Qualidade versus quantidade nos Blogs
Publicado em qua 31 janeiro 2007 na categoria weblog, Web 2.0
O Edney publicou uma livre tradução de uma entrada do Darren Rose com 23 dicas para encontrar novos leitores para o seu blogue!
É óbvio que quem escreve quer ser lido e as 23 dicas são valiosas, algumas eu vou até tentar implementar por aqui (outras jamais!)... mas isso também trás [STRIKEOUT:imbutido] embutido uma coisa coisa que penso ser ruim...
Uma inflação de conteúdo de baixa qualidade na blogosfera!
Sem entrar na discussão do que é conteúdo de qualidade, dada a subjetividade do tema, vejo que excelentes blogues publicam muito conteúdo, digamos assim, dispensável, por seguir febrilmente algumas das dicas na lista acima!
É um fenômeno parecido com que o que ocorreu com os Artigos acadêmicos... No século XIX se escrevia menos artigos acadêmicos e a densidade de idéias novas e relevantes, por artigo, era muito maior do que a dos artigos atuais, onde a simples mudança de uma vírgula já é motivo para um novo artigo!
Algo parecido ocorre com a blogosfera!
A facilidade de produção e publicação de conteúdo, a busca pela regularidade de publicação, assim como, a busca por novos leitores trás como efeito colateral, uma quantidade maior de entradas/textos/posts irrelevantes (seria esse aqui um exemplo?)
Acho salutar a busca por mais leitores, a busca por ampliar o alcance da nossa voz! Mas isso não deve se tornar um fim em si mesmo!
Porque o que existe de mais revolucionário no blogues (ao menos na minha opinião!) é poder ouvir voz de qualquer um, e não necessariamente, ouvir as vozes hegemônicas...
Antes que paire algum mal-entendido (e as palavras são fontes de mal-entendidos - Exupery), busque ao máximo ampliar o seu número de leitores! Só não considere isso como "O" objetivo do seu blogue!
Ou como disse Mauro Amaral, do Carreira Solo:
"Talvez a melhor maneira de ser ouvido seja falar só nos momentos certos e só frases fundamentais. Menos Muito Barulho por Nada e mais Assim falou Zaratustra, sabe? "
Do Edgy Eft