Por que as Empresas não estudam marketing?**
Publicado em qua 15 abril 2009 na categoria Software Livre, Linux, Tecnologia, Web 2.0
** Ou porque a TIM tem a mente estreita!
Introdução
Inicialmente eu detestava o Marketing das Empresas, mas eu era jovem demais para entender as sutiliezas* :-)
Quando vi que existem um monte definições para o termo, entendi porque a maior parte das empresas (grandes ou pequenas) fazem um péssimo marketing!
Veja uma das definições retiradas da Wikipedia:
"Marketing é despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar com supri-las através de produtos e/ou serviços.(NÓBREGA, Moacir, 2008).
Existem mais 9 definições, só na wikipedia!
Mas eu, que não entendo nada de marketing, resolvi escrever este texto após, mais uma vez, perceber que as empresas não costumam incorporar as mensagens de suas campanhas de marketing!
A Imagem vendida e a Realidade das Empresas
Você leitor deve lembrar agora, sem muito esforço, de vários exemplos de empresas que vendem uma mensagem nas suas campanhas de marketing, mas fazem outra coisa completamente diferente!
Vou dar o exemplo da TIM, operadora de telefonia móvel que, a bem da verdade, comete os mesmos erros de todas as operadoras de telefonia brasileiras, mas sobre isto a seguir.
A mensagem que a TIM *não* vive ou incorporou!
No vídeo acima, bem bonitinho por sinal, a TIM afirma: "De que adianta a banda larga se a mente é estreita?"
Pena que eles mesmos, tanham banda larga e mente estreita!
Por que? Porque a TIM (e todas as operadoras de telefonia móvel) bisonhamente não dão suporte oficial aos usuários LINUX!
Veja, não se trata de um problema técnico! As soluções técnicas para se configurar modem gprs, edge e 3G podem ser encontradas com uma única googlada!
Mesmo se considerarmos a possibilidade de que os técnicos deles sejam limitados e meros apertadores de botões (uma hipótese bem razoável), bastaria que um estagiário fizesse o dever de casa de consultar os fóruns de linux e organizasse uma FAQ, para os usuários LINUX, que diga-se de passagem não são poucos.
Não estou pedindo que eles tenham técnicos capacitados em Linux (que minha gente, não é nenhum bicho de 7 cabeças), estou pedindo apenas que as empresas tenham "a mente aberta" e usem as soluções fartamente documentadas pela comunidade Linux!
Há inúmeros usuários Linux que compram serviços e produtos de telefonia móvel! Existem várias soluções documentadas liberadas sob Creative Commons (isto é, pode copiar, usar, reproduzir, remixar sem medinho de processos penais por chatos de galocha que licenciam soluções em Copyright!).
Então, se a TIM (e todas as operadoras) não dá (ão) suporte oficial aos usuários de Linux é porque a TIM (e todas as operadoras) tem banda larga mas a *mente ainda é estreita*!
Uma pena!
Se você usa LINUX e sua *operadora tem a mente estreita*, não se apoquente, a comunidade Linux tem a mente larga:
- Linux GRPS - How to (Em Ingles)
- Internet no Linux via gprs/edge/cdma
- Modem 3G Onda no Linux
- Tim WEB no Ubuntu
- Solução que serve de usuários finais até estagiários e técnicos de empresas de mente estreita!
PS: Eu resolvi escrever este texto após receber uma ligação da TIM para saber se estava satisfeito com o serviço 3G deles. Eu disse que até estava, apesar da falta de suporte oficial da empresa de mente estreita!
* sim, você já leu uma frase parecida no Pequeno Príncipe|[bb]|