Por uma Era do Conteúdo Relevante...

Publicado em dom 07 janeiro 2007 na categoria weblog, Web 2.0

... ou o falso dilema qualidade x quantidade!

Uma questão que gerou várias mensagens na lista de discussão - blogosfera foi o debate sobre a Monetização vs. Qualidade dos blogues, onde se discutia se o foco na busca por mais leitores poderia provocar uma "mediocrização" do conteúdo gerado nos mesmos!

Vale dizer que a questão central, nesta discussão, é:

"Escrever aquilo que as pessoas estão procurando (Video do Saddam,da Cicarelli, ou abuzzworddo momento) tornaria um blogue menos qualificado - numa ordem de valores bloguísticos (sic) - do que blogues que escrevem aquilo que os seus autores julgam conteúdo de qualidade?"

Como se pode notar (?), um dos epicentros da discussão é algo bastante subjetivo: O que é conteúdo de qualidade?

Alguém que esteja procurando por "mesothelioma" achará que é conteúdo de baixa qualidade um blogue que tenha como tema central a influência da ptialina sobre o encontro entre duas pessoas! (E vice-versa!).

Ok, ok, este é um exemplo muito artificial!

Hum... Alguém que esteja procurando por informações sobre enlatados estadunidenses da moda coonsiderará de baixa qualidade blogues que falem sobre mini-séries brasileiras e etc, etc, etc...

Portanto é preciso deixar claro que conteúdo de qualidade é algo bastante subjetivo!

Um segundo epicentro desta discussão é o falso dilema problogger vs. não problogger! Ou seja, alguém que resolva blogar profissionalmente (leia-se: viver do blogue e não apenas ter o blogue como mais uma fonte de renda!) irá produzir, necessariamente, melhor ou pior conteúdo nos seus blogues?

Embora seja óbvio que ambos terão abordagens diferentes em relação a escolha do conteúdo a ser publicado e mesmo em relação a como este conteúdo será disponibilizado (com ou sem propagandas e etc...) a questão sobre a qualidade do conteúdo acaba, em última análise, se resumindo ao equilíbrio entre as demandas dos leitores (usuais e esporádicos do blogue) e as necessidades/qualidades do autor!

Sim, como em tudo na vida, deve ser bom para ambos!

Pode ser que o seu público leitor seja pequeno. Você pode mudar de público (mudando o foco/tema do seu blogue), fomentar o crescimento deste público (ou ambos!), ou ainda investir no seu "meganicho"!

O importante é que com mais gente descobrindo os blogues, mais leitores potenciais surgirão. E o que você blogueiro precisa descobrir é quem é o seu leitor e o que ele está procurando!

Quando este encontro ocorrer estaremos vivendo uma Era do Conteúdo abundante e significativo!

É claro que existe a questão de como se filtrar o conteúdo significativo do irrelevante... mas isso já é outra história!

Do Edgy Eft