Quem é você no almoço familiar?

Publicado em seg 21 abril 2025 na categoria Pessoal

Um pouco de contexto

Não sei na família de vocês, mas na minha, dia das mães, dia dos pais, páscoa e natal são datas em que, por anos, nos reunimos num almoço familiar na casa dos “avós”. Quando eu era criança, o almoço costumava ser na casa dos meus avós maternos. Agora que eles já desembarcaram do Planeta, tem sido na casa dos meus pais (que agora são bisavós e avós).

É uma data que reunimos irmãos/irmãs, primos/primas, filhos/filhas, sobrinhos/sobrinhas e, quando é o caso, seus respectivos/respectivas agregados/agregadas!

Se você teve uma experiência não muito agradável com reuniões familiares (ou com seu núcleo familiar) eu te compreendo. Sinta-se à vontade para abandonar este texto agora!

O que, você ainda por aqui? Aproveite então que daqui para frente o texto tem humor e crítica ácida à nossa cultura judaico-cristã-patriarcal. Apesar disso, nenhum parente foi maltratado na elaboração deste texto!

Os tipos

Alguns tipos presentes nos almoços familiares que meu olhar de sociólogo de botequim conseguiu identificar:

  • O/a historiador/a: Conta histórias familiares de tios/tias e avôs/avós (muitas vezes repetidas todos os anos).
  • O/a Príncipe/Princesa: Não colabora com nenhuma atividade laboral e fica aguardando apenas para ser servido/a.
  • O/a crítico/crítica de culinária: Sempre tem uma maneira melhor e diferente de fazer um prato que consta no almoço.
  • O/a animador/animadora: Se encarrega de manter todas as crianças de todas as idades brincando e tentando mantê-las longe das telas 🙂
  • O/a maníaco/maníaca da louça: É o primeiro a terminar de comer. Corre para a pia para lavar a louça (e reclama se alguém quer lavar no seu lugar).
  • O/a maníaco/maníaca da arrumação. Não sossega enquanto toda a louça está guardada e todas as tigelas trazidas pelos visitantes estão acondicionadas.
  • O/a marmiteiro/marmiteira: Pede para levar alguma sobra de comida (ou sobremesa) para jantar ou almoçar ao longo da semana.
  • O/a viciado/viciada em açúcar: Come todas as várias sobremesas que constam no cardápio e, 2h horas depois do almoço, ainda pergunta se sobrou alguma para repetir :-)
  • O/a piadista: Passa todo o almoço fazendo as mesmas piadas de todos os anos, inclusive a indefectível piada do pavê :-)
  • O/a influenciador/influenciadora digital: Passa todo o almoço (antes, durante e depois) fazendo fotos e selfs para publicar nas mídias sociais da família.
  • Os/as anfitriões: Apesar do trabalho hercúleo, que muitas vezes começa dias antes do almoço em si, sentem o maior prazer de ver a casa cheia, a zoada das crianças, as inúmeras conversas paralelas e a dor e alegria de reunir todos os familiares e agregados a aproveitar mais um memorável almoço de família.

Você sentiu falta de algum/alguma personagem? Deixe-me saber nos comentários!

Blogues são conversas

Entre na conversa via e-mail

Se você gostou deste texto (ou deste blogue), considere assinar (é 0800) o feed-rss de todos os textos

...

Webring

Fascismo do fim dos tempos .:. 16 abril 2025 - Segue a tradução de um artigo de Naomi Klein, consagrada...

Permacultura digital, para uma Internet sustentável e regenerativa .:. 04 abril 2025 - No #Tecnofeudália de hoje temos uma convidada ilustre:...

02 de abril é o dia mundial de conscientização sobre o #autismo .:. 02 abril 2025 - 02 de abril é o dia mundial de conscientização sobre...

...