Primeiro Encontro de Notebooks Educacionais # 2
Publicado em dom 15 julho 2007 na categoria Software Livre, Educação, Aprendizagem Colaborativa, Tecnologia
Vou publicar um apanhado geral do que rolou até agora (e consegui documentar!):
Fala Inicial do Prod. David Cavallo (em português)
- As experiências têm mostrado que disponibilizando os meios os caminhos e as soluções se desenvolvem!
Fala da Prof. da Ufrj representante do grupo de trabalho do MEC:
- Pretende não ter um modelo único, mas respeitar as especificidades das comunidades.
Desafios:
- Repensar a formação do professor.
Pergunta da Prof. Denise Vilardo
- Já existe algum direcionamento a questão do projeto político pedagógico? O que vem sendo pensado para as licenciaturas?
Resposta do Prof. David Cavallo
O Design do OLPC é ser bastante tolerante a falta de infra-estrutura (energia elétrica, redes, etc...) e foi pensado para não concentrar consumo de energia num único lugar e, ao mesmo tempo, levar um dispositivo de comuicação para fora da escola, para a comunidade...
Foi perguntado sobre uma pesquisa que indicava nenhum ganho de desempenho com o uso de computadores! O Prof. Cavallo ponderou sobre a superficialidade destas pesquisas e sobre a metodologia (em geral testes centrados no paradigma tradicional!).
O grande diferencial do uso de computadores (em educação) é conectar pessoas com graus culturais diferentes em proporcionar experiências diferentes! É aí que as oportunidades de aprendizagem avançam!
- A prof. A Ufrj levantou a questão de que levar o Notebook pra casa, passa por trazer a família e a comunidade para se comprometer com os resultados da escola/alunos passa por uma política pública de inclusão digital.
- Foi perguntado se em algum momento haverá capacitação dos professores para o uso do notebooks?
A prof. da Ufrj respondeu que esta é uma das preocupações do GT de trabalho do MEC que considera que a pariticipação das Universodades, da Iniciativa Privada e de ONGs.
- Alguém da Platéia qustionou que na década de 90 as discussões sobre o Pro-INfo eram as mesmas que ele está ouvindo hoje... então o que há de efetivamente novo? Como ficará a estrutura da escola? 40 alunos em sala? Esta pessoa comentou que só ele teve 8 celulares furtados em frente a UERJ, o que vai acontecer com o garoto do Morro do Alemão?
- A Prof. da Ufrj questionou se o discurso de hoje é o mesmo de 20 anos atras? Sobre os grandes desafios que vão ocorrer (questão do furto) são desafios que deverão ser resolvidos caso a caso!
- Alguém da platéia falou: 45.000.000 de laptops signficam 45.000.000 de novos usuários de internet! E isto está sendo pouco discutido, não só em termos de impacto como em termos de infra-estrutura! Por outro lado deve-se pensar grande para se chagar a grandes vitórias!
Mesmo que não hja internet na escola, os OLPC criam redes entre eles e isto, por si só, já é um avanço!
O Representanto do Paraná (Paraná Digital) apontou o quanto aquele governo está avançado em termos de TI para educação! Detalhe, no Paraná só se compra softwre proprietário para TI se existir uma justificativa muito forte... a maior parte de TI está sendo desenvolvida sob Software Livre! [Momento Evangelização Softwre Livre]
Internet é apenas 10% do projeto o mais importante é a rede colaborativa entre alunso e professores! Hoje custa U$170,00 quando a tecnologia estiver disseminada deve cair para U$80,00
Agora, 12:20 um breve café e depois o Pessoal da Intel e da Encore irão para a mesa e falarão...
Do Festy Fawn