Primeiro Encontro de Notebooks Educacionais # 2

Publicado em dom 15 julho 2007 na categoria Software Livre, Educação, Aprendizagem Colaborativa, Tecnologia

Vou publicar um apanhado geral do que rolou até agora (e consegui documentar!):

Fala Inicial do Prod. David Cavallo (em português)

- Existem vários mitos que precisam ser desfeitos:
- Prof. não pode aprender junto com os alunos!
- Como aprender a aprender se o Prof. não exercita este "aprender a aprender"?
  • As experiências têm mostrado que disponibilizando os meios os caminhos e as soluções se desenvolvem!

Fala da Prof. da Ufrj representante do grupo de trabalho do MEC:

- Melhoria da qualidade de ensino no Brasil
- Estudos mostram que só daqui a 170 anos (mantidas as taxas atuais) teremos a universalização do Ensino médio
- Coordenação do Projeto Intra-ministerial (Min. Comunicações, Serpro, MEC, Secretaria Especial da Presidência da República)
- Preocupação de se aproximar dos professores!
- Projeto tem como pressupostoparticipação das Unversidades
  • Pretende não ter um modelo único, mas respeitar as especificidades das comunidades.

Desafios:

- Garantir Infra-estrutura na escola
- Garantir mobilidade aos alunos
- Como pensar/agir o pedagógico para esta mobilidade.
  • Repensar a formação do professor.

Pergunta da Prof. Denise Vilardo

- Como fica a questão das telecomunicações a partir do momento em que os alunos levam dispositivos de comunicação pra casa?
  • Já existe algum direcionamento a questão do projeto político pedagógico? O que vem sendo pensado para as licenciaturas?

Resposta do Prof. David Cavallo

O Design do OLPC é ser bastante tolerante a falta de infra-estrutura (energia elétrica, redes, etc...) e foi pensado para não concentrar consumo de energia num único lugar e, ao mesmo tempo, levar um dispositivo de comuicação para fora da escola, para a comunidade...

Foi perguntado sobre uma pesquisa que indicava nenhum ganho de desempenho com o uso de computadores! O Prof. Cavallo ponderou sobre a superficialidade destas pesquisas e sobre a metodologia (em geral testes centrados no paradigma tradicional!).

O grande diferencial do uso de computadores (em educação) é conectar pessoas com graus culturais diferentes em proporcionar experiências diferentes! É aí que as oportunidades de aprendizagem avançam!

  • A prof. A Ufrj levantou a questão de que levar o Notebook pra casa, passa por trazer a família e a comunidade para se comprometer com os resultados da escola/alunos passa por uma política pública de inclusão digital.

  • Foi perguntado se em algum momento haverá capacitação dos professores para o uso do notebooks?

A prof. da Ufrj respondeu que esta é uma das preocupações do GT de trabalho do MEC que considera que a pariticipação das Universodades, da Iniciativa Privada e de ONGs.

  • Alguém da Platéia qustionou que na década de 90 as discussões sobre o Pro-INfo eram as mesmas que ele está ouvindo hoje... então o que há de efetivamente novo? Como ficará a estrutura da escola? 40 alunos em sala? Esta pessoa comentou que só ele teve 8 celulares furtados em frente a UERJ, o que vai acontecer com o garoto do Morro do Alemão?

Resposta do Prof. David Cavallo:
- Brasil tem mais de 25 anos de experiência de uso de computadores em educação!
  • A Prof. da Ufrj questionou se o discurso de hoje é o mesmo de 20 anos atras? Sobre os grandes desafios que vão ocorrer (questão do furto) são desafios que deverão ser resolvidos caso a caso!

  • Alguém da platéia falou: 45.000.000 de laptops signficam 45.000.000 de novos usuários de internet! E isto está sendo pouco discutido, não só em termos de impacto como em termos de infra-estrutura! Por outro lado deve-se pensar grande para se chagar a grandes vitórias!

Mesmo que não hja internet na escola, os OLPC criam redes entre eles e isto, por si só, já é um avanço!

O Representanto do Paraná (Paraná Digital) apontou o quanto aquele governo está avançado em termos de TI para educação! Detalhe, no Paraná só se compra softwre proprietário para TI se existir uma justificativa muito forte... a maior parte de TI está sendo desenvolvida sob Software Livre! [Momento Evangelização Softwre Livre]

Internet é apenas 10% do projeto o mais importante é a rede colaborativa entre alunso e professores! Hoje custa U$170,00 quando a tecnologia estiver disseminada deve cair para U$80,00

Agora, 12:20 um breve café e depois o Pessoal da Intel e da Encore irão para a mesa e falarão...

Do Festy Fawn