrever com suas próprias palavras o texto de outrem.
Do Dapper Drake